Professores investem no domínio da escrita para o ENEM
Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing [31/12/1969] [21 h00]
Desde a primeira edição, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mantém a mesma configuração para a redação, exigindo a escrita de um texto dissertativo sobre temas da atualidade. Em sua dissertação pelo Mestrado em Educação na FURB, a pesquisadora Rosemari Probst Soares propôs a seguinte questão: “Redação no Enem: o que pensam os Professores de Língua Portuguesa". A pesquisa será defendida nesta quinta-feira (27/6), na sala I 303, Câmpus 1, às 14h.
Será que os alunos estão mesmo preparados para fazer uma boa redação na prova do Enem? Um dos objetivos de Rosemari foi saber dos professores de Língua Portuguesa se a disciplina prepara os alunos para as redações em provas no formato do ENEM. “A ideia surgiu justamente por que os docentes não estão envolvidos de forma direta com o exame. O Enem não é um exame obrigatório", explica Rosemari.
Resultados
Durante a pesquisa, a mestranda consultou sete professores que lecionam em escolas públicas do município de Blumenau, entre os meses de outubro à dezembro de 2011. No questionamento, foram levadas em conta questões sobre as propostas de redações feitas pelo Enem nos anos de 2010 e 2011. “Todos disseram que preparam os alunos para a redação do Enem. Porém, dois deles ressaltaram que é preciso que o aluno tenha uma boa base sobre os temas propostos”, relata.
A opinião destes professores revelou uma cultura de ensino de produção de textos dissertativo-argumentativo, segundo a mestranda. “Concluo que há uma preocupação dos professores em levar o aluno a um domínio da escrita de textos nessa modalidade exigida pelo Enem”, finaliza.