Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


19/12/2014 - Pesquisadores da FURB aceitam ampliar cooperação com Leiria


Os professores e alunos dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e em Engenharia Ambiental sinalizam que têm interesse na proposta do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, de ampliar o acordo de cooperação firmado há um ano com a Universidade Regional de Blumenau (FURB), envolvendo os cursos de mestrado e de licenciatura.
 
Como se recorda, o anúncio da proposta do IPL foi manifestado ao reitor João Natel, semana passada, pelo professor Dr. Juarês Aumond, ao retornar de conferências em Portugal. O mesmo relato foi transmitido, dia 16, à comunidade acadêmica, na última reunião do ano do Colegiado do PPGDR.
 
O encontro foi prestigiado pelas professoras que coordenam o PPGDR e o PPGEA, Patrícia Luiza Kegel e Noemia Bohn, respectivamente, o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Celso Kraemer e o coordenador de Relações Internacionais da FURB, David Bilsland, além de professores, pesquisadores e alunos interessados na cooperação.
 
O professor Aumond refirmou o que disse ao Reitor. “O IPL está abrindo as suas portas para professores e alunos da FURB ampliarem nossa internacionalização. Leiria aposta fortemente na captação de estudantes internacionais. Há várias vantagens: a geográfica (Portugal é porta de entrada da Europa), a língua, e do ponto de vista econômico, aquele país tem um custo de vida mais barato, além de receber bem os brasileiros e estar realmente interessado em ampliar a parceria”, afirmou, após explicar as conferências que realizou, as visitas que fez ao IPL, e apresentar os contatos que realizou, em especial com o presidente Nuno Pereira e com o professor que visitou a FURB, Mário de Oliveira.
 
Aumond disse também, com entusiasmo, que já está em andamento um projeto de pesquisa conjunto sobre mudanças climáticas no globo, a ser apresentado através da parceria PPGDR/PPGEA/IPL, que tratará da erosão da orla e da previsão de elevação do nível do mar em 50 centímetros, nas próximas décadas. Trata-se preocupação relevante, na medida em que 32 milhões de brasileiros moram perto do oceano nesta “região vulnerável”. E, assim como no Brasil, as estruturas para conter os avanços do mar não funcionaram em Portugal, conforme as imagens exibidas por Aumond. “Não se pode discutir desenvolvimento regional, por exemplo, sem levar em consideração esse fenômeno”, alertou.
 
Outras ideias de cooperação foram discutidas no produtivo encontro do dia 16, como a oferta de disciplinas sobre educação ambiental, por exemplo, uma semana aqui e outra no IPL, com intercâmbio docente, como forma de adiantar a promissora cooperação.
 
O coordenador da CRI informou que podem ser aproveitadas as chamadas do programa federal “Ciência sem fronteiras” para ofertar disciplinas específicas. E David Bilsland adiantou que está agilizando estudos e articulações com os demais programas de pós-graduação e de graduação para ampliar a cooperação com Leiria, acionado pelo reitor João Natel, que deve visitar o IPL em março de 2015.
 
A FURB tem no seu planejamento estratégico ampliar o processo de fato o processo de internacionalização da universidade. A nova modalidade de convênio internacional deverá ser apresentada primeiro à CAPES/MEC para que possa ser viabilizada tecnicamente e com aval de Brasília, afirmou Bilsland.
 
Para a coordenadora do PPGDR, professora Patrícia Kegel, os projetos de internacionalização das instituições de ensino superior não são apenas uma percepção brasileira - acompanham, há 20 anos, a expansão da globalização econômica, social e de pesquisa, daí o interesse na efetivação de parcerias, desde que bem estabelecidas as bases da cooperação de forma negociada.
Publicação: 19/12/2014 - 11h13 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh

Dezembro/2014 (alterar)

19/12/2014 18/12/2014 17/12/2014 16/12/2014 15/12/2014 12/12/2014 11/12/2014 10/12/2014 09/12/2014 08/12/2014 05/12/2014 04/12/2014 03/12/2014 02/12/2014 01/12/2014


Painel