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COMPONENTES CURRICULARES

 

 

 

Matéria X disciplina

 
Matéria é o conjunto harmônico de conhecimentos e pode ser desdobrado em disciplinas. 
Disciplina é o conjunto de estudos e atividades correspondentes ao desdobramento de uma Matéria sob a forma de programa a ser desenvolvido num período letivo.
 

 

 

As Disciplinas Obrigatórias compreendem o conjunto de disciplinas de Formação Geral e visa a oferecer aos acadêmicos os conhecimentos essenciais na área de concentração do curso. As Disciplinas Optativas complementam a formação numa determinada área ou subárea de conhecimento. O acadêmico deve cursar a carga-horária proposta pelo Colegiado do curso - quando houver disciplinas optativas.

 

 

Equivalência de disciplinas

 
O aproveitamento de estudos realizados pelo aluno - equivalência de disciplinas - é regulamentado pelo Art. 3º da  Resolução 61/2006, estabelecendo que a equivalência de estudos será concedida, imediata e integralmente, quando o programa do componente curricular cumprido pelo aluno for idêntico a, no mínimo, 75% da carga horária e conteúdo.
 
Como proceder:
-  preencher requerimento corretamente;
- anexar ao requerimento o histórico escolar e os planos de ensino (conteúdo programático) das disciplinas que está solicitando;
- encaminhar o requerimento e seus anexos ao Centro do seu Curso.
 

 

 
O pedido será analisado pela coordenação do Colegiado de Curso, que encaminhará seu parecer à Divisão de Registros Acadêmicos para o registro dos créditos concedidos, quando houver. Os planos de ensino anexos ao requerimento de equivalência serão eliminados posteriormente.
 
Devolução dos documentos originais: documentos originais anexados ao requerimento serão arquivados e devem ser retirados na Divisão de Registros Acadêmicos, Sala A-103 do câmpus 1.
 
Não há cobrança de taxa para equivalência de disciplinas.

 

 

Convalidação de disciplinas

 
O aluno que venha a frequentar disciplina em outra IES, para ajuste do seu fluxo curricular, deve estar matriculado na referida disciplina para obter a convalidação acadêmica. É concedido um desconto de 50% no valor integral da disciplina, respeitando valor mínimo da semestralidade para situações especiais, conforme  Resolução 79/2004, item 2.6 do Anexo II. A análise da convalidação de disciplinas segue as mesmas normas estabelecidas para a equivalência de disciplinas, conforme determina a  Resolução 61/2006.
 
 
 
 

 

 

Como proceder:

 preencher o requerimento corretamente;
- anexar ao requerimento o histórico escolar e os planos de ensino (conteúdo programático) das disciplinas que está solicitando;
- encaminhar o requerimento e seus anexos ao Centro do seu Curso.
 
O pedido será analisado pela coordenação do Colegiado de Curso, após o parecer da coordenação, a secretária de Centro entrará em contato com o acadêmico para que o mesmo possa efetuar o pagamento de 50% da disciplina na Divisão de Administração Financeira. Após o pagamento será realizado o registro da disciplina concedida. 

 

 

Convalidação de estágio - licenciaturas

 
O estagiário que comprovar exercício de atividade docente regular em sua área de formação, dentro dos 10 últimos anos até o semestre de início do estágio, pode requerer a redução da carga horária a ser cumprida no Estágio Curricular Obrigatório.
 
Como proceder:
 preencher o requerimento corretamente;
- anexar ao requerimento o(s) comprovante(s) das horas-atividade docente;
- encaminhar o requerimento e seus anexos ao Centro do seu Curso.
 

 

 

Cabe ao Colegiado de cada curso homologar as atividades do Estágio Curricular Obrigatório, das quais o estagiário é dispensado, a partir do parecer do(s) professor(es) de estágio. Posteriormente o requerimento será encaminhado à Divisão de Registros Acadêmicos para o registro dos créditos concedidos.
 
O aluno está dispensado do pagamento do equivalente em créditos financeiros aos créditos acadêmicos concedidos.
 Resolução 92/2004 regulamenta o processo.

 

 

 

Pré-requisitos

 
Disciplinas pré-requisitos são aquelas cujo estudo, com o devido aproveitamento, é exigido para a matrícula em nova disciplina. As disciplinas que possuem pré-requisitos somente poderão ser cursadas por acadêmicos que tenham concluído, 
 

 

 

com aprovação, as disciplinas indicadas como pré-requisitos para aquelas que estiver pleiteando. É importante sempre verificar os pré-requisitos do seu curso e solucionar eventuais dúvidas com a Coordenação do Curso. 

 

 

TCC X Estágio supervisionado

 
O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é um componente curricular desenvolvido nas modalidades de monografia, projeto de iniciação científica ou projetos de atividades centrados em áreas teórico-práticas e de formação profissional relacionadas com o curso.
 
O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular que visa à aplicação dos princípios e conceitos da aprendizagem acadêmica e a 
 

 

 
consolidação da relação teoria-prática como forma de assegurar ao formando uma prévia dos desempenhos profissionais desejados, segundo as peculiaridades de cada curso.
 
Ambos são coordenados por um professor-orientador e têm duração e a carga horária específicas para cada curso. Consulte mais informações nos Centros de Curso.

 

 

 

AACCs

 
As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais - AACCs dos cursos de graduação são atividades curriculares que envolvem ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pelo acadêmico durante o processo de construção de sua formação.
 
As AACCs têm como objetivo ampliar as possibilidades de formação e contribuir para a autonomia do acadêmico na construção de seu percurso de formação, respeitando o perfil profissional pretendido pelo Projeto Político Pedagógico - PPP de cada curso.  
 Resolução 82/2004 regulamenta o processo.
 

 

 

Podem ser realizadas em área específica ou afim ao curso, sendo desenvolvidas na FURB ou fora dela, durante o período de realização do curso de graduação.
 
As solicitações de validação de horas de AACCs podem ser feitas a qualquer tempo nos Serviços do Portal Acadêmico. Após cadastro da atividade no sistema, o acadêmico deve procurar a coordenação de AACCs do seu curso e apresentar os documentos comprobatórios das atividades. As horas deferidas são automaticamente registradas no histórico escolar.
 

 


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