Tese de Engenharia Ambiental avalia atributos florestais

Tese de Engenharia Ambiental avalia atributos florestais

Foto: Divulgação

Desenvolver rotinas utilizando algoritmos de maneira a contribuir com o avanço das estimativas de volume de madeira/biomassa florestal e da classificação de mudança de uso do solo, baseadas em dados de diferentes regiões do globo terrestre. Este é o objetivo da tese de doutorado do aluno Paolo Moser, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da FURB.

Nesta sexta-feira, dia 11 de maio, Moser vai apresentar os resultados da pesquisa feita sobre orientação do professor Alexander Christian Vibrans.

Moser cursou licenciatura plena em matemática na FURB; é especialista em Educação; mestre em Engenharia Florestal pela FURB e doutorando em Engenharia Ambiental (PPGEA FURB ). Ele é professor efetivo da UDESC e ocupa o cargo de estatístico no Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC), Departamento de Engenharia Florestal.

Diante deste conhecimento sobre floresta, Moser decidiu avançar na pesquisa e procurou observar três objetivos específicos: desenvolver um método para seleção de variáveis de entrada que evitem superajustamento nas estimativas de volume de madeira/biomassa florestal; revisar, comparar e implementar técnicas computacionais de forma a determinar áreas com florestas plantadas; e explorar, implementar e clarificar um algoritmo consistente para determinação de áreas de atividade no que diz respeito a mudança do uso do solo (floresta e não-floresta).

Os resultados completos da pesquisa podem ser acompanhados sexta-feira, dia 11 de maio, na defesa da tese.
 
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – Doutorado em Engenharia Ambiental
Tese:
 “Métodos estatísticos e computacionais para a estimação e classificação de atributos florestais a partir de dados remotamente situados”
Doutorando:  Paolo Moser
Orientador: Alexander Christian Vibrans
Defesa: dia 11 de maio (sexta-feira), às 8h, na Sala F-101, Campus 1 da FURB.

A defesa é aberta à participação da comunidade.