Facebook Twitter Imprimir

INFRAESTRUTURA

 

Laboratório de Eletrônica / Software Embarcado
O laboratório está equipado com diversos equipamentos para desenvolvimento das atividades das disciplinas de Arquitetura de Computadores e de IOT.
Câmpus 1 - Sala S-432 - Mapa

Laboratórios de Física Experimental
Os laboratórios têm capacidade para 40 alunos sentados, conta com a assessoria de um acadêmico monitor e tem disponibilidade para atender às disciplinas de Física Experimental e Física Geral, Física Experimental.
Câmpus 1 - Sala I-603 e 605 - Mapa

Laboratório de Física Instrumental
É utilizado pelos monitores e professores para projetos e construção de experimentos de baixo custo para apresentações e eventos da Universidade. Conta com a assessoria de um acadêmico monitor e tem disponibilidade para atender às disciplinas de Instrumentação para Física para qualquer curso de licenciatura na área das ciências exatas.
Câmpus 1 - Sala I-607 - Mapa

Núcleo de Estudos de Ensino da Matemática
É utilizado no curso de Pedagogia nas disciplinas de Teoria Pedagógica e Prática em Matemática; em diversas disciplinas do curso de Matemática e no mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Desenvolve o Programa NEEM que através de seus projetos atende alunos e professores de escolas da educação básica de várias cidades e empréstimo de livros didáticos e paradidáticos, jogos e materiais que servem para pesquisa e apoio didático para alunos e professores da educação básica.
Câmpus 1 - Sala I-504 - Mapa

Laboratório de Matemática
Presta assessoria na organização, execução nas Feiras de Matemática em Santa Catarina através de exposição de trabalhos envolvendo professores e alunos da educação básica, educação superior e educação especial. As Feiras caracterizam-se como um ambiente científico-social, em que são produzidas e socializadas práticas educativas na área de matemática, sob três eixos norteadores: teoria, prática e ensino.
Câmpus 1 - Bloco Ed. Cristiana - Térreo - Mapa

Laboratório de Química Geral 1
Laboratório multipropósito aparelhado para realização de aulas práticas das disciplinas básicas de química: Química Geral, Química Experimental, Química Fundamental, etc.
Câmpus 1 - Sala T-301 - Mapa

Laboratório de Química Geral 2
Laboratório multipropósito aparelhado para realização de aulas práticas das disciplinas básicas de química: Química Geral, Química Experimental, Química Fundamental, etc.
Câmpus 1 - Sala T-305 - Mapa

Laboratório de Química Inorgânica
Laboratório multipropósito aparelhado para realização de aulas práticas das disciplinas básicas de química: Química Geral, Química Inorgânica, Química Experimental, Química Fundamental, etc.
Câmpus 1 - Sala T-304 - Mapa

Laboratório de Química Orgânica
Laboratório equipado para realização de aulas práticas de análises orgânicas e sínteses de produtos orgânicos.
Câmpus 1 - Sala T-319 - Mapa

Laboratório de Química Analítica
Laboratório equipado para aulas práticas de Química Analítica Qualitativa e Quantitativa.
Câmpus 1 - Sala T-315 - Mapa

Laboratório de Físico-Química
Laboratório equipado com aparelhos e instrumental para realização de experimentos de físico-química.
Câmpus 1 - Sala T-322 - Mapa

Laboratório de Alimentos
Laboratório equipado com aparelhos e instrumental para realização de aulas práticas de bromatologia e análise de alimentos.
Câmpus 1 - Sala T-306 - Mapa

Laboratório de Análise Têxtil
Laboratório equipado para realização de análises têxteis, realização de pesquisas e prestação de serviços à indústria têxtil.
Câmpus 1 - Sala T-323 - Mapa

Laboratório de Beneficiamento Têxtil
Laboratório aparelhado para simulação de processos de beneficiamento químico de materiais têxteis. É utilizado para prestação de serviços à indústria têxtil, especialmente em simulação de processos de acabamento.
Câmpus 1 - Sala T-326 - Mapa

Laboratório Têxtil de Colorimetria
Equipado para realização de medições espectrofotométricas da cor de materiais têxteis e na prestação de serviços à indústria têxtil.
Câmpus 1 - Sala T-327 - Mapa

Laboratório Têxtil de Ensaios Físicos e Físico-Químicos
Equipado para realização de ensaios físicos e físico-químicos em materiais têxteis, utilizado tanto para o ensino como para a prestação de serviços à indústria têxtil.
Câmpus 1 - Sala T-328 - Mapa

