Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


22/06/2012 - Técnicos e professores participarão de curso na Suécia

Após o 3º Fórum de Resíduos Sólidos, realizado nesta semana na Universidade Regional de Blumenau (FURB), o convênio entre a instituição, Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) enviará neste sábado (23/6) um grupo de 16 pessoas, entre eles técnicos e professores da FURB, para a cidade de Borás, localizada no Sul da Suécia.
 
O grupo participará de um curso em gerenciamento sustentável de resíduos, com duração de uma semana, na Universidade de Borás - conveniada com a FURB - e em outras instituições, além de conhecer todo o sistema de manejo de resíduos sólidos do município e participar de treinamentos para trazer soluções na área para o Vale do Itajaí.
 
Segundo o Secretário Executivo da Ammvi, José Rafael Corrêa, o curso servirá de apoio para uma futura gestão de resíduos sólidas na região, já que Borás é exemplo mundial no assunto: “A viagem vai capacitar um pouco mais os técnicos. Em Borás é feito um excelente trabalho na reciclagem e geração de energia. Será fundamental a aprendizagem de seus métodos, aproveitamentos dos resíduos e forma de aplicação”, explicou.
 
Gestão em Borás
No 3º Fórum de Resíduos Sólidos, que ocorreu na última terça-feira (19/6) no Campus 1 da FURB, a professora de Biotecnologia e pesquisadora na área de bioconversão de resíduos em biogás, Ilona Sarvari Horvath, da Universidade de Borás, palestrou sobre o modelo de gestão adotado no município, que possui 64 mil habitantes e um descarte de lixo quase nulo. A maior parte dos resíduos sólidos gerados pela população é reciclada, tratada biologicamente ou transformada em energia (biogás), que depois é usada em benefício da própria população.
 
A cidade implantou um sistema de coleta seletiva de lixo em que os moradores separam os resíduos em diferentes categorias e os descartam em diversos pontos de coleta espalhados pelo município e que depois seguem para uma usina. Este sistema criado em 1995, e que ganhou maior impulso em 2002, com o estabelecimento de uma legislação que baniu a existência de aterros sanitários nos países da União Europeia, acabou se tornando um dos mais avançados da Europa.
Publicação: 22/06/2012 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Divulgação


Painel