Facebook Twitter Imprimir

COMITÊS DE ÉTICA

 

Os Comitês de Ética são órgãos institucionais que protegem o bem-estar dos indivíduos e animais pesquisados.
 

 

 

Seres humanos

 
Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos - CEPH analisa os projetos de pesquisa, no âmbito da Universidade e região, visando a proteger os seres humanos sujeitos da pesquisa, notadamente na defesa da sua integridade e dignidade. Trata-se de uma instância colegiada independente, de natureza consultiva, deliberativa, normativa e educativa, vinculada à Reitoria da Universidade Regional de Blumenau.
 
O CEPH é constituído por um docente representante de cada Centro de Curso da FURB, um representante indicado pelo Diretório Central dos Estudantes - DCE, um representante da comunidade externa e um suplente, e um representante de entidade representativa dos usuários e/ou portadores de patologias específicas e deficiências.
 

Importante:
* O projeto também deve ser anexado aos documentos.
* Os arquivos submetidos na plataforma devem ser identificados com nomes que façam referência ao documento anexado.
* Os documentos/arquivos devem permitir a função "copiar/colar". Devem ser digitalizados como texto/documento e não como foto (com exceção para Folha de Rosto e FAPE).
* Atenção: a "Carta de Encaminhamento" não é mais necessária para submissão de projetos desde 21/02/2019.
 
Observações: 
a) O pesquisador tem um prazo de 60 dias para corrigir e reenviar um projeto que ficou pendente. No caso de reprovação, o prazo para a submissão de um recurso é de 30 dias.
b) Sugerimos que a submissão dos projetos na Plataforma Brasil seja feita sempre com antecedência, pois este comitê não se responsabiliza por problemas técnicos da mesma ou por direcionamentos a este CEPH, por parte da CONEP, após os prazos constantes em nosso calendário. Os projetos submetidos com documentação incorreta, nos três dias anteriores ao prazo final, também correm o risco de não entrar na pauta da reunião correspondente. 
  
 

  

 

Animais

 
Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA estabelece critérios para a criação e o uso de animais em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com vista a preservá-los de maus tratos e atos cruéis.

São consideradas como atividades de pesquisa todas aquelas relacionadas com ciência básica, ciência aplicada, desenvolvimento tecnológico, produção e controle da qualidade de drogas, medicamentos, alimentos, imunobiológicos, instrumentos ou quaisquer outros testados em animais, conforme definido em regulamento próprio.

A CEUA é constituída pelo responsável técnico do Biotério Central, 2 docentes biólogos do Departamento de Ciências Naturais, 1 docente médico veterinário, 1 docente da área específica do Centro de Ciências da Saúde, 1 docente da área específica do Centro de Ciências Exatas e Naturais, 1 docente da Universidade Regional de Blumenau com atuação em área relacionada ao escopo da Lei 11.794/2008, 1 representante das Sociedades Protetoras de Animais legalmente estabelecida no Município, e respectivos suplentes.
 


Importante: Versões necessárias de cada documento para submissão:


Impressa e digital
* Carta de encaminhamento - impressa (assinada) / digital (em word sem assinatura).
* Formulário CONCEA - impressa (assinada e rubricada por todos da equipe) / digital (em word sem assinatura).


Somente digital
* Dois artigos científicos sobre a pesquisa - em PDF.
* Anuência do responsável pelo local da pesquisa - assinada a caneta e digitalizada em PDF.
* Termo de consentimento do tutor do animal - em word sem assinatura.

 

Observação:

a) Não é permitido assinatura inserida como imagem. Somente a caneta e depois digitalizada/escaneada.

b) O pesquisador tem um prazo de 60 dias para responder às pendências (projetos pendentes ou aprovados sob condição). Após este prazo, o projeto será extinto/arquivado.

 
 

 


Painel