Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


06/06 - Roda de Conversa - A Palhaça no Hospital - 1ª Mostra da Rede Catarina de Palhaças

Roda de Conversa: A Palhaça no Hospital.

 

Mostra ocorre de 3 a 9 de junho, em Blumenau, com ações em vários locais do município. As apresentações e rodas de conversa são gratuitas e abertas à comunidade. 
 
Riso, sorriso, arte, emoção, palhaçaria e protagonismo feminino. De 3 a 9 de junho, Blumenau recebe a 1ª Mostra da Rede Catarina de Palhaças. Com espetáculos e rodas de conversa produzidos e apresentados exclusivamente por mulheres, profissionais da palhaçaria, teatro e circo, que compõem a Rede Catarina de Palhaças. Todas as ações são gratuitas, com chapéu para contribuição espontânea e consciente, e abertas a toda comunidade. A programação conta com cortejo, apresentações na rua, no Galpão de Arquitetura da FURB, no Centro Cultural da Vila Itoupava, na GreenPlacePark e em escolas do município, além de rodas de conversa e lançamento da 4ª edição da Revista de Palhaçaria Feminina. O projeto 1ª Mostra da Rede Catarina de Palhaças, de Camila Regina Fronza, é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital n. 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz. 
 
A ideia da Mostra surgiu no primeiro encontro da Rede Catarina de Palhaças, em janeiro de 2018, e segundo a coordenadora geral do projeto, Rafaela Catarina Kinas, entre vários objetivos do encontro dois culminaram neste projeto. “O primeiro foi o de mapear todos os espetáculos Catarinenses exclusivamente protagonizados por mulheres palhaças e segundo de realizar um momento de troca na qual todas pudessem ver e conversar sobre seus trabalhos”, explica Rafaela. “Realizar uma Mostra de mulheres palhaças, num recorte estadual, em Blumenau, é valorizar o perfil de eventos referenciais que a cidade construiu através do FENATIB e FITUB, integrar-se ao movimento nacional de pesquisa em Palhaçaria e, experienciar um novo modo de pensar, em rede, encontros e mostras de artes cênicas”, complementa. 
 
Para a acrobata, preparadora física e atriz, à frente do Espaço Bravo, Mônica Costa realizar a 1ª Mostra da Rede Catarina de Palhaças é ser arena, sobretudo, de encontros e construções. “Encontro entre catarinenses pesquisadoras e fazedoras do riso que poderão olhar umas os espetáculos das outras em um espaço de troca e reflexão. Encontro entre o público e a referência com a mulher palhaça, através de artistas regionais e locais, que muitas vezes seguem invisibilizadas em sua atuação profissional pela construção histórica de uma imagem de palhaço homem. Além de encontro de processos e caminhos na construção de uma comicidade feminina que nasce com uma perspectiva de construção de um mundo de equidade de gênero onde haja comicidade como conceito e prática ampla”, comenta a atriz. “Uma Mostra como essa possibilita para a classe artística e universitária local o acesso as particularidades da palhaçaria, através das rodas de conversa, lançamento de revista, e debate após os espetáculos, além disso, dilata a compreensão da necessidade de articulação entre artistas, para a sustentabilidade e manutenção das artes cênicas como profissão e ciência”, acrescenta Mônica. 
 

 

REDE CATARINA DE PALHAÇAS 
Grupo de profissionais da palhaçaria, teatro e circo. Existe para estabelecer o estreitamento de relações e ações de mulheres palhaças de Santa Catarina, para fortalecer o mercado profissional das mulheres que atuam com palhaçaria no estado; para divulgar as atuações coletivas e individuais dessas mulheres. Acompanhe as novidades pelo www.facebook.com/redecatarinadepalhacas 

Data: 06/06
Horário: 16h
Local: Câmpus 1 - Bloco S - S-113 - Mapa
Informações: Divisão de Cultura | cultura@furb.br | +55-47-3321-0399
Publicação: Cultura

Outros eventos

Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro


Painel