NOTÍCIAS
23/09/2016 - PPGE faz 25 anos na expectativa da aprovação do doutorado

No período da tarde, os trabalhos foram abertos, às 14 horas, com uma apresentação cultural do Coro de Câmara Vocal Consort Blumenauensis, sob a regência do maestro e professor da FURB, Roberto Rossbach.
A coordenadora do PPGE, professora Dra. Maristela Pereira Fritzen, destacou, em seu discurso, esse momento especial e histórico para o programa, agradecendo a presença de autoridades, egressos e alunos, de apoio da Gestão Superior, do CCEAL. E apresentou os três convidados para compor a mesa “Memórias: tecendo fios da história do PPGE: Prof. Dr. Tadeu Cristovam Mikowski (ex-coordenador do PPGE/FURB); Prof. Dr. Hilário Inácio Bohn (ex-docente do PPGE/FURB; UCPel) e Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves (egresso do PPGE/FURB; UFPR), mediados nas falas pelo coordenador da mesa, o Prof. Dr. Osmar de Souza.
Em sua fala, a diretora do CCEAL, professora Dra. Rita Buzzi Rausch, destacou, entre vários pontos, a imersão maior do PPGE nos estudos e pesquisas relacionados à educação básica. “Imaginar o futuro do PPGE é certamente torcer para que o doutorado seja aprovado e implementado brevemente. Isto é mais do que merecido pela maturidade que o programa atingiu, pelo reconhecimento do esforço e trabalho de tantas pessoas, porque Blumenau e região merecem”, afirmou, ao falar sobre o presente das coisas futuras do PPGE, acrescentando: “Imaginar o futuro do PPGE é sonhar como novas redes de cooperação nacionais e internacionais entre pesquisadores no campo da educação, na tentativa de facilitar a conquista de fomentos externos, qualificando suas produções e ampliando os processos de internacionalização e inovação”.
Já o reitor João Natel afirmou que o Mestrado em Educação, abriu em 1991 o importante caminho do strictu sensu na FURB. “Hoje temos uma pós-graduação strictu sensu com dez mestrados e dois doutorados, relativamente consolidada, mas isso não é suficiente. Temos nos esforçado em fomentar a pós. Entre nossas metas imediatas, no Planejamento Estratégico e no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), consideramos imperativo o Doutorado em Educação. Não vamos descansar até sua aprovação, articulando todos os aspectos, inclusive o político, em Brasília, por entender que o projeto está muito bem construído. Outra questão é o resgate histórico na área de Direito, que não tem curso de mestrado e também tem nosso apoio". Ainda dentro da ideia da verticalização, Natel reiterou a luta pelos mestrados em Ciências da Computação e de Biologia”.
Além de buscar esses programas, o reitor defendeu a necessidade de fortalecer os existentes, melhorando a estrutura e as condições de trabalho. “O pesquisador precisa de tempo e qualidade para desenvolver seu trabalho”, disse. Assim como defendeu uma política melhor para os pós-graduandos. “Nosso sonho é que todos, e não alguns (pelas bolsas de demanda social), tenham mensalidades gratuitas”.
Ao mesmo tempo em que lamentou os momentos difíceis do País, como “medidas provisórias escritas a lápis, quando hora vale uma coisa e depois outra”, referindo-se MP do ensino médio, ele discursou no sentido de que cabe à pós-graduação ser protagonista também fora da universidade, para ajudar a criar uma nova realidade para a nossa educação que valorize os professores, dê atenção à educação básica, respeite as gerações e combata as negligências das políticas publicas dos governos.
Na mesma linha, os mestrandos do PPGE apresentaram um rápido manifesto profundamente preocupados com a MP do ensino médio.
Ainda nas falas da tarde, professora Maria Salet Biembengut, ex-coordenadora do PPGE, fez questão de homenagear o ex-professor e pró-reitor de Ensino, José Valdir Floriani, mentor do projeto e, segundo ela, “alma do PPGE FURB”.
Atividades realizadas
- Matrículas prorrogadas até dia 22 de março
- Financiamento de mensalidades com 50% no semestre
- Inscrições abertas para mais de 100 bolsas de extensão
- 25 de fevereiro: um dia histórico para a Universidade
- Matrículas até dia 8 de março sem multa
- Pibid lança edital para selecionar novos bolsistas
- FURB recebe novos estudantes
- Estão abertas inscrições para o Cadastro Socioeconômico
- Inscrições para o FIES seguem até dia 14 de fevereiro
- Provas do Vestibular de Verão serão neste domingo
- Abertas inscrições para o Simpósio de Habitats de Inovação
- Inscrições pelo Histórico Escolar+ENEM vão até dia 30
- Eleição para reitor: segundo turno ocorre nesta quarta-feira
- Abertas as inscrições para o CREDUC Municipal