Laboratório de Anatomia Humana
Disponibiliza aos alunos horário livre para complementação do estudo fora do horário de aula. Conta com auxílio de atlas anatômico, assessoria de monitores e bolsista. Possui excelente infraestrutura e funciona de forma segura observando as normas Vigilância Sanitária Regional subordinada à ANVISA. O espaço físico conta com salas de aula prática, salas de preparação de peças anatômicas, salas de salas de conservação, salas de paramentação, lavanderia, almoxarifado e instalações sanitárias. Preocupado com o meio ambiente segue rigidamente Às normas do Sistema de Gestão Ambiental da FURB.
Câmpus 1 - Sala T-113 - Mapa

Laboratório de Bioquímica
Possui ampla estrutura dividida em quatro ambientes: sala de experimentação, área de preparação de soluções, biotério setorial e escritório. Atende a alunos pertencentes ás áreas da saúde e ciências naturais. As atividades práticas realizadas no laboratório são complementares às aulas ministradas pelo professor em sala de aula. É neste espaço que o aluno aprende a manusear equipamentos como espectrofotômetro e fotocolorímetro, além de realizar diversos métodos de caracterização de biomoléculas. O laboratório é especializado em análises clínicas e hematológicas de diversos tipos de animais como equinos, caprinos, ovinos, bovinos, aves, suínos, caninos e felinos. Em parceria com o Centro de Pesquisa Biológica de Indaial – CEPESBI realiza análises bioquímicas dos bugios Alouatta clamitans mantidos em cativeiros com o intuito de avaliar e contribuir com a saúde desses primatas.
Câmpus 1 - Sala T-213, 215 e 217 - Mapa

Laboratório de Botânica
Sua estrutura física subdivide-se em cinco ambientes: sala de professores e pesquisadores, laboratório de Micorrizas, laboratório de Botânica e Herbário FURB. Na sala de professores e pesquisadores encontram-se as coleções bibliográficas do laboratório e Herbário FURB e são desenvolvidos estudos nas áreas de micologia, sistemática, ecologia e anatomia vegetal. No laboratório de Micorrizas desenvolvem-se pesquisas com taxonomia de fungos micorrízicos arbusculares e suas funcionalidades. No laboratório de Botânica desempenham-se as atividades de atendimento e suporte didático aos acadêmicos, bem como, a secagem de plantas e preparação de material para as aulas práticas. No Herbário FURB salvaguarda-se a coleção científica botânica da universidade, composta por exemplares da flora do sul do Brasil, principalmente do estado de Santa Catarina.
Câmpus 1 - Sala T-226 - Mapa

Laboratório de Genética
Possui estrutura para realização de pesquisa com marcadores moleculares tanto nucleares quanto mitocondriais, com ênfase em variabilidade inter e intrapopulacional e diferenciação genética de espécies de abelhas nativas e exóticas e seus parasitas. Também oferece espaço para estudos cromossômicos, sendo os mais comuns os de roedores, marsupiais, morcegos, bugios e humanos.
Câmpus 1 - Sala T-122 - Mapa

Laboratório de Geociências
Possui amplo museu de minerais, rochas, fósseis, mapoteca e materiais didáticos desenvolvidos sobre a temática de Geociências que têm como objetivo apoiar didaticamente as aulas de diversas disciplinas.
Câmpus 1 - Sala T-212 - Mapa

Laboratório de Histotécnica
Possui como objetivo o desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de Biologia Celular,Histologia e Embriologia e suas interfaces com demais áreas de conhecimento, além de promover um espaço com estrutura hábil a pesquisas com animais experimentais. O laboratório está equipado com pias e bancadas, estufa, capela e vidrarias.
Câmpus 1 - Sala T-217 - Mapa

Laboratório de Imunologia
São realizadas técnicas de manuseio de material e equipamentos, técnicas de coloração sanguínea como May-Grunwald e Giemsa, técnicas de imunofluorescência indireta, hemaglutinação, floculação, Sistema ABO, método ELISA, imunodifusão, atividade hemolítica do soro, além do aprendizado prático sobre sistema imunológico humano.
Câmpus 1 - Sala T-121 - Mapa

Laboratório de Biotecnologia e Micropropagação Vegetativa
Atende às aulas práticas das disciplinas de Fisiologia Vegetal e Biotecnologia e realiza pesquisa científica dentro da área de Fisiologia Vegetal e Cultura de Tecidos de Plantas, bem como clonagem de bromélias e orquídeas.
Câmpus 1 - Sala T-123 e 130 - Mapa

