Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


16/09/2016 - Seminário discute futuro da pós-graduação em DR


O segundo dia de atividades do 3º Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (SEDRES), ontem (15), começou com duas mesas temáticas no auditório do bloco J. A primeira teve como tema “Pesquisa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional”. A mediação ficou a cargo do professor Dr. Rainer Randolph, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional e Universidade do Rio de Janeiro. Participaram da mesa o professor Dr. Roberto do Carmo, que é coordenador de área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia; professora Dra. Elisa S. Thiago, diretora de avaliação da CAPES; professor Dr. Cidoval Morais de Souza, conselheiro fiscal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).
 
Durante as discussões, Thiago fez um panorama sobre o Desenvolvimento Regional dentro da Capes, falou sobre o sistema de avaliação de cursos, bem como os desafios a serem enfrentados, como o crescimento de mestrados profissionais, entre outros pontos. Carmo, na sequência, refletiu sobre questões ligadas à presença dos cursos de pós-graduação em Desenvolvimento Regional pelo país, fontes de financiamento, mercado de trabalho a egressos etc. Concluiu refletindo sobre como articular o Desenvolvimento Regional e a educação básica. A agenda de desafios para os próximos anos que se impõe à Anpur foi o tema central da fala de Souza.
 
Após breve intervalo teve início a segunda mesa temática do 3º Sedres. Desta vez o tema foi Planejamento e Desenvolvimento Regional. Rogério Leandro Lima da Silveira mediou a mesa que teve início com a fala da professora Dra. Ana Cristina A. Fernandes, da Universidade Federal de Pernambuco. Fernandes falou sobre os estereótipos em relação aos nordestinos e os desafios para o desenvolvimento da região, incluindo a permanência de pesquisadores do Desenvolvimento Regional nas universidades do interior dos estados do Nordeste. A segunda fala foi do professor Dr. Fernando C. de Macedo Mota, da Unicamp, que expôs os desafios relacionados à economia regional e políticas públicas para o Desenvolvimento Regional. Antes das intervenções do público, foi a vez do professor Dr. Rainer Randolph fazer apontamentos sobre o planejamento a partir de uma perspectiva analítica. Randolph falou sobre a importância de se pensar o planejamento e o desenvolvimento considerando as forças de poder envolvidas nestes processos.
 
Durante a tarde, dezenas de trabalhos e pesquisas foram apresentados durante os GTs nos blocos R e S.
 
LANÇAMENTO DE LIVROS
 
Também, diversos autores lançaram seus livros. No decorrer da cerimônia, que aconteceu durante o intervalo dos GTs, no segundo piso do bloco S, cada um explicou a temática de sua obra. Confira os livros lançados por cada autor:
 
- Cidoval Morais de Sousa: Um Convite à Utopia.
- Cristiane Mansur de Moraes Souza e Carlos Alberto Sampaio:  Novos Talentos: Processo de Educação para o Ecodesenvolvimento.
- Eliezer José Bonan Júnior:  Trabalho e Educação do Jovem em Santa Catarina.
- Ivo Theis: Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Território no Brasil.
- Lilian Blank de Oliveira, Territórios e Desenvolvimentos Contestados: Diálogos, Resistências e Alternativas E Interculturalidade  e Educação: Saberes, Práticas e Desafios.
- Marcelo Zanaro: Marketing Estratégico para Organizações e Empreendedores E Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios.
- Marco André Cadoná: Globalização em Tempos de Regionalização: Repercussões no Território
- Marco Antônio Jorge: Homicídios no Brasil e em Sergipe: Uma análise sob a ótica da economia do crime.
- Markus Erwin Borse: Quanto Vale a Chuva? Impactos da BR-364 na regionalização da Amazônia Ocidental E Valorizando a Floresta em Pé: Produtos Florestais Não Madeireiros no Acre.
 
SEXTA-FEIRA
 
Nesta sexta-feira (16), pela manhã acontecem novas mesas de discussões. A primeira começa às 8h15min no auditório do bloco J e tem como tema “Natureza, Cultura e Desenvolvimento Regional”. Após o intervalo, às 10h30min, começa a mesa temática intitulada “A Questão Regional: método(s), teoria(s), política(s)”. À tarde novamente acontece rodadas de comunicações de diversas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento regional nas salas dos blocos R e S.
 
NO SÁBADO
 
Neste sábado (dia 17), haverá sessão especial do Proesde, a partir das 8 horas.
 
O PROESDE é um curso de extensão universitária do Observatório do Desenvolvimento Regional do PPGDR/FURB realizado com recursos da SED (Secretaria de Estado da Educação de SC). Caracteriza-se por fomentar o desenvolvimento regional ao qualificar formações e profissões consideradas chave no processo de desenvolvimento das cidades pertencentes às regionais (Agências de Desenvolvimento Regional - ADR's) de Blumenau, Timbó, Brusque, Jaraguá do Sul e Ibirama. Na FURB o Programa consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão, implementado por dinâmicas tutoriais, voltadas à formação do cidadão, capaz de intervir nas políticas públicas, mediante articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento da região, em suas múltiplas dimensões.
 
REALIZAÇÃO
 
O 3º Sedres é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Furb, com apoio do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalizações de Serviços Públicos Municipais (AGIR); Observatório do Desenvolvimento Regional; Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); Banco do Brasil; Fundação Fritz Müller; Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e Instituto Exitus. Conta ainda com o apoio do Sindicato dos Bancários; Viston Uniformes; Hotel Plaza, Hersing Viagens; Secretaria de Turismo de Blumenau e Secretaria da Educação de SC. 
Publicação: 16/09/2016 - 08h36 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Setembro/2016 (alterar)

30/09/2016 29/09/2016 28/09/2016 27/09/2016 26/09/2016 23/09/2016 22/09/2016 21/09/2016 20/09/2016 19/09/2016 16/09/2016 15/09/2016 14/09/2016 13/09/2016 12/09/2016 09/09/2016 08/09/2016 06/09/2016 05/09/2016 01/09/2016


Painel