Mipe remarcada para novembro será em formato virtual
Por Central Multimídia de Conteúdo/Jornalismo [23/06/2020] [11 h17]
O principal evento científico da Universidade Regional de Blumenau (FURB), a Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE) já foi remodelada perante as exigências de segurança em tempos de pandemia do novo coronavírus. Está marcada para o mês de novembro, em formato virtual.
“Em setembro, data tradicional da MIPE, faríamos uma Mostra com resultados parciais, já em novembro, temos mais chances de ter resultados finais”, observa o professor Rodrigo Decker, chefe da Divisão de Apoio à Pesquisa (DAP), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (Propex) da Universidade, realizadora da MIPE.
Enquanto para algumas áreas foi possível seguir pesquisando e trabalhando remotamente desde o início do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, para muitas práticas de pesquisa laboratoriais a situação forçou a paralisação de vários experimentos.
Em 2020 estão em execução na FURB 345 projetos, financiados seja com fomento externo ou interno, muitos vinculados a editais públicos de iniciação científica. Desde a década de 1970 a Universidade é referência científica no interior de Santa Catarina, constituindo-se como segunda universidade catarinense, criada em 1964, logo depois da Universidade Federal de Santa Catarina. No segundo semestre de 2019 eram 199 os professores que lideravam pesquisas na FURB, mobilizando centenas de estudantes.
Com a retomada gradual das atividades práticas, visando concluir o primeiro semestre de 2020, sem prejuízos à formação dos estudantes, o acesso aos laboratórios de ensino está liberado desde o dia 8 de junho, já o uso dos laboratórios de pesquisa está sendo avaliado caso a caso, conforme a demanda dos pesquisadores. A avaliação é feita pela DAP. “Cada situação é analisada por completo, antes da liberação e levando em consideração todos os protocolos de biossegurança” informa Rodrigo Decker.
Em 2020, a MIPE chega à sua 14ª edição e em breve os interessados devem encontrar as normas de participação no site da Mostra.