Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


13/11/2014 - Projeto Panorama avalia o consumidor blumenauense


Foram apresentados na noite da última quarta-feira (12/11), no Auditório do Bloco T (Campus 1), os resultados da segunda fase de pesquisas do projeto Panorama, estudo pioneiro desenvolvido pelos alunos do quinto semestre de Publicidade e Propaganda da FURB (disciplina de Estudos do Consumo) e que avalia o mercado publicitário do Vale do Itajaí.
 
 
O encontro contou com a presença de acadêmicos, professores e representantes de instituições de comunicação e publicidade, como a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro).
 
Coordenado pela professora Cristina Schimitt Miranda, os estudos do projeto Panorama voltaram-se neste semestre a estudar a atitude e a avaliação do consumidor blumenauense diante da publicidade e propaganda. Segundo ela, a noite foi marcada por bons debates, pela participação e pela inspiração para se criar estudos como este em outras regiões do estado.
 
“Tivemos uma grande presença de público, discussões de alto nível, novas ideias e até mesmo inspiramos profissionais a pensar em um estudo semelhante em outras regiões do estado, avaliando questões específicas do mercado de cada cidade onde ele pode ser trabalhado”, afirma. Organizado uma vez a cada semestre, a primeira edição do Panorama, em junho deste ano, avaliou os aspectos de mercado e trabalho das agências e empresas do setor de publicidade na cidade e região.
  
Resultados
 
Segundo a professora Cristina Miranda, os resultados apresentados nesta avaliação do consumidor apontaram dois aspetos em especial na relação do público com a propaganda. “O consumidor blumenauense reconhece o papel informativo que a publicidade tem para decisão de compra e outros quesitos, mas também reparamos que este mesmo consumidor também vê a propaganda como um fator de movimentação e de influência na economia da cidade”.
 
Outro ponto apontado de acordo com as pesquisas do projeto é o rigor com que o blumenauense trata a avaliação do conteúdo da propaganda. Para Cristina, “este dado mostra que o consumidor tem atualmente uma posição mais crítica diante da mensagem transmitida, detalhando itens como a corrupção de valores, falsidade e a falta de sentido. Ou seja, hoje em dia, o consumidor blumenauense não é tão facilmente enganado pelos anúncios”, afirma.
 
A coleta de dados do projeto foi feita pelos acadêmicos membros da agência experimental Repúblika – Criatividade Aplicada, da FURB, entre os dias 15 de julho e 1 de agosto deste ano, em todos os bairros de Blumenau. Foram respondidos 400 questionários e a margem de erro é de 5%, para mais ou para menos.
 
Mais informações e os resultados das duas fases do projeto Panorama estão disponíveis no site Escaninho Online, do curso de Publicidade e Propaganda da Instituição. 

 

Publicação: 13/11/2014 - 14h27 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Novembro/2014 (alterar)

28/11/2014 27/11/2014 26/11/2014 25/11/2014 24/11/2014 21/11/2014 20/11/2014 19/11/2014 18/11/2014 17/11/2014 14/11/2014 13/11/2014 12/11/2014 11/11/2014 10/11/2014 07/11/2014 06/11/2014 05/11/2014 04/11/2014 03/11/2014


Painel