Facebook Twitter Imprimir


» furb.br/veteranos

MATRÍCULAS

 

O processo de matrículas de veteranos, bem como as alterações em turmas, acontece somente via internet.

 
Para realizar sua matrícula
  • Leia o Edital que regulamenta o processo, observando datas e procedimentos normativos.

 

 

Impedimentos para a renovação da matrícula

  • Existência de débitos financeiros com a FURB: mensalidade, taxa de impressão ou multa da Biblioteca em atraso. Agende sei horário em furb.br/agendamento.
  • Não possuir o registro dos documentos junto a Divisão de Registros Acadêmicos – DRA, como histórico escolar do ensino médio, certificado de conclusão do ensino médio ou diploma de conclusão do ensino médio. Para regularizar sua pendência, agende seu horário em furb.br/agendamento.
  • Empréstimo de obras da Biblioteca Universitária em atraso. Acesse a Biblioteca on-line para regularizar esta pendência. Caso a obra que está em atraso tenha uma reserva realizada, o aluno deve devolver a obra em uma das Bibliotecas da FURB.
 
 
Edital Matrículas Veteranos - Internato Medicina
Data Documento
27/10/2023 Edital 06/2023 - Inscrições 30/10/2023 a 07/11/2023

 

  

 

Cobrança de mensalidades

 
A matrícula é o ato acadêmico de inscrição do aluno nas atividades de ensino de um semestre letivo. Conheça a legislação interna que regulamenta a cobrança da semestralidade e da matrícula para os cursos de graduação da FURB.
 
 

Débitos financeiros

 
O processo de regularização de débitos financeiros exige a presença do acadêmico e/ou de representante legal (em caso de menor de 18 anos), bem como o cumprimento de todas as disposições do edital vigente. Na impossibilidade do comparecimento do candidato ou de seu representante legal, poderá ser instituído um procurador com poderes específicos, que deverá apresentar instrumento de procuração com firma reconhecida, conforme modelos abaixo:
 
 
 

Cancelamento de disciplinas

 
É possível realizar o cancelamento de uma ou mais disciplinas do semestre corrente. O cancelamento de disciplinas é irreversível. Certifique-se dos prazos para cancelamento de disciplinas consultando o Calendário Acadêmico, furb.br/calendario.
 

 

 

Perguntas frequentes

 
1. Não fiz minha matrícula no primeiro período. Como devo proceder?
Você ainda pode realizar sua matrícula na complementação, que coincide com as duas primeiras semanas de aulas regulares. Consulte o Edital que regulamenta as matrículas, publicado no site da FURB, para informações sobre procedimentos e multa.
 
2. Minha matrícula foi feita normalmente. Preciso fazer mais alguma coisa? Minha matrícula está confirmada?
Somente com o pagamento da primeira parcela sua matrícula está confirmada. O boleto de pagamento é digital e será enviado para o e-mail informado na matrícula e pode ser emitido via inernet, acessando furb.br/boleto.
 
3. Em que situações as turmas selecionadas não são aceitas?
As situações que impedem a matrícula em uma turma são as seguintes: 
  • Coincidência de horário - você não pode se matricular em duas disciplinas em que haja qualquer coincidência entre os horários. Deverá optar somente por uma das disciplinas.
  • Pré-requisito - dependendo do curso, há disciplinas que só poderão ser cursadas após aprovação em outra disciplina que é pré-requisito. Caso você não possua este pré-requisito, sua matrícula na disciplina subsequente não é autorizada. Acesse o menu Currículo da página de seu curso para saber se há pré-requisito.  
  • Não há mais vagas - existe um número limitado de vagas por turma. Se esse número for excedido, quaisquer matrículas adicionais na turma não serão aceitas.
  • Fora do curso - no período de alteração, matrículas em disciplinas fora de seu curso ou turno somente serão aceitas com deferimento do Coordenador de seu curso.
  • Número máximo de créditos - válido somente para os cursos de Engenharia Química e Engenharia Civil. Consulte o Centro de Ciências Tecnológicas para mais informações sobre esse tipo específico de restrição.

 

4. Uma das minhas disciplinas não foi aceita. Quem pode liberar a situação?
Durante o processo de matrícula, havendo quaisquer dos impedimentos citados acima (exceto a coincidência de horário), você pode marcar a disciplina para liberação pela Coordenação do curso. Basta responder "Solicitar Liberação" à pergunta que aparecerá na tela. Realizada esta etapa, a turma passará a constar de seu resumo de matrícula como "Não aceita", momento a partir do qual você deve procurar a Coordenação do curso para a liberação. A coordenação do curso tem total autonomia para liberar as seguintes situações: pré-requisito, indeferimento, número máximo de créditos, número de vagas e alunos fora do curso. Para efetuar a liberação, é necessária a presença da Coordenação (acesso autenticado pela internet) e do aluno. A Solicitação de Liberação de coincidência de horários só pode ser solicitada por estudantes Formandos ou em Pré-internato no semestre vigente. Para ocorrer a liberação o estudante já deve estar matriculado no semestre atual, e não possuir pendências de equivalência de disciplinas e AACC’s a serem cadastradas. A liberação só ocorre nos casos onde será possível cumprir a carga mínima de 75% de frequência em cada uma das disciplinas coincidentes. A Solicitação deve ser feita por formulário disponível em furb.br/formulários.
Importante: o preenchimento deste formulário não é garantia de deferimento.

 

5. Os prazos encerraram. Tem como recorrer?

Você pode solicitar a abertura ou alteração de sua matrícula se houver erro institucional na orientação ao estudante que incidiu em perda do prazo, erro do sistema de matrícula ou ainda quando houver situações de saúde ou econômicas. O requerimento deve ser feito por meio de formulário disponível em furb.br/portal/formularios
Importante: o preenchimento deste formulário não é garantia de deferimento. 

 

6. Tenho dúvidas sobre como executar os procedimentos de matrícula. A quem devo recorrer?
As equipes da Divisão de Registros Acadêmicos - DRA e Centro do seu curso estão à disposição para esclarecer suas dúvidas. Não hesite em procurá-los.

 


Painel