Facebook Twitter Imprimir

ORQUESTRA

Difundindo a música instrumental com repertório diversificado desde gêneros clássicos até populares

 
A Orquestra da FURB é um conjunto sinfônico clássico, que iniciou suas atividades em 1999, sob a regência do maestro emérito Frank Graf e consolidou-se como programa de extensão. O projeto coloca em prática o poder transformador que a união entre ensino, pesquisa e extensão pode ter sobre a sociedade, agregado ao fomento à cultura, oportunizando o desenvolvimento e a integração social.
 
Formada por dois segmentos a partir dos próprios integrantes do grande grupo – a Orquestra de Cordas e a FURB Jazz Band – que executam repertório específico como barroco e os estilos jazz, soul e bossa nova.
 
Composta por estudantes do curso de Música e de outros cursos da Universidade, profissionais e voluntários da comunidade, sob a regência e coordenação do professor Roberto Rossbach e assistência do regente Luiz Lenzi.
 
Coordenação: Roberto Rossbach
Ensaios: quartas, 14h30 às 17h, salas R-207 e R-230

 

 

Orquestra de Cordas da FURB

 
Com regência do maestro Roberto Rossbach, a Orquestra de Cordas iniciou suas atividades em 2008 como um segmento da grande orquestra, com o objetivo de desenvolver um trabalho específico com o repertório antigo. A formação instrumental configura-se pela base original das orquestras do século XVIII, composta pelos primeiros violinos, segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Conforme o programa, são inseridos outros instrumentos como o cravo, o órgão, os sopros e coro. Tem em seu currículo interpretações de estilo barroco francês, italiano, alemão e inglês, com obras de compositores como Antonio Vivaldi, Caspar Ferdinand Fischer, Jean Phillip Rameau, Henry Purcell, Niccolò Pórpora, Georg Phillip Telemann, Johann Sebastian Bach, Georg Friedrich Haendel e Giovanni Battista Pergolesi.
 

FURB Jazz Band

 
Sob a regência do maestro Luiz Lenzi, a Furb Jazz Band, assim nomeada pelo maestro Frank Graf, nasceu em 2005, dentro da Orquestra da FURB, pelo anseio dos músicos em ampliar e diversificar o repertório. Professores, acadêmicos e voluntários integram o grupo e assim, de maneira descontraída, o público tem a oportunidade de sentir ritmos como o jazz, o soul e a bossa nova. Ao som das madeiras e dos metais alicerçados pela guitarra, contrabaixo, teclados e percussão, os clássicos populares encontram lugar no repertório da Furb Jazz Band em seus concertos didáticos, levando cultura, conhecimento e despertando talentos nos jovens.


 

Faça parte de nossos
grupos artístico-culturais

 


Painel