Laboratório de Microbiologia
Acontecem as aulas práticas de manuseio de material e equipamentos, técnicas específicas e pesquisas nas áreas de Microbiologia Ambiental, Microbiologia de Alimentos e Microbiologia Clínica, mantendo enfoque em aleitamento materno e segurança alimentar.
Câmpus 3 - Sala A-103 - Mapa

Laboratório de Microscopia 1
Atende às disciplinas de Biologia Celular, Histologia e Embriologia. Contém em sua estrutura televisor com câmera acoplada, bancadas equipadas com microscópios, laminário diversificado com tecidos humanos e de animais.
Câmpus 1 - Sala T-222 - Mapa

Laboratório de Microscopia 2
São realizadas aulas das áreas temáticas Biologia Celular, Histologia, Embriologia, Botânica, com a utilização de lupas, microscópios e outros equipamentos.
Câmpus 1 - Sala T-223 - Mapa

Laboratório de Parasitologia
São realizadas técnicas de manuseio de material e equipamentos, técnicas específicas para identificação de parasitas, aprendizado sobre cada parasita interno e externo ao corpo humano e seu ciclo realizado, análise de amostras parasitológicas, além de pesquisas de detecção parasitológicas em humanos e em animais.
Câmpus 1 - Sala T-124 - Mapa

Laboratório de Taxidermia
É responsável pela fixação e conservação de todo e qualquer espécime animal para fins didáticos, científicos e de extensão. Possui um acervo de 17 mil vertebrados e 5 mil invertebrados, com a intenção de formalizar o Museu de História Natural da FURB. Realiza dois projetos de extensão: Exposição Itinerante da Fauna Silvestre e Empréstimo do Acervo Didático Zoológico. Pesquisas a campo são realizadas em Unidades de Conservação e em resgates e monitoramentos de fauna.
Câmpus 1 - Sala T-118 - Mapa

Laboratório de Zoologia
Oferece infraestrutura e equipamentos necessários para as aulas práticas e teóricas referentes à Zoologia e afins. Possui uma coleção didática que contempla todos os grupos zoológicos. Além dos horários específicos para ensino, atende aos acadêmicos e professores para realização de pesquisas, principalmente quando necessário o uso de lupas e microscópios e técnicas específicas como citogenética.
Câmpus 1 - Sala T-219 - Mapa

Laboratório de Computação e Informática
O laboratório está equipado com computadores para o uso em atividades letivas e disponibiliza pontos para o uso de equipamentos pessoais. É utilizado para atividades extra-classe.
Câmpus 1 - Sala S-407 - Mapa

Laboratório de Computação Gráfica e Entretenimento Digital
O laboratório está equipado com computadores para o uso em atividades letivas e disponibiliza pontos para o uso de equipamentos pessoais.
Câmpus 1 - Sala S-427 - Mapa

Laboratório de Redes de Computadores
O laboratório está equipado com computadores e equipamentos de rede, para o uso em atividades de experimentação.
Câmpus 1 - Sala S-430 - Mapa

Laboratório de Robótica
O laboratório está equipado com computadores para o uso em atividades letivas e disponibiliza pontos para o uso de equipamentos pessoais, kits de robótica (Robôs Lego) para atividades práticas.
Câmpus 1 - Sala S-427 - Mapa

Laboratório de Processos de Transferência
Desenvolve pesquisas em processos de obtenção e purificação de pigmentos naturais, pesquisas voltadas a processos de separação por membranas, estudos de adsorção de metais utilizando adsorventes alternativos e pesquisas na área de tratamento de água de chuva e curvas de secagem de alimentos.
Câmpus 2 - Sala I-201 - Mapa

CLAIMS - Central Laboratorial de Análise Instrumental Multiusuários e de Serviço
A Central Laboratorial de Análise Instrumental Multiusuários e de Serviço – CLAIMS está vinculada ao Departamento de Química-DQ-FURB. A CLAIMS está em constante ampliação e visa oferecer serviços de análise instrumental e ensaios químicos e físicos ao setor privado e prioritariamente aos Programas de Pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau, destacando-se os PPGs em Química, Engenharia Química, Biodiversidade, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia Elétrica, outras instituições acadêmicas. A CLAIMS é constituída por 4 laboratórios (Laboratório de Análise Instrumental-LAI I, LAI-II, LAI-III e LEAT) e está localizada no Campus 1, nos blocos S e T. O acesso à infraestrutura da CLAIMS e solicitação de análises deverá ser feito pelo link https://link.furb.br/claims
Câmpus 1 - Bloco T - Mapa


Painel