Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


30/01/2013 - Curso intensivo ensina Alemão em menos de um ano


Principal economia da Europa, a Alemanha é também um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. Atualmente, 800 empresas do país europeu contam com filiais brasileiras. A Universidade Regional