Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


24/10 - Recital didático - Lançamento do álbum Hi-Fi, de Rafael Mar

No mês de outubro, o violonista Rafael Mar lança em Blumenau seu primeiro álbum solo, intitulado Hi-Fi. O projeto – contemplado no Edital de Prêmio Herbert Holetz é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) – conta com três atividades gratuitas e abertas ao público em geral. No dia 24, o músico realiza um recital didático na FURB e, no dia 29, ministra uma oficina de violão no Teatro Carlos Gomes. O lançamento se completa com o show de estreia do álbum no dia 31, às 20h, no auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes, com participação especial da “bailaora” Lela Martorano (dança flamenca). Confira o serviço abaixo para ver as informações completas de cada atividade.
 
Graduado em Música com especialização em Flamenco pelo Conservatório Superior de Música Rafael Orozco, de Córdoba/Espanha, Rafael Mar trabalha profissionalmente como músico há quase duas décadas, atuando como solista e intérprete de Guitarra Flamenca, além de integrar grupos musicais e companhias de dança Flamenca no Brasil e na Espanha. Em sua música – tanto como intérprete de guitarra flamenca e violão erudito, quanto como compositor e solista –, o artista busca um formato sóbrio e intimista, em que fica evidente o gosto pela música de alta performance e o cuidado com a qualidade, a fidelidade e a pureza sonora naturais do seu instrumento.
 
Hi-Fi é uma obra musical para violão solo, com 12 composições que descrevem cenas específicas da vida do autor. Dessa forma, o álbum é também uma experiência autobiográfica e, segundo o compositor, seu título remete à busca de uma pureza sonora. “É um dever do artista expressar sua essência com fidelidade, em sua vocação, neste presente que é a passagem pela terra”, afirma Rafael Mar.
 
Embora não seja um álbum dedicado ao violão Flamenco, a obra está permeada por elementos próprios do gênero. As composições falam de sua infância em Blumenau, da passagem para a vida adulta, da influência de seu avô que era músico amador, da inspiração no mar e dos anos em que viveu longe de sua família e amigos, em uma linguagem completamente submetida à expressão íntima do artista. A única composição estritamente flamenca contida no disco é a faixa Silence. A música se trata de um "silencio" - seção formal de uma coreografia tradicional flamenca – e representa os anos em que Rafael abriu mão do seu trabalho de composição para aprofundar-se nos estudos do cancioneiro tradicional do Sul da Espanha. 
 
O álbum estará disponível tanto em formato físico (CD) quanto nas plataformas digitais, por meio da fanpage do artista no Facebook (@artistRafaelMAR).
 
Rafael Mar é violonista, graduado em Música com especialização em Flamenco pelo Conservatório Superior de Música Rafael Orozco, de Córdoba/Espanha. Iniciou seus estudos em música, em 1996, na cidade de Blumenau onde foi aluno/bolsista no Teatro Carlos Gomes em violão clássico sob orientação do professor Renato Mor. Estabeleceu-se na Europa em 1999, residindo em diversos países como Alemanha, França, Hungria e Espanha. Possui formação em "Jazz, Big Band e Músicas Atuais" pelo Conservatório Nacional Regional de Amiens/França. Na Escola ATLA – Paris/França frequentou aulas particulares e workshops com Sylvain Luc, Romane, Louis Winsberg, Claude Worms, Alain Faucher e Kiko Loureiro. Em 2018 recebeu o Prêmio Herbert Holetz / Fundo Municipal de Apoio à Cultura da Fundação Cultural de Blumenau, que proporcionou a realização de Hi-Fi, seu primeiro disco autoral.
Além de compositor e solista, Rafael Mar se destaca igualmente como intérprete de guitarra flamenca e violão erudito, incluindo suas versões inspiradas de obras dos principais expoentes da música flamenca como Gerardo Nuñez, Manolo Sanlúcar, Cañizares, Vicente Amigo, Paco Peña, Sabicas, Ramón Montoya, Paco de Lucía, Niño Ricardo e Juan Ramón Caro. É também professor, pesquisador e participa como colaborador do site flamencópolis.com, organizado pelo musicólogo espanhol Faustino Nuñez.
 
Entrada franca
 

Data: 24/10
Horário: 19h
Local: Câmpus 1 - Auditório Bloco J - Prof. Milton Pompeu da Costa Ribeiro - Mapa
Informações: Linete Martins / Estratégia Comunicação para Adriana Martorano Comunicação
Publicação: Cultura

Outros eventos

Outubro Novembro Dezembro


Painel