Facebook Twitter Imprimir

REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

 

Diretório Central dos Estudantes


O Diretório Central dos Estudantes - DCE é a entidade máxima de representação estudantil dentro da universidade. Cabe ao DCE dedicar-se ao aperfeiçoamento do nível de ensino, apresentando sugestões que visem ao melhor aproveitamento dos alunos; assegurar aos acadêmicos meios para a realização de programas culturais, artísticos, cívicos e desportivos; atender aos interesses dos alunos, desempenhando seu papel nos órgãos colegiados da FURB, como o CEPE e o CONSUNI. 
 
O DCE também participa das comissões na discussão e solução de assuntos como repasse das verbas públicas, negociação de mensalidades e outros. É no DCE que o acadêmico faz a Carteira Estudantil, que concede 50% de desconto em ingressos para cinemas, teatros, espetáculos musicais, eventos educativos, jogos de futebol, entre muitos outros.
 
Todos os anos são realizadas eleições diretas, com votação entre todos os acadêmicos da Universidade, renovando os dirigentes dessa entidade estudantil. Integrado com os Centros Acadêmicos, o DCE mantém o contato estimulando as iniciativas dos acadêmicos de todos os cursos.

 

 

Centro Acadêmico 


O Centro Acadêmico - CA ou Diretório Acadêmico é uma entidade representativa dos acadêmicos de cada curso da FURB que encaminha e busca soluções para os problemas acadêmicos e, acima de tudo, faz valer seus direitos. Promove palestras, semanas acadêmicas, encontros estudantis e reuniões com o DCE.
 
Podem fazer parte de um CA todos acadêmicos do curso, basta querer contribuir para a melhoria do curso e da nossa Universidade. Para participar da gestão, os acadêmicos têm de se inscrever em 
 

 

 

uma chapa, composta por um número mínimo de acadêmicos, que elaborarão e apresentarão aos demais suas propostas para o mandato de um ano.
 
A divisão de tarefas dentro do CA se dá conforme o interesse e o projeto de cada gestão. Todos os acadêmicos que fazem parte de um CA trabalham voluntariamente por uma causa de luta.
 
Um Centro Acadêmico organizado, crítico e participativo contribui para a melhoria da qualidade do curso e, consequentemente, da Universidade.

 


Painel