Facebook Twitter Imprimir

EVENTOS


04/05 a 28/05 - Exposição "Zoom 8", por Silvia Teske - Salão Angelim 2021

A temporada de Exposições Temporárias de Artes Visuais Salão Angelim 2021 abre com a exposição “ZOOM 8”, da artista catarinense Silvia Teske
 
A exposição “Zoom 8” estará aberta de 04 a 28 de maio de 2021, no Salão Angelim, Biblioteca Universitária, Câmpus 1 da Furb. Para visitação ao Salão Angelim, solicita-se que as pessoas interessadas, principalmente comunidade externa, entrem em contato através do e-mail cultura@furb.br.
 
“ZOOM 8” apresenta uma das séries mais recentes da produção artística de Silvia Teske. São 21 desenhos feitos sobre telas de tecido com fundo preparado para pintura e em chassis de madeira, onde há o uso de caneta posca, nanquim, carvão e eventualmente aquarela. A maioria dos desenhos é em preto e branco, trazendo cenas que vão desde a aproximação exacerbada do objeto do desenho (zoom8), criando quase uma abstração pela proximidade, até um outro tipo de aproximação, mais conceitual de retirar da realidade uma cena do cotidiano. O desenho sempre foi uma constante na prática da artista, mas sempre ficou em segundo plano, encoberto, na maioria das vezes, pela pintura. Mas sempre foi ele o responsável pela vazão de seu processo criativo. Os espaços, as distâncias, as relações entre uma ou mais unidades de composição sempre foram pensadas e elaboradas por meio do desenho. Esta exposição tem justamente o intuito de valorizá-lo como merece e trazê-lo onde mais ele é exercitado por Silvia: na tela. Como se fôssemos dar um zoom 8 nas obras feitas durante décadas de trajetória, o que veríamos seria, no final das contas, o desenho.
Silvia Teske é artista visual, Mestre em Artes Visuais pela Udesc, escritora e arte educadora. Iniciou sua trajetória artística em 1987, quando fez sua primeira exposição individual. A série chamada “Zoom 8” traz o envolvimento da artista com a arte durante o isolamento e quarentena provocados pela pandemia, onde houve um olhar interno e uma busca por uma fala mais autêntica e livre, mais preocupada com a ação do desenhar do que suas temáticas, como normalmente acontecia com o restante de seu trabalho artístico. É a primeira vez que a artista investe no desenho como proposta, quando antes ficava apoiada na literatura, através das ilustrações. Durante esses dias em que convive mais consigo mesma, o desenho torna-se mais importante porque dá conta da urgência e ao mesmo tempo da clareza que busca. A experiência em Zoom 8 é restituir ao ato de desenho sua peculiaridade poética e não-linear, transformando a linha em algo fluído e passível de mudança, mesmo que descreva cenas figurativas. Silvia desenvolve também trabalhos que contemplam temas como a preservação do meio ambiente e a situação de isolamento social vivido por conta da pandemia covid-19. Com décadas de trajetória e mais de uma centena de obras no currículo, Silvia Teske vem trabalhando nesse momento num processo de experimentação da transposição do traço para a tela, retomando assim o desenho, que a fez, quando menina, tomar gosto pela arte.
 
Para este ano, a Universidade recebeu 70 (setenta) propostas de exposições, número maior que o ano anterior (29). As propostas foram selecionadas de acordo com a pertinência conceitual e relevância artística. Ao todo são indicados nove projetos expositivos, sendo seis indicados para exposição e mais três como suplentes, caso alguma proposta selecionada não possa expor.
 
As exposições seguirão os tramites de atendimento da 
Biblioteca Universitária - FURB
 como uso obrigatório de máscaras de proteção, higienização das mãos, distanciamento social e número controlado de pessoas no espaço expositivo. Devido ao contexto da pandemia de covid-19 e atendendo às orientações dos protocolos oficiais de segurança, visitas em grupos estão temporariamente suspensas. 

No dia 26/05 às 20h, no canal do Youtube da FURB TV, a artista vai apresentar para a comunidade o seminário "Processo criativo a partir do desenho e do trabalho voltado para planos conceituais, materiais e expressivos".

Data: 04/05 a 28/05
Horário: seg a sex - 08h às 20h
Local: Câmpus 1 - Salão Angelim - Mapa
Informações: cultura@furb.br
Publicação: Cultura


Painel