Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


09/04 a 03/05 - Exposição “Reflexão das Águas”, por Ricardo Kugler

A água é base para toda e qualquer forma de vida na terra. Ela é vital para a sobrevivência e qualidade de vida das populações mundiais, para a economia e produção de energia de países, regiões e municípios. Ela mantém a biodiversidade e impulsiona e regula os ciclos biogeoquímicos do planeta. Assim, todos os processos relativos à água são complexos, dinâmicos e estão inter-relacionados. Toda e qualquer ação nociva à água de qualquer lugar do planeta, afeta diretamente todos os sistemas relacionados a ela. Doenças de veiculação hídrica ainda são a causa de morte de milhões de pessoas anualmente pelo mundo, sem contar a perda econômica com saúde pública, ocasionados pela contaminação e má qualidade da água. Em inúmeros lugares do globo a escassez da água atinge números alarmantes, levando populações inteiras de países a migrarem para diversas regiões, como forma de ter acesso a esse bem natural ou fugir de guerras e disputas travadas por causa desse recurso natural. 
 
As fotografias de reflexo das águas não revelam explicitamente o cenário e objetos que interagem com esse elemento, mas esse está sempre presente e constante nas mais variadas formas, criando um discurso narrativo do papel elementar que a água exerce na vida humana. Diante disso, optou-se por criar belas imagens de reflexo d’água, mas que não necessariamente mostram a qualidade dessa água, ou seja, as imagens fotográficas não mostram se a água fotografada está limpa e livre de substâncias nocivas à saúde. Essa narrativa busca levar o público a construir suas interpretações como sujeitos responsáveis pela manutenção e qualidade dos recursos naturais. 
 
Natural de São Paulo, com 39 anos, Ricardo Kugler é Artista Visual, Fotógrafo e diretor de fotografia, morou por 15 anos em Curitiba, e reside atualmente em Santa Catarina, onde é membro do Conselho Municipal de Cultura do município de Ibirama, Membro Imortal da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina e desenvolve projetos fotográficos artísticos autorais e vídeos experimentais. Bacharel em Ciência da Computação, sempre teve uma ligação com a fotografia, onde fotografava desde criança com câmera analógica Olympus OM-1 . Especializou-se em fotografia pela Universidade Tuiuti do Paraná em 2014, e realizou outros cursos de Direção de Fotografia, entrando assim para a área do audiovisual, realizando inúmeros trabalhos com cinema, seriados para a Rede Globo local, DVDs musicais e publicidade. Sua residência em Santa Catarina potencializou sua imersão na Fotografia Arte, onde está construindo sua identidade fotográfica artística através de vários vieses imagéticos. Teve a Exposição “Reflexão das Águas” na 2ª Temporada do Museu de Arte de Blumenau, 2018. 
 
Esta exposição foi contemplada pelo Edital PROPEX 11/2018 de Exposições Temporárias de Arte Visuais Salão Angelim 2019. 
 
Abertura da exposição:  09/04 às 20h no Salão Angelim, campus 1 da FURB. 
Aberto a toda comunidade.  
Entrada gratuita. 

Data: 09/04 a 03/05
Horário: Segunda a sexta: 7h30 às 21h45 Sábado: 8h às 17h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Divisão de Cultura | cultura@furb.br | +55-47-3321-0399
Publicação: Cultura

Outros eventos

Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro


Painel