Alunos de Jornalismo contribuem com Maio Amarelo

Alunos de Jornalismo contribuem com Maio Amarelo

Foto: Divulgação

Numa tenda da FURB, montada no Norte Shopping, estudantes do curso de Jornalismo participaram no domingo, dia 28, do encerramento do movimento internacional Maio Amarelo, em Blumenau.
 
A campanha contou com mais de 200 ações de conscientização sobre o trânsito n região. A contribuição da FURB começou com o desenvolvimento de uma matéria jornalística veiculada no programa televisivo Tá Rolando. Confira aqui.
 
Segundo o responsável pela educação no trânsito da Polícia Rodoviária Federal, Sérgio Rafael Mellati, esta quarta edição do evento foi a que mais conseguiu sensibilizar as pessoas. Até a edição anterior o movimento se resumia a blitzes policiais educativas.
Em 2017, colaboradores garantiram a novidade de engajamento pelas mídias, sobretudo com a produção de vídeos. Foi o caso dos acadêmicos de Jornalismo, que produziram a telereportagem exibida pela FURB TV, disponibilizada também no canal do Tá Rolando no youtube e apresentada domingo para os visitantes do Norte Shopping.
 
As estudantes Julia Schaefer, Ana Cláudia Kostetzer e Márcia França Leoni, juntamente com a coordenadora do curso, professora Dra. Roseméri Laurindo, distribuíram folhetos com QR Code que dá acesso direto ao vídeo feito na FURB sobre segurança viária. Com seus notebooks pessoais e celulares, as alunas demonstravam o trabalho educativo que fizeram.
 
Além da tenda FURB, o evento contou com a exibição da banda da Polícia Militar e de equipamentos e viaturas policias usadas nas abordagens de trânsito, experiências sensoriais sobre mobilidade de cegos e indivíduos de baixa visão, além da participação de grupos de escoteiros, do Serviço Social de Educação no Trânsito e de entidades empresariais do ramo do transporte por meio do Sest- Senast. Uma pista educativa foi montada pela  escola pública do Seterb, para crianças aprenderem regras sobre o uso de bicicleta.
Ao final, o policial Rafael Melatti comentou quanto “é gratificante acompanhar a vinda de voluntários da comunidade para ações educativas; foi a primeira vez que realizamos aqui no shopping. Só se aprende fazendo”. 
 
O evento contou com a visita do diretor do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação da FURB, prof. Dr. Celso Kraemer, acompanhado pela família.