Pesquisa FURB revela competências buscadas por empresas de tecnologia do Alto Vale do Itajaí
Por Camila Maurer [11/07/2025] [15 h33]
Resultados ressaltam a importância da associação entre habilidades técnicas e comportamentais
Uma pesquisa de Mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB) traçou um panorama das competências mais demandadas por empresas de tecnologia do Alto Vale do Itajaí. O estudo foi conduzido pelo pesquisador Sandro Alencar Fernandes, Mestre em Desenvolvimento Regional, sob orientação do professor Maiko Spiess, Doutor em Política Científica e Tecnológica, e revelou a importância da associação entre competências técnicas e comportamentais.
O estudo investigou a percepção dos gestores de 44 empresas de tecnologia situadas no Alto Vale do Itajaí por meio da aplicação de questionários que objetivavam mapear as principais demandas do mercado em relação às competências profissionais das equipes. Entre as principais habilidades técnicas procuradas pelas empresas estão a de desenvolvimento full stack, back-end e front-end, essenciais para mais de 50% das empresas, além de habilidades em análise de dados e inteligência artificial. Entre as competências comportamentais, as chamadas soft skills, a capacidade de resolver problemas, o trabalho em equipe e a comunicação foram as mais apontadas pelos gestores. “A gente percebe no dia a dia que, às vezes, um técnico é muito bom desenvolvedor front end ou mobile, mas não tem capacidade de olhar o todo e propor uma solução para o problema”, avalia o pesquisador, que também é gestor de uma empresa de tecnologia.
Os resultados do estudo apontam que a necessidade de desenvolver habilidades comportamentais deve ser considerada pelos futuros profissionais na hora de buscar a formação. Para o pesquisador, os profissionais de tecnologia que associam habilidades técnicas e comportamentais tendem a ser mais bem-sucedidos no mercado. “Esse profissional certamente tem mais portas abertas do que outros profissionais que são mais restritos e rapidamente pode virar um gestor, conduzir e coordenar outras equipes”, avalia.
FURB Pesquisa
O trabalho foi tema do programa FURB Pesquisa desta semana: