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24/07/2012 - Aula inaugural traz debate sobre sistema universitário brasileiro


A aula inaugural do segundo semestre da Universidade Regional de Blumenau (FURB), que ocorreu na noite de segunda-feira (23/7) no Teatro Carlos Gomes, teve como palestrante o professor e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Naomar de Almeida Filho, que apresentou ao público uma síntese da história mundial da universidade e os diversos modelos de ensino superior em uso no Ocidente. Antes, a Orquestra da FURB executou o Hino Nacional Brasileiro e composições de artistas como o francês Marc-Antoine Charpentier, o italiano Giuseppe Torelli e o norte-americano Bruce Brubacker.
 
Ao apresentar o palestrante, o pró-reitor de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante, Maurício Capobianco Lopes, afirmou que o objetivo da aula inaugural – com o tema “A crise mundial e a expansão da educação superior: desafios e perspectivas para uma universidade pós Bolonha no Brasil” – é estimular o debate sobre o papel da FURB como universidade hoje. O reitor João Natel complementou a fala do pró-reitor, afirmando que “é compromisso da FURB discutir com a sociedade sobre qual caminho a universidade deve tomar”.
 
Médico especializado em epidemiologia, Naomar de Almeida Filho passou a focar sua produção acadêmica no estudo das relações entre universidade e sociedade a partir da experiência como reitor da UFBA, entre 2002 e 2010. Desde então, lançou os livros “Universidade Nova: Textos críticos e esperançosos” (Editora UnB, 2007), “A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova” (Almedina, 2008) e “Memorial da Universidade Nova: UFBA 2002-2010” (Edufba, 2010), este em co-autoria com Boaventura Sousa Santos - acesse a cópia em PDF da obra.
 
Em cerca de duas horas de aula – ou conversa, como preferiu chamar –, o professor baiano discorreu sobre a história da universidade no mundo, desde a forte ligação com a Igreja durante a Idade Média até as revoluções promovidas pelas ideias de Emmanuel Kant, René Decartes e a Revolução Francesa. Logo de início, Naomar afirmou que, no Brasil, “o sistema universitário é muito refratário à mudanças”, e que sentira na FURB uma vontade de mudança muito grande.
 
Sobre o sistema de ensino superior brasileiro, que explicou ser o mesmo criado na França de Napoleão Bonaparte (século 18) – apesar da “conservadora” reforma de 1968 e das mudanças recentes no sistema, em 2008 –, Naomar fez críticas à linearidade de formação e à falta de integração entre graduação e pós-graduação. “No Brasil, o estudante entra na universidade – que chama de faculdade – e passa seis anos lá sem conhecer de fato a instituição, sem saber que há uma vida cultural, uma orquestra como a que vimos aqui”, explicou.
 
O professor teceu um comparativo com o sistema norte-americano, onde o currículo da graduação é construído pelo próprio acadêmico e visa uma formação geral, deixando a especialização para o mestrado, num regime de ciclos. “O estudante se forma bacharel após quatro anos, e só então vai estudar para ser psicólogo, engenheiro”, resumiu. O modelo europeu, que passou em 1999 pela Reforma de Bolonha (e segue em construção), imita o norte-americano na formação e estimula a mobilidade estudantil entre universidades de diferentes países, segundo Naomar.
 
A UFBA é uma das poucas universidades do país que já oferecem bacharelados interdisciplinares em quatro grandes áreas (Ciências e Tecnologia, Saúde, Artes e Humanidades), com uma formação geral similar aos modelos dos Estados Unidos e Europa. Naomar explicou que a ideia é chegar a um Colégio Universitário para os primeiros anos de vida universitária, passando então ao Bacharelado Interdisciplinar para depois obter uma especialização. Saiba acessando os arquivos do Projeto Pedagógico do Bacharelado Interdisciplinar.
Publicação: 24/07/2012 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Eduardo Sofiati

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