Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


05/11 a 28/11 - Exposição “IN TEMPÉRIES”, por Grupo Barbotina

"Quando certas camadas de uma sequência rochosa estão ausentes, o topo das rochas mais antigas pode revelar uma também antiga superfície de erosão. Tais superfícies de erosão soterradas são chamadas de discordâncias, porque existe, entre as camadas, uma lacuna perceptível de registro. As discordâncias são fáceis de serem identificadas, quando rochas dobradas foram erodidas e sobre elas se depositaram camadas sedimentares horizontais", em “Investigando a terra” (1973) 
 
O Grupo Barbotina apresenta a exposição “In Tempéries, com intenção de refletir sobre as condições que podem interferir de modo intenso, superficial ou imprevisto nos processos naturais, químicos e/ou biológicos no trabalho com a matériaAções intempestivas, que podem provocar rupturas, ruídos, falhas, metamorfoses.  
A metamorfose do barro aliada à incorporação de outros materiais submetidos a temperaturas de 900 a 1200 graus resulta na cerâmica que, por sua vez, remete à natureza em constante processo de transmutação. Criando superfícies, cor e texturas, sugere o processo de destruição ou decomposição das rochas. 
 
Em processo análogo as “In Tempéries” são sentidas e reconhecidas pelas integrantes do grupo. Ao longo de sua trajetória vivenciam, individualmente ou em grupo, intemperismos, condições intempestivas, que canalizadas para a matéria de forma intuitiva resultam em produção, como a “barbotina” que cria ligação entre argila e água, entre objetos e pessoas. 
 
Tocadas por diferentes momentos no seu percurso de criação, as integrantes do Grupo Barbotina produzem gestos. Gestos que ao se repetirem, se reinventam. O tempo marca as transformações na terra. O sentido da obra que surge está sempre em processo de conhecimento e experimentação. Como a própria vida e suas constantes analogias. 
As trinta obras apresentadas possuem dimensões variadas e foram feitas em 2018 de materiais como argila, chamote, dolomite, pedra moída, ferro e pigmentos compatíveis. O Grupo Barbotina surgiu como um grupo de estudos, pesquisas e desenvolvimento de trabalhos utilizando espaço público da então Fundação Cultural de Blumenau, hoje Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau. A iniciativa partiu do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Blumenau em 2013grupo participou de Edital de Ocupação de Espaço Público, pleiteando o uso da sala de Cerâmica que estava desativada e, desde então, semanalmente, o local é ponto de encontros para estudos, pesquisas e experimentações 
 
Artistas que participam atualmente do Grupo Barbotina:  
Beliria Bonih - seus trabalhos artísticos, tanto na pintura, escultura, ou em quaisquer manifestações artísticas, são frutos de constantes pesquisas com materiais alternativos tipo descarteMembro Fundadora do Grupo; 
Ester Renaux  -  atua nas áreas de pintura, desenho, xilogravura, cerâmica e vidro. Membro fundadora do Grupo Barbotina e presidente do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Blumenau; 
Maristela Silveira - trabalha com pintura, cerâmica, gravura, objetos e esculturas. É membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Blumenau; 
Mia Ávila - membro da Associação Blumenauense de Artistas Plásticosconselheira consultiva gerente do Museu de Arte de Blumenau conselheira do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau. Membro fundadora do Grupo Barbotina; e 
Sueli Freygang  participou de diversas exposições individuais e coletivas em nível nacional e internacional. Membro fundadora do Grupo Barbotina. 
Esta exposição foi contemplada pelo Edital PROPEX 11/2018 de Exposições Temporárias de Artes Visuais Salão Angelim 2019.  
 
Exposição “IN TEMPÉRIES”  
Grupo Barbotina   
Abertura da exposição: 05/11 às 20h no Salão Angelim, Biblioteca Universitária - FURB, campus 1 da FURB - Universidade Regional de Blumenau.  
Aberto a toda comunidade.   
Entrada gratuita. 

Data: 05/11 a 28/11
Horário: Segunda a sexta: 7h30 às 21h45 Sábado: 8h às 17h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: Divisão de Cultura | cultura@furb.br | 47 - 3321 -0399
Publicação: Cultura

Outros eventos

Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Março


Painel