Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


13/07/2012 - "BadenBaden" é espetáculo mais premiado do 25º Fitub


Ao agradecer o empenho da equipe realizadora do 25º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), promovido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) - grupos participantes, público “sempre presente”, deuses e anjos do Teatro -, a coordenadora do Festival, Pita Belli, anunciou o tema da próxima edição do evento: “Ética e Produção”. “Discutir a ética nas relações é importante sempre”, ressalta, “e a produção é um dos grandes desafios de quem faz teatro. Desde a produção executiva, na montagem das peças, até o financiamento dos espetáculos, a captação de recursos”, antecipa a coordenadora.

 
O FITUB terminou nesta quinta-feira (12/7), com a solenidade de premiação dos espetáculos. “BadenBaden”, do Grupo BadenBaden, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC, levou os troféus de Figurino, Conjunto de Atores, Direção e Melhor Espetáculo da Mostra Universitária Nacional.
 
“Malva Rosa”, do Casúlo Dramaturgia de Atores da Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, conquistou o prêmio de Concepção Sonora. Já o troféu de Iluminação foi para “A Visita da Velha Senhora”, do Grupo TUM da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR. O destaque em Cenografia ficou com o espetáculo “Estufa”, do Coletivo Kerencaferem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ.
 
A atriz premiada na 25ª edição foi Sara Mello Neiva, que interpretou Karola, Dona Anne e Joana em “Marie”, da Marie Cia. de Teatro, da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP. O destaque entre os atores foi Lucas Dilan, como Platona Jhonys, em “A Saga no Sertão da Farinha Podre”, do Coletivo Teatro da Margem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia/MG.
 
O espetáculo destaque da Mostra Paschoal Carlos Magno foi “La Vida es Sueno”, da Compañia de Titiriteros de la UNSAM, Universidad Nacional de San Martin, Buenos Aires – Argentina.
 
"Momento enriquecedor"
“BadenBaden” foi o último espetáculo a ser encenado na Mostra Universitária Nacional e assim, encerrou também as análises realizadas pelos profissionais convidados a esta edição FITUB para debater as montagens. Segundo o diretor de “Badenbaden”, Vicente Concilio, a análise do espetáculo é um momento enriquecedor para o grupo. Para ele, este “sair da universidade” é muito importante. Primeiro pela dimensão do evento e também pela situação de estar em outra cidade, montar uma produção que está sendo esperada pelo público e ser analisado por quem tem e vem com outras referências. “É quando podemos ser vistos por olhares diferentes aos que estamos habituados. São pessoas que não nos amam, que não tem vínculo afetivo com o que preparamos”, destacou.
 
Alexandre de Sena, vindo de Minas Gerais, foi convidado a participar da Comissão Julgadora e esteve presente do primeiro ao último dia do FITUB, acompanhando quase todos os espetáculos. “A Mostra Nacional teve a mulher como um tema recorrente. E, sem falar sobre qualidade, afirmo que os alunos estão na permanente busca em entender a linguagem teatral”, observou.
 
Convidada a analisar os espetáculos, Fátima Saadi, do Rio de Janeiro, acompanha o FITUB há oito anos. “Nesta edição, percebi a disparidade da preparação técnica em geral. Um descuido da formação do corpo e da voz, da estética, por exemplo”. Mas, segundo a própria Fátima, esta oscilação “é normal em se tratando de um festival universitário”.
 
Para um dos mentores do FITUB, José Ronaldo Faleiro, as análises dos espetáculos são, de fato, a grande qualidade do evento. “O olhar de especialistas que generosamente falam com os grupos, criando uma contribuição muito necessária quanto à crítica. Muitas vezes é a primeira vez que estão tendo um retorno sobre o que fazem nos palcos”, aponta Faleiro. “O FITUB é um grande encontro. É um momento para ser comemorado”. E, sobre o fazer teatral, ele afirma, “é necessário que as pessoas façam o teatro com técnica, com pesquisa, mas principalmente com entusiasmo, com crítica e com amor”.
 
Em números
Vinte mil pessoas acompanharam os espetáculos deste ano, divididos nos auditórios e na praça do Teatro Carlos Gomes, Laboratório de Teatro do Campus 1 da FURB, nos locais por onde passou o Palco sobre Rodas e na Fundação Cultural de Blumenau.
 
O FITUB reuniu grupos de sete estados brasileiros (Santa Catarina, Paraíba, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais e Paraná) e também de quatro países: Argentina, Chile, Paraguai e Israel. Os 17 grupos participantes trouxeram ao festival 160 pessoas: 40 na Mostra Blumenauense, 50 na Ibero-Americana e 70 na Mostra Nacional. Entre debatedores, jurados e coordenadores de oficinas, foram 40 convidados. Já a equipe de trabalho foi composta por 80 pessoas.
 
