Facebook Twitter Imprimir

 

Visite a vitrine virtual

»link.furb.br/vitrine

 

AGÊNCIA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

 
A Agência de Inovação Tecnológica da FURB - AGIT qualificada como Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT  nos termos da legislação vigente, atua na promoção e gestão das atividades de inovação, proteção e difusão da cultura de propriedade intelectual e transferência de tecnologia.
 
O NIT foi instituído pela Política de Inovação da Universidade em 2012, atualizada pela Resolução nº 71/2018, que dispõe sobre as normas de proteção, gestão e transferência dos direitos sobre a criação intelectual de titularidade da Universidade, bem como diretrizes para projetos em cooperação, estrutura do NIT e trata de outros aspectos relacionados à promoção da inovação na FURB.
 
MissãoFortalecer as ações de inovação tecnológica de modo a promover a Proteção do patrimônio intelectual da instituição, Disseminar a cultura de propriedade intelectual na Universidade e Incentivar parcerias com o setor produtivo.
VisãoSer referência em inovação no Estado Santa Catarina.

 

Atuação

 
  • Atendimento e orientação da comunidade interna e externa sobre questões de Propriedade Intelectual e Inovação.
  • Gestão da propriedade intelectual gerada no âmbito da FURB, por meio da solicitação de títulos junto ao INPI de modo constante e permanente.
  • Realização de buscas de anterioridade em base de patentes.
  • Auxílio aos pesquisadores na redação dos documentos de patentes.
  • Elaboração e análise de contratos de transferência de tecnologia, licenciamento, convênios, termos de cooperação técnica, termos de confidencialidade, entre outros.
  • Difusão da cultura de propriedade intelectual e inovação na FURB por meio de eventos e capacitações para pesquisadores, alunos e comunidade externa.
  • Canal de interação da FURB com outras universidades e empresas.

 

 

Modalidades de interação

 
As parcerias estabelecidas entre a Universidade e empresa, devidamente formalizadas, se dão conforme as seguintes modalidades:
  • Cooperação para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - consiste na celebração acordo para o desenvolvimento de tecnologia, onde ambas as partes promoverão investimentos para realização de um objetivo comum e com resultados compartilhados.
  • Licenciamento de tecnologia - neste caso, a Universidade transfere tecnologia da qual seja detentora (patentes, registro, know-how) à empresa, com ou sem exclusividade, permitindo seu uso, produção e/ou comercialização. 
  • Prestação de serviço - a Universidade presta serviços de base tecnológica que direta, ou indiretamente, podem agregar à empresa algum fator de inovação ao seu processo produtivo ou ao seu produto.
  • Programa PIBITI/Empresas - visa aproximar o aluno de empresas vinculadas a sua área de formação, minimizando a distância entre a Universidade e o Setor Empresarial por meio de projetos de pesquisa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação financiado por Empresas.
 
PIBITI - Empresas
Data Documento
17/08/2021 Edital PROPEX/AGIT 01/2021*
*Fluxo contínuo
 
Projeto Impulso
Data Documento
25/04/2022 Edital 01/2022*
*Fluxo contínuo
 » Faça sua inscrição pelo link: https://forms.office.com/r/WLXRxCAHxq
 
 

Seleção de bolsistas

Arquivo não disponível.

 
 

Vitrine tecnológica

 
 
 

Comunicação de invento

 
As pesquisas desenvolvidas na FURB contam com o apoio da AGIT para proteção e possível licenciamento. A comunidade acadêmica pode acessar os serviços por meio do preenchimento do formulário abaixo.
 

 

Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau

 
» Acesse o site do evento furb.br/euqueroinovar
 
 

Legislação

 
 
 

Equipe AGIT

 
Prof. Dr. Vinicyus Rodolfo Wiggers
Coordenador da Agência 
 
M. Sc. Ana Paula Colombo 
Coordenadora de Propriedade Intelectual 

   
Prof. Dr. Alejandro Knaesel Arrabal 
Consultor Jurídico de Propriedade Intelectual
 
 
Prof. Dr. Rodrigo dos Santos Cardoso 
Consultor de Transferência de Tecnologia
 
 
 

Fale conosco

» Contato

 


Painel