Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


27/05/2014 - CCEAL: doutorado em Educação é prioridade


As professoras Rita Buzzi Rausch (à direita) e Melita Bona (à esquerda) foram eleitas diretora e vice-diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras  (CCEAL) da FURB, no dia 21 de maio passado, para a gestão 2014 - 2018. A missão que apresentaram, busca desenvolver ações que promovam o ensino, a pesquisa e a extensão com ênfase no desenvolvimento humano integral, visando à formação de profissionais comprometidos com a ética, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.
A professora Rita Buzzi Rausch concedeu entrevista ao FURB Notícias, que é a primeira da série com os diretores de Unidades eleitos, publicadas em nossa página. (Aristheu Formiga)
 
FURB Notícias: Professora Rita, quais são seus planos de gestão?
Rita Rausch: É preciso esclarecer, inicialmente, que as metas que  sistematizamos no folder de nossa campanha foram construídas por um grupo de  professores e estudantes do CCEAL, em que juntos refletimos acerca dos desafios atuais e estabelecemos metas centrais e ações conjuntas. Algumas das ações dão continuidade à proposta de Gestão 2010-2014, outras são inovadoras e decorrentes do momento atual no qual estamos envolvidos.
Destaco como um de nossos desafios principais a criação do curso de Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação. O curso de Mestrado em Educação foi o pioneiro da instituição e completa neste ano 23 anos de existência. Com essa trajetória histórica, e com a última avaliação trienal positiva da CAPES, o Programa apresenta atualmente suficiente amadurecimento e as condições necessárias  para instituir um curso de doutorado em educação.  Ressalto que até o final do ano de 2013 o PPGE formou 519  mestres em educação, número este que revela, por si só, uma dívida com a comunidade regional, bem como uma demanda considerável de possíveis ingressantes no curso. Demanda esta que se eleva, também, pela pouca oferta de cursos de doutorado em educação em outras universidades do estado de Santa Catarina. Neste sentido, o doutorado é prioridade. É nossa intenção aprovar a proposta internamente e encaminhá-la à CAPES ainda neste ano, com vistas a oferta do curso em 2015. No que se refere especificamente a Pós-Graduação, temos como meta também criar um curso de mestrado profissionalizante e ampliar o leque de ofertas de cursos de especialização.
 
FURB Notícias: Quais são os outros desafios?
Rita Rausch: É nossa intenção também, em parceria com a administração superior, instituir um Núcleo de Formação de Professores que venha a integrar as diversas licenciaturas da Universidade. Como falou recentemente o professor Nóvoa em uma palestra proferida na instituição, precisamos de um espaço institucional comum que se preocupe com a formação do professor e com a constituição de sua identidade docente.  Nesse núcleo de formação de professores pretendemos desenvolver ações não somente relacionadas às licenciaturas, ou seja, a formação inicial do professor, mas também aos professores iniciantes (primeiros anos de inserção profissional), bem como sua formação continuada; isto por meio de atividades integradas que envolverão ensino, pesquisa e extensão. Nesta direção, conjuntamente com a PROEN, é meta fortalecer na instituição os programas governamentais que visam a qualificação da formação docente, dentre eles o PIBID, o PARFOR e o PRODOCÊNCIA.
 
FURB Notícias: E quanto ao FURB Idiomas, qual a proposta  da sua gestão?
 Rita Rausch: Já tínhamos como meta na gestão 2010-2014 contribuir com a definição de políticas institucionais para o FURB IDIOMAS. Entretanto, confesso que até o momento, pouco avançamos. Este processo é um tanto delicado e complexo e estamos mantendo um diálogo contínuo com a Gestão Superior para conseguirmos alguns resultados mais efetivos. Essa meta permanece na proposta da Gestão 2014-2018.  Nosso maior compromisso é com os professores que estão há um bom tempo trabalhando no FURB IDIOMAS, e necessitam da regularização de seu vínculo com a instituição.  Outra argumentação é de que com o processo de internacionalização, o FURB IDIOMAS, que já vem contribuindo significativamente, poderá ampliar seu leque de ações para expandir este processo. 
Por meio de oferta de cursos de língua estrangeira, por exemplo, poderá ampliar as possibilidades de intercâmbios de nossos estudantes no Programa Ciências Sem Fronteiras, dentre outros. Em síntese, entendemos que a internacionalização da FURB, mais que um desejo, é uma necessidade e aproveitar o FURB IDIOMAS para isso é uma alternativa concreta, já existente na FURB. Enquanto gestoras do Centro propomo-nos, também, dar continuidade à boa parceria que temos com a CRI – Coordenadoria de Relações Internacionais, com a qual já desenvolvemos inúmeras ações significativas de intercâmbios.
 
