Plágio é tema de dissertação de Mestrado
Por Gabinete da Reitoria/Jornalismo [01/03/2018] [16 h57]
O tão temido “plágio” foi o tema que levou a mestranda em Administração da FURB, Elrita Neumann a elaborar a dissertação. “Relação entre os fatores antecedentes e a atitude de plágio em estudantes de Administração” é o título da pesquisa que será defendida nesta sexta-feira, dia 2 de março. A pesquisa teve a orientação da professora Maria José Carvalho de Souza Domingues.
A pesquisa foi feita com estudantes de cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina e obteve o total de 390 questionários válidos. O propósito deste estudo é analisar a relação entre os fatores antecedentes ao plágio (posicionamento moral, aspectos situacionais e normas sociais) e a atitude de plágio de estudantes de cursos de graduação em Administração.
Os resultados apontam que os fatores relativismo, facilidade, situações de pressão, expectativa de valor e normas sociais, influenciam na atitude de plágio. Estudantes de IES pública e privada apresentam diferenças em 35% das situações apresentadas no questionário.
Estudantes de cursos com diferentes pontuações no Conceito Enade apresentaram diferenças em 32% das situações e; estudantes ingressantes e concluintes apresentam diferenças em apenas 22% das assertivas do questionário.
Para saber mais sobre a pesquisa, você pode assistir a defesa. A participação é aberta à comunidade acadêmica e também a todos que desejarem assistir.
Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado em Administração
Dissertação: Relação entre os fatores antecedentes e a atitude de plágio em estudantes de Administração
Mestranda: Elrita Neumann
Orientadora: Maria José Carvalho de Souza Domingues
Dissertação: Relação entre os fatores antecedentes e a atitude de plágio em estudantes de Administração
Mestranda: Elrita Neumann
Orientadora: Maria José Carvalho de Souza Domingues
Defesa: dia 02 de março (sexta-feira), às 9h30min, na Sala: F-204, Campus 1 da FURB
A defesa é aberta à participação da comunidade.