Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


17/05 a 10/06 - Exposição “A Mulher Vai Até o Espelho”, por Joanna Leoni - Salão Angelim 2022

De 17 de Maio a 10 de junho a FURB recebe no Salão Angelim, localizado na Biblioteca Universitária, câmpus 1, a exposição “A Mulher Vai Até o Espelhoda artista Joanna Leoni, de Brusque (SC). 
 
A exposição desenvolvida por Joanna vem de encontro a uma importante temática da Arte Contemporânea, fazendo referência a investigações de questões políticas específicas do cotidiano, como gênero, impunidade, direitos básicos de cidadania, entre outros.  Tal investigação perpassa diversas linguagens e suportes das artes visuais e literatura, bem como a gravura em metal, a litografia, desenhos digitais e a escrita de contos e poemas. Fernanda Young, dramaturga, poeta e atriz, é figura central nesta pesquisa, e o livro da autora “Dores do Amor Romântico” (2011) provoca a artista a pensar tais visualidades a partir de sua própria vivência.  
 
A pandemia também foi um grande marco na vida e produção de Joanna, e em um momento de grande solidão e tristeza, passa a desenhar-se diante do espelho em diversas situação e corpos, como se construísse diferentes personas, identidades ou universos. O tecido, material mais próximo da artista no momento, foi seu alvo, no mesmo tempo em que sua máquina de escrever datilografava novas estórias. Assim, a exposição “A Mulher Vai Até o Espelho” reúne três universos inerentes a vida da artista que sobrevivem ao mesmo suporte: o verbal, o desenho e a pintura.  
 
Sobre a artista:  
Joanna Leoni é trans-artista visual, curadora, escritora e Professora. Vem expondo seus trabalhos na cena municipal, estadual e nacional desde 2018. Graduanda em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde também é pesquisadora e membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação com pesquisas acerca de Mediação Cultural, Educação Estética em Espaços Formais e Não Formais de Ensino, livros de arte para crianças e as travestilidades inerentes a sua vida e produção. Em 2021, presidiu o Centro Acadêmico de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança e atualmente atua como Primeira Secretária do Diretório Central dos Estudantes – DCE/FURB. Ativista nas questões de gênero, foi co-fundadora do Coletivo Livre de Armários LGBTQIA+ de Brusque e primeira professora Trans/Travesti no município de Brusque. 
 
A abertura de “A Mulher Vai Até o Espelho” ocorre dia 17/05/2022 às 20h no Salão Angelim, Câmpus 1.
 
A visitação é aberta a toda comunidade.
Entrada gratuita. 
 
Serviço: 
Exposição “A Mulher Vai Até o Espelho”, por Joanna Leoni 
Período de Visitação: de 17 de maio a 10 de junho de 2022, segunda a sexta-feira das 08h às 21h30min e sábados das 09h às 13h. 

Data: 17/05 a 10/06
Horário: seg a sex das 08h às 21h30 | sáb das 09h às 13h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: cultura@furb.br
Publicação: Cultura

Outros eventos

Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro


Painel