Facebook Twitter Imprimir

 

Aula Magna da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau em 02/05/1964
À frente: professores Milton Pompeu da Costa Ribeiro e Gentil Telles.
Atrás: professores Pe. Orlando Maria
Murphy e Diderot Carli

 

NOSSA HISTÓRIA

Como tudo começou

 
As solicitações para a implantação de unidades de Ensino Superior na região do Vale do Itajaí surgiram, em Blumenau, através de movimentos de opinião pública a partir de 1953. Com pronunciamentos de Vereadores, da União Blumenauense de Estudantes - UBE, e Clubes de Serviço. Começava-se a idealizar o acontecimento de uma Universidade que, além de contribuir para o desenvolvimento da região, romperia com a monopolização do ensino superior exercido pela Capital do Estado. Movimento este que não contou com apoio político nem técnico da capital, a qual estava, de certa forma, privilegiada com a criação da Universidade Federal de Santa Catarina. Nem por isso foi posta de lado a ideia, e os auxílios foram buscados em Universidades situadas fora do nosso Estado, como as Universidades de São Paulo e de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
 
Durante dez anos os debates e as reivindicações objetivaram sensibilizar os poderes públicos Estadual e Federal, com vistas à interiorização do ensino superior em Santa Catarina. As diversas tentativas encetadas na área política determinaram amplos debates na Assembleia Legislativa do Estado, resultando na aprovação de uma lei, em 1957, a qual criou, também, a Faculdade de Engenharia de Joinville, cuja implantação, integrada à Universidade para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, somente ocorreu em 1965.

 


 

Aula magna da Faculdade de 
Ciências Econômicas, ministrada pelo prof. Alcides Abreu em 02/05/1964

1964 - Unidos Construiremos a Nossa Universidade: um ideal!


Esse processo de conscientização por um Ensino Superior no Vale do Itajaí despertou o movimento comunitário que decidiu criar, em Blumenau, a primeira unidade de Ensino Superior do interior do Estado de Santa Catarina, a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau. O projeto que deu origem factual à Nossa Universidade foi levado para apreciação da Câmara Municipal e do Prefeito Hercílio Deeke por Martinho Cardoso da Veiga, em 1963, o qual também era membro da Câmara. Era o início da concretização de um ideal por demais batalhado. 

 


Assim, sobretudo, como fruto de um movimento comunitário, promulgou-se, em 5 de março de 1964, a Lei Municipal nº 1233, a qual criou a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau, consagrando uma Aspiração Cultural encenada aos 2 de maio do mesmo ano, com a aula inaugural da primeira Faculdade do interior do Estado, proferida pelo então Professor, Alcides Abreu.
 
A Aula Magna da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau realizou-se no Auditório do Colégio Santo Antônio. Para o andamento das aulas foram utilizadas as dependências da Escola Primária Barão do Rio Branco, durante todo ano de 1964. Os alunos contavam com uma equipe de seis professores e, somando-se ao quadro, um auxiliar administrativo.
 
A partir de 1965, a Faculdade mudou-se para a Escola Básica Júlia Lopes de Almeida, onde, inclusive, instalou-se a própria Fundação, criada na véspera do natal de 1967. Em 20 de dezembro de 1967, através da Lei Municipal nº 1458, institui-se a FUB - Fundação Universitária de Blumenau. Na mesma ocasião, pela Lei Municipal nº 1459, são criadas as Faculdades de: Filosofia, Ciências e Letras de Blumenau e a de Ciências Jurídicas de Blumenau, sendo estas unidades integrantes da já nomeada Fundação.
 
Caminhando para o final da década de 60, a comunidade novamente se sensibiliza a colaborar para a concretização de mais um passo: a construção da sede própria da FUB - Fundação Universitária de Blumenau, em 1968.

 

 

 

Carta de Ibirama,

5 de outubro de 1968

A Carta de Ibirama: um símbolo de integração no Vale do Itajaí 

A Carta de Ibirama simboliza o resultado do primeiro encontro Intermunicipal Pró-Ensino Superior no Vale do Itajaí, realizado na Cidade de Ibirama, aos 5 de outubro de 1968. O encontro tinha como objetivo principal o assentamento definitivo das bases para o surgimento da Universidade Regional. Fizeram parte desse encontro prefeitos, vereadores e professores universitários do Vale do Itajaí. Nessa reunião foi consolidado o entusiasmo do setor político em torno do ideal universitário, bem como dos objetivos primeiros da iminente Universidade, que visava à integração de todos os municípios da região, o que, felizmente, foi conseguido com muito êxito.

  

 

O movimento Pró-Sede Própria


Logo depois que a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau foi implantada, em 1964, seus dirigentes trataram de estruturá-la convenientemente e torná-la uma realidade a serviço da comunidade. Essa intenção foi alcançada com a conclusão da Primeira Turma de Bacharel em Economia, em 1967.
 
Após ter sido promulgada a Lei Municipal nº 1557, de 24 de dezembro 1968, que cria a Fundação Universidade Regional de Blumenau, foi acordado que, para o funcionamento pleno e satisfatório das três faculdades, seria necessária a transferência dessas para uma sede própria.
 

