Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


31/01/2013 - Com 500 mil volumes, Biblioteca Universitária da FURB é opção de lazer e estudo para a comunidade

Que tal aproveitar o finalzinho das férias para conhecer uma das mais completas coleções de livros e publicações do país?
 
A Biblioteca Universitária (BU), localizada no Câmpus 1 da Universidade Regional de Blumenau (FURB), está com as portas abertas à comunidade das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, das 8h ao meio-dia (horário reduzido, até 23 de fevereiro).
 
São mais de 250 mil títulos e 500 mil volumes em seu acervo. Mobilidade urbana, economia, história, ciência, política, cultura, enciclopédias, literaturas são apenas alguns exemplos de temas encontrados na imensidão de livros, revistas e jornais, monografias e teses, vídeos e outros materiais disponibilizados pelo espaço, que completa 45 anos no próximo dia 21 de abril.
 
Títulos com histórias que expandem a imaginação, ou abrangem áreas do conhecimento e pesquisas, biografias de grandes mentes da arte e da ciência mundial. Uma diversidade que proporciona ao leitor treinar e aumentar seu vocabulário, conhecer novas ideias e se surpreender com tramas de romances e contos. “É um bom lugar para as minhas pesquisas sobre o meu curso”, comentou a aluna de Ciências da Religião Janaína Hubner, enquanto procurava por um volume.
 
A biblioteca é dividida em seis níveis (andares), todos com terminais de consultas de livros. Entre 50 e 60 pessoas trabalham no auxílio e atendimento ao público visitante. Esculturas de bronzes e outras obras de artes da coleção Pinacoteca decoram o espaço. A BU também conta com quatro projetos: o Sarau Eletrônico, Infobiblio, Centro de Memória Universitária e um Repositório Institucional – ferramenta de busca e divulgação da produção intelectual da Universidade.
 
A Biblioteca, andar por andar
Nível 1: Com a portaria da unidade, guarda volumes, setor de encadernação e o Salão Angelim – palco de exposições, lançamentos de livros e homenagens –, o primeiro nível possui volumes relacionados a dicionários, livros específicos, enciclopédias e atualmente também está sendo criado um espaço infantil.
 
Nível 2: Depósito com dissertações e monografias.
 
Nível 3: Espaço da coleção geral, o setor mais movimentado da biblioteca.
 
Nível 4: Laboratório geral de informática, com cerca de 60 computadores para fins de pesquisa e serviço de escaneamento de imagens.
 
Nível 5: Possui nove salas de estudos, sala de treinamentos de base de dados, setor de reprografia e também é composto pela coleção de periódicos.
 
Nível 6: No último nível é encontrado o Centro de Memória Universitária (CMU) – com troféus, placas, documentos e homenagens –, a Edifurb, vinculada à cultura, o serviço de administração da biblioteca e também o setor de regulamentação e catalogação de livros.
Publicação: 31/01/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Divulgação

Janeiro/2013 (alterar)



Painel