Foram 34 apresentações realizadas, 12 oficinas, 12 debates, duas Conversas sobre Teatro, um Cabaré Memória, uma Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, uma Fresta, uma Mostra de Vídeo Rute Zendro, uma solenidade de abertura e uma de encerramento. Oito dias foram dedicados à cultura e à arte. 25 anos de história foram revividos.
 
 
 
PRÊMIO
INDICADOS
VENCEDOR
Espetáculo Destaque da Mostra Paschoal Carlos Magno
LA VIDA ES SUEÑO, da Compañia de Titiriteros de la UNSAM, Universidad Nacional de San Martin, Buenos Aires - Argentina
01. Figurino
1) Lucas Dilan, Getúlio Góis e Samuel Giacomelli, por A SAGA NO SERTÃO DA FARINHA PODRE, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU – Uberlândia/MG
Mirella Granucci, Luísa Bresolin e Alyce Assal, por BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC
2) Mirella Granucci, Luísa Bresolin e Alyce Assal, por BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC
02. Cenografia
1) Casúlo Dramaturgia de Atores, por MALVA ROSA, da Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF
Eloy Machado, por ESTUFA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ
2) Mateus Moscheta, por A VISITA DA VELHA SENHORA, da Universidade Estadual de Maringá/ UEM, Maringá/PR
3) Eloy Machado, por ESTUFA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ
03. Iluminação
1) Diego Borges por MALVA ROSA, da Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF
Amauri Martins, por A VISITA DA VELHA SENHORA, da Universidade Estadual de Maringá/ UEM, Maringá/PR
2) Amauri Martins, por A VISITA DA VELHA SENHORA, da Universidade Estadual de Maringá/ UEM, Maringá/PR
04. Concepção Sonora
1) Fábio Miranda por MALVA ROSA, da Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF
Fábio Miranda por MALVA ROSA, da Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF
2) Gabriel Nascimbeni por MARIE, da Universidade de São Paulo/USP, São Paulo/SP
3) Morgana Martins, por BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC
05. Conjunto de Atores
1) Grupo BadenBaden, por BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC
Grupo BadenBaden, por BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC
2) Coletivo Kerencaferem, por ESTUFA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ

06. Atriz
1) Nyka Barros, como Cavalera, em CLOWN BAR, da Paraíba/UFPB, João Pessoa/PB
Sara Mello Neiva, como Karola, Dona Anne e Joana, em MARIE, da Marie Cia. de Teatro, da Universidade de São Paulo/USP, São Paulo/SP
2) Sara Mello Neiva, como Karola, Dona Anne e Joana, em MARIE, da Universidade de São Paulo/USP, São Paulo/SP
3) Thaís Carli, como Coro, em BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC
07. Ator
1) Sávio Farias, como Tito, em CLOWN BAR, da Paraíba/UFPB, João Pessoa/PB
Lucas Dilan, como Platona Jhonys, em A SAGA NO SERTÃO DA FARINHA PODRE, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU – Uberlândia/MG
2) Lucas Dilan, como Platona Jhonys, em A SAGA NO SERTÃO DA FARINHA PODRE, da Universidade Federal de Uberlândia/UFU – Uberlândia/MG
3) João Pedro Orban, como Sanfoneiro, Homem de botões, Artistas, Homem 1 e Pedro, em ESTUFA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ
08. Direção
1) Alice Stefânia por MALVA ROSA, da Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF
Vicente Concílio, por BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC
2) Mateus Moscheta, por A VISITA DA VELHA SENHORA, da Universidade Estadual de Maringá/ UEM, Maringá/PR
3) Vicente Concílio, por BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC
09. Melhor Espetáculo
1) MALVA ROSA, da Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF
BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC
2) A VISITA DA VELHA SENHORA, da Universidade Estadual de Maringá/ UEM, Maringá/PR
3) BADENBADEN, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Florianópolis/SC

Publicação: 13/07/2012 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Daniel Zimmermann

Julho/2012 (alterar)

31/07/2012 30/07/2012 27/07/2012 26/07/2012 25/07/2012 24/07/2012 20/07/2012 19/07/2012 18/07/2012 17/07/2012 13/07/2012 12/07/2012 11/07/2012 10/07/2012 09/07/2012 06/07/2012 05/07/2012 04/07/2012 03/07/2012 02/07/2012


Painel