FURB Notícias: Que ações pretende realizar na área de Artes?
Rita Rausch: No campo das Artes temos como uma das metas, em conjunto com a Divisão de Cultura,  dar continuidade à institucionalização do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB) no Departamento de Artes. No portfólio de cursos do CCEAL, temos o curso de Teatro, cujos professores do curso fazem parte da comissão organizadora do referido evento. É mais do que justo que o Curso de Teatro e o departamento de Artes abrace este evento tão importante no âmbito internacional. Com tal ação, fortaleceremos, no nosso entender, tanto o Curso de Teatro, quanto o envolvimento dos professores e estudantes com o FITUB.
Além disso, vamos dar continuidade a parceria histórica que temos com a Fundação Cultural de Blumenau e com o SESC, bem como apoiar as ações do Camerata de Violões, da Orquesta, do Coro, do Grupo Folclórico de Dança Alemã, bem como as exposições de Artes Visuais que tanto nos orgulham e nos aproximam da comunidade.
Outra ação neste campo envolve o acolhimento do curso de Moda no CCEAL. Como é do conhecimento de todos na instituição, durante mais de 20 anos o curso de Moda pertence ao CCHC, porém os professores do curso estão vinculados ao departamento de Artes no CCEAL. Isto, certamente, tem dificultado tanto a constituição da identidade profissional do estudante deste curso, quanto a gestão administrativa e financeira do curso. Esta ação pretende regularizar a atual situação do curso na instituição.
 
FURB Notícias: Que ações pretende desenvolver  em relação às pessoas?
Rita Rausch: A missão do nosso Plano de Gestão 2014-2018 destaca como princípio a formação humana. Isto revela que além de formação específica e profissional dos educandos, nos preocuparemos também com sua formação geral e com seu desenvolvimento integral. Nas palavras de Nóvoa, todo profissional é pessoa, e uma parte da pessoa é profissional. No que se refere aos docentes, destacamos que já realizamos no Centro momentos de integração e confraternização e é nossa intenção mantê-los e ampliá-los.  
Continuaremos realizando nosso Seminário Integrado com periodicidade semestral em que planejamos e avaliamos nossas atividades em conjunto com os coordenadores, chefes de departamento e professores do Centro. Continuaremos promovendo, também, formação contínua aos docentes e aos técnico-administrativos do Centro, a partir de suas necessidades específicas.
Em paralelo, manteremos um diálogo contínuo com os estudantes, ampliando sua participação nos colegiados e conselhos superiores. Fortalecer o papel e as ações dos Centros Acadêmicos é outra meta.  Como já fazemos a Professora Marilene Schramm e eu na atual gestão, queremos continuar realizando encontros semestrais com os representantes de turma para socializar e avaliar as ações do semestre. Em suma, como diz o lema dos 50 anos da FURB “Em qualquer época, uma Universidade se faz com pessoas”. O CCEAL se fez, faz e fará com pessoas. E para a concretização das metas estabelecidas na Gestão 2014-2018 a valorização e o engajamento do coletivo de pessoas do CCEAL serão fundamentais.
 
Perfis
Rita Buzzi Rausch
Graduação em Pedagogia (1987, FURB), Especialização em Alfabetização (1992, UNIVALI), Mestrado em Educação (1999, FURB), Doutorado em Educação (2008, UNICAMP). Professora da FURB desde 1998.
 
Melita Bona
Graduação em Educação Artística (1978, FURB), Graduação em Artes Plasticas (1998, Universidade do Oeste Paulista), Mestrado em Educação (2006, FURB). Professora da FURB desde 2003.
 
Publicação: 27/05/2014 - 10h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Maio/2014 (alterar)

30/05/2014 29/05/2014 28/05/2014 27/05/2014 26/05/2014 23/05/2014 22/05/2014 21/05/2014 20/05/2014 19/05/2014 16/05/2014 15/05/2014 14/05/2014 13/05/2014 12/05/2014 09/05/2014 08/05/2014 07/05/2014 06/05/2014 05/05/2014


Painel