Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


09/11 a 03/12 - Exposição “Compra-se Ouro – Palavra, Memória e Ancestralidade”, por Denis Moreira

FURB recebe exposição “Compra-se Ouro – Palavra, Memória e Ancestralidade”, de Denis Moreira (SP), última temporária do Salão Angelim em 2021
 
A temporada 2021 de Exposições Temporárias de Artes Visuais Salão Angelim, promovida pela Universidade Regional de Blumenau no Salão Angelim da Biblioteca Universitária, câmpus 1, recebe de 09 de novembro a 03 de dezembro a exposição “Compra-se Ouro – Palavra, Memória e Ancestralidade”, do artista paulista Denis Moreira. A visitação é gratuita e aberta a toda a comunidade.
 
Em Compra-se Ouro – Palavra, Memória e Ancestralidade”, de Denis Moreira apresenta uma narrativa visual que coloca o espectador em um espaço de questionamento acerca da história de personalidades brasileiras juntamente com objetos africanos (máscaras) de várias etnias, criando um paralelo entre ancestralidade, tradição e riqueza imaterial. O projeto visa à montagem de trabalhos ligados à cultura afro diaspórica por meio de impressões gráficas e colagens realizadas em madeira. Estes trabalhos dialogam com a beleza, mas também com a violência sofrida historicamente destes povos. Além trazer à tona uma discussão com relação a marginalização em que certos personagens negros estão colocados na história da humanidade. Partindo de uma autovalorização ancestral para ressignificação do local atribuído para estes homens e mulheres em tempos atuais.
Os trabalhos também carregam a questão entre personalidade e máscara, mas que tem acrescido a estes trabalhos o uso da palavra. Palavras que remetem aos jargões da rua encontrados em postes ou muros, palavras de cunho popular, mas que se misturam há provérbios africanos, fazendo fundo para uma discussão que vai além da palavra, mas que se dirige a esses corpos representados e unificados por sua cultura.
As obras propõem fazer conhecer um pouco mais da história brasileira. Uma história não registrada na maioria dos livros. Retratar os desafios de povos diaspóricos, simbolizar um retorno às suas origens, ao menos em conhecimento, fato que na contemporaneidade nos ajuda a enfrentar as dificuldades que nos é apresentada dia após dia em uma sociedade estruturada pelo, e no, racismo.
 
Sobre o artista:
Denis Moreira (1986) possui formação de Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU. Participou de exposições em instituições como 46° Salão de Artes de Ribeirão Preto / Oficina Cultural Oswald de Andrade - Acervo rotativo / Ateliê Alê / Casa Contemporânea - Casa Tato / HOA online leilão connexion Brasil - USA / II Contato Exposição Internacional de Arte Postal Digital / Festival Ubuntu / Festival Preta Forma / Casa Tato - Não é o céu lá fora? / Expo Arte Memorial da América Latina Pavilão de Acessibilidade / SESC Pinheiros / Galeria Olido - SP Capital da Diáspora Africana / Museu de Arte Popular de Diadema / Salão Coletivo de Artes Plásticas do ABCD - Usina São Paulo de Artes. Denis participou de aulas sobre “História da Arte Africana” no curso de mestrado “Estética e História da Arte” da USP e "Artes Visuais e o Pensamento Decolonial” no MAM. Faz acompanhamento artístico no Ateliê 397 e Ateliê Ale.
 
Em 2021, a Universidade recebeu 70 (setenta) propostas de exposições, número maior que o ano anterior (29). As propostas foram selecionadas de acordo com a pertinência conceitual e relevância artística. Ao todo são indicados nove projetos expositivos, sendo seis indicados para exposição e três suplentes. A visitação à exposição deve seguir os tramites sanitários de biossegurança, como uso obrigatório de máscaras de proteção, higienização das mãos, distanciamento social e número controlado de pessoas no espaço expositivo.

Serviço:
Exposição “Compra-se Ouro – Palavra, Memória e Ancestralidade”, de Denis Moreira
Data: 09/11 a 03/12/2021
Local: Salão Angelim – Biblioteca Universitária - Câmpus 1
Visitação gratuita e aberta a toda comunidade.

Data: 09/11 a 03/12
Horário: Seg a Sex - 08h às 21h45
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: cultura@furb.br
Publicação: Cultura

Outros eventos



Painel