Facebook Twitter Imprimir

SERVIÇOS LABORATORIAIS

Interação com a sociedade

 
A FURB possui uma estrutura física e de pessoal que permite atender a diversas demandas da comunidade e que resultaram em serviços prestados pela Universidade.
 
Atendendo a pessoas físicas e jurídicas, o Instituto FURB interage com a sociedade avaliando produtos, matérias-primas e fornecendo dados de suporte à decisão.
 
Conheça nossos serviços laboratoriais:

 


Combustíveis e cromatografia 

 
O Laboratório de Análise de Combustívies e Cromatografia realiza ensaios empregando as técnicas de cromatografia gasosa e líquida.
 
Serviços oferecidos: o laboratório realiza análise cromatográfica de emissões atmosféricas (CO, CO2, O2, N2, CH4, VOCs). Em amostras de água e/ou solos, realiza quantificação de contaminantes orgânicos (BTEXs, HPAs, VOCs), pesticidas (organoclorados, organofosoforados, herbicidas) e trihalometanos (THM). Oferece análises em biodiesel proveniente de diversas matérias primas e a possibilidade de desenvolvimento de metodologia específica sob consulta.
 



Engenharia civil

 

Os Laboratórios da Engenharia Civil se destinam, além das atividades de ensino e pesquisa, à realização de serviços para a cadeia produtiva da construção civil.
 
Serviços oferecidos: 
  • Ensaios em materiais - concretos de cimento Portland e de asfalto no estado fresco e endurecido, argamassas, agregados, aglomerantes, cerâmicas, barras de aço, peças de madeira.
  • Ensaios em solos - caracterização e classificação, adensamento, compactação, resistência ao cisalhamento e CBR.
  • Ensaios em rochas - índices físicos, resistência mecânica e abrasão Los Angeles.
  • Ensaios em estruturas - extração e rompimento de testemunhos, esclerometria e arrancamento de ganchos, dentre outros.

 

» Contato

 


Engenharia elétrica

 
Os Laboratórios de Alta Tensão e Análise de Óleos Isolantes realizam ensaios em equipamentos elétricos utilizados na transmissão e distribuição de energia elétrica e análises físico-químicas em óleos minerais isolantes.
 
Serviços oferecidos: realiza análise físico-química de óleos minerais isolantes e ensaios elétricos em equipamentos, principalmente em conjuntos de manobra e controle de baixa e alta tensão, incluindo quadros elétricos, painéis, CCM’s, cubículos e barramentos blindados. Além de outros dispositivos como gavetas extraíveis, terminais, chaves seccionadoras e de aterramento. Testa buchas e isoladores de porcelana, comutadores, papel e papelão para fins elétricos, luvas de borracha, bastões e tapetes isolantes (para atendimento a NR-10). Demais itens correlatos, sob consulta.
 



Química têxtil

 
O Laboratório de Ensaios e de Análise Têxtil – LEAT está vinculado à Central Laboratorial de Análise Instrumental Multiusuários e de Serviço - CLAIMS da FURB.
 
Serviços prestados: simulação em laboratório de processos de preparação, tingimento e acabamento. Ensaios de solidez de cores em tecidos e fios.  Ensaios físicos, análises químicas e caracterizações de fibras, fios e tecidos. Cartela de cores (análise colorimétrica empregando espectrofotômetro de remissão).
 



CLAIMS - Central Laboratorial de Análise Instrumental Multiusuários e de Serviço 

 
A Central Laboratorial de Análise Instrumental Multiusuários e de Serviço – CLAIMS está vinculada ao Departamento de Química-DQ-FURB.
 
A CLAIMS está em constante ampliação e visa oferecer serviços de análise instrumental e ensaios químicos e físicos ao setor privado e prioritariamente aos Programas de Pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau, destacando-se os PPGs em Química, Engenharia Química, Biodiversidade, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia Elétrica, outras instituições acadêmicas.
 
A CLAIMS é constituída por 4 laboratórios (Laboratório de Análise Instrumental-LAI I, LAI-II, LAI-III e LEAT) e está localizada no Campus 1, nos blocos S e T.
 
O acesso à infraestrutura da CLAIMS e solicitação de análises deverá ser feito pelo link https://link.furb.br/claims

 


Painel