Pesquisa avalia nível de maturidade no cuidado aos pacientes

Pesquisa avalia nível de maturidade no cuidado aos pacientes

Foto: Divulgação

Avaliar a influência do nível de maturidade na gestão do cuidado aos pacientes no desempenho assistencial de instituições hospitalares. Este foi o objetivo da dissertação da acadêmica Vânia Montibeler Krause, do Programa de Pós-Graduação em Administração. Ela vai defender a pesquisa no dia 29 de novembro.

Para avaliar a maturidade na gestão do cuidado foram estabelecidas três dimensões: Cuidado Centrado no Paciente, Gerenciamento dos Riscos no Cuidado e Condução do Cuidado. Participaram da pesquisa 82 hospitais que classificando as atividades de gestão do cuidado de acordo com cinco graus de maturidade, variando entre 1 – Não implantado ou implantado informalmente até 5 – Implantado, controlado e melhorando continuamente.

Os modelos de maturidade, segundo a aluna, estão disponíveis em diferentes áreas e processos. Possuem o objetivo avaliar e auxiliar as organizações no desenvolvimento de melhores práticas. Ainda são poucos os modelos de maturidade, descritos para área da saúde, comparando-o com a trajetória destes na área de gestão de projetos e tecnologias de informação.

A análise do nível de maturidade também permitiu identificar que algumas subdimensões carecem de atenção por parte dos gestores do cuidado, são elas: conforto físico, comunicação entre profissionais, segurança na cadeia medicamentosa. Quando realizada a comparação entre grupos, a maturidade nos hospitais com acreditação hospitalar ou que estão em processo é superior aos que não possuem ou não iniciaram processos de acreditação. Com relação ao objetivo financeiro, não foram evidenciadas diferenças significativas entre os hospitais. Quando avaliada a diferença da maturidade conforme o número de leitos, evidenciou-se que os hospitais com maior número de leitos possuem maturidade superior aos com menor número de leitos.
 
A relação entre a gestão do cuidado e o desempenho assistencial foi confirmada como positiva e de intensidade moderada, resultando no achado de que a gestão do cuidado ao paciente influencia o desempenho assistencial nos hospitais pesquisados.
 
Para saber mais detalhes e os resultados da pesquisa, basta assistir a defesa, agendada para quinta-feira, dia 29 de novembro.
 
Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado em Administração
Dissertação: “Avaliação da Maturidade na Gestão do Cuidado ao Paciente em Serviços de Saúde e a Relação com o Desempenho Assistencial”
Mestranda: Vânia Montibeler Krause
Orientador: Gérson Tontini
Defesa: dia 29 de novembro (quinta-feira), às 14h, na Sala F-104, Campus 1 da FURB.