 

 

O movimento de integração e conscientização popular criou e induziu o termo "Nossa Universidade", circunstância que bem revela a aproximação entre Comunidade e Universidade. A Fundação, sozinha, não estava em condições de destinar verbas próprias para edificações. Era preciso apoio, conseguido, primeiramente, com o Lions Clube de Blumenau Centro que, através da comissão Pró-Ensino Universitário, sentiu o problema e estruturou uma campanha. O Lions, para expor os seus objetivos da campanha e assim arrecadar os fundos necessários, convocou para uma assembleia presidentes dos Clubes de Serviço e entidades de classes patronais e de empregados.

 

 

 

Exposição dos prêmios 

A campanha


O objetivo era, através de uma rifa, conseguir o dinheiro para construir os três primeiros blocos da Fundação, a qual já dispunha de terreno desapropriado e serviço de terraplanagem em fase bastante adiantada. Contribuíram, para o êxito financeiro alcançado, homens e mulheres responsáveis que, unidos em um ideal comum, traduziram um desejo de transformar o sonho em realidade.

 

 

 

Inauguração dos blocos
A, B e C - prof. Martinho Cardoso da Veiga, gov. Ivo Silveira, pref. Carlos Curt Zadrozny - 02/08/1969

 

1969 - Inauguram-se os primeiros blocos da FURB


Construídos, os três primeiros blocos são inaugurados em 2 de agosto de 1969. Já com sede própria, o patrimônio da Fundação Universidade Regional de Blumenau era composto, à época, pelas seguintes entidades:
 
  • Fundação Universitária de Blumenau;
  • Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau;
  • Faculdade de Ciências Jurídicas de Blumenau;
  • Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Blumenau;
  • Hospital Santo Antônio;
  • Hospital Infantil, em construção.
  • Museu Dr. Fritz Müller - os três últimos devolvidos ao patrimônio do Município anos depois.

 

 

Em continuidade aos planos de expansão e diversificação de cursos, em 11 de dezembro de 1972, com a Lei nº 1894, é criada a Faculdade de Engenharia de Blumenau. Logo mais, em maio de 1974, através da Lei nº 2001, foi instituída a Faculdade de Educação Física e Desportos. Em 22 de julho de 1974, através da Lei nº 2.016, altera-se a denominação da Fundação Universidade Regional de Blumenau, para Fundação Educacional da Região de Blumenau. A citada Lei, no seu Art. 3º, prevê que, após o reconhecimento como Universidade, restabelecer-se-ão plenamente os dispositivos da Lei nº 1.557, que a denominava Universidade.
  Na medida em que foram criados e implantados novos cursos, como Engenharia Civil, Engenharia Química, Processamento de Dados, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física e Educação Artística, ampliaram-se também as instalações da Fundação. Em 19 de outubro de 1982, a Câmara Municipal de Blumenau decretou e sancionou a Lei nº 2876, que consolidou a Legislação referente à Fundação Educacional da Região de Blumenau - o Regimento Unificado e o início do processo para transformação em Universidade.

 

 

No entanto, permaneceu, no decorrer dos anos, o "nome-fantasia" FURB, já incorporado na linguagem regional. Finalmente, em 13 de fevereiro de 1986, pela Portaria Ministerial nº 117, o Ensino Superior, mantido pela FURB, é reconhecido e credenciado pelo Ministério da Educação como Universidade, passando, novamente, a Mantenedora a denominar-se: Fundação Universidade Regional de Blumenau, nossa conhecida FURB, conforme previa a Lei nº 2.016 de 22/07/1974, em seu Art. 3º.
  A partir de 21 de março de 1995, pela Lei Complementar Municipal nº 80, a Universidade Regional de Blumenau figura como uma Instituição de Ensino Superior criada e mantida pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. A Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB é incluída como órgão autônomo na estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal, uma instituição oficial de direito público. A FURB possui autonomia didático-científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial, conforme os seus Estatutos e Regimento Geral.

 

 

A partir de 19 de março de 2010, através da  Lei Complementar  Municipal nº 743 que  dispõe sobre a reorganização  da estrutura administrativa da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, instituída pela Lei Municipal nº 1.557, de 14 de dezembro  de  1968  e  reconhecida  como  Universidade  pelo  Ministério  da Educação, por meio da Portaria Ministerial nº 117, de 13 de fevereiro de 1986,  consolidando a  legislação  pertinente,  reformulando  sua  estrutura administrativa,  organizando  seus  quadros  de  pessoal  e  dando  disposições finais e transitórias pertinentes. 
 

Deste modo, a FURB - Fundação Universidade Regional de  Blumenau  é  uma autarquia municipal de regime especial, com sede e foro no Município de Blumenau,  Estado  de  Santa  Catarina,  aplicando-se-lhe  as  prerrogativas  e os privilégios da fazenda pública municipal. Possui plena autonomia didático-científica, administrativa e  de  gestão  financeira  e  patrimonial,  nos  termos  do  art.  207  da Constituição Federal e da pertinente legislação nacional de ensino.

 

 

Fonte: Centro de Memória Universitária da FURB



 

Galeria de fotos 



Painel