Pesquisa de mestrado avalia ações interativas de marketing
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [21/02/2018] [16 h50]
Analisar o significado dos bens de consumo presente em ações interativas de Marketing, a partir do entendimento dos consumidores. Este é o foco da dissertação de mestrado em Administração, do Programa de Pós-Graduação em Administração, da acadêmica Mara Paz Mauricio Nowazick. Orientada pelo professor Edson Roberto Scharf, a pesquisa tem como título “Ações interativas de marketing e o significado dos bens de consumo como elementos inovadores” e será defendida nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro.
Utilizou-se da premissa de, se o objeto do estudo são ações interativas de Marketing onde o consumidor é um protagonista do comercial, a pesquisa também deveria estar no ambiente onde o comercial foi veiculado, ou seja, online.
Diante disso, investigou-se algumas variáveis: quais as emoções sentidas em relação às ações interativas de Marketing; as atitudes do consumidor, se cognitivo ou emocional, em relação às ações interativas de Marketing e o nível de engajamento do consumidor, se cognitivo ou emocional, em relação às ações interativas de Marketing.
Participaram 425 respondentes, moradores de 73 cidades e 18 diferentes estados. Os respondentes tiveram acesso a pesquisa por meio de um questionário eletrônico auto administrado, onde tiveram que assistir primeiramente a um comercial e depois responder ao questionário composto por 53 questões referentes ao objeto de estudo, todas obrigatórias e 5 (cinco) questões em relação ao seu perfil.
Diante disso, investigou-se algumas variáveis: quais as emoções sentidas em relação às ações interativas de Marketing; as atitudes do consumidor, se cognitivo ou emocional, em relação às ações interativas de Marketing e o nível de engajamento do consumidor, se cognitivo ou emocional, em relação às ações interativas de Marketing.
Participaram 425 respondentes, moradores de 73 cidades e 18 diferentes estados. Os respondentes tiveram acesso a pesquisa por meio de um questionário eletrônico auto administrado, onde tiveram que assistir primeiramente a um comercial e depois responder ao questionário composto por 53 questões referentes ao objeto de estudo, todas obrigatórias e 5 (cinco) questões em relação ao seu perfil.
A pesquisa sugere que outros construtos possam ser avaliados, além dos propostos nesta dissertação, uma vez que apelos emocionais estão presentes na propaganda.
A defesa
Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado em Administração
Dissertação: Ações interativas de marketing e o significado dos bens de consumo como elementos inovadores
Mestranda: Mara Paz Mauricio Nowazick
Orientadora: Edson Roberto Scharf
Defesa: dia 23 de fevereiro (sexta-feira), às 16h, na Sala: D-201, Campus 1 da FURB
A defesa é aberta à participação da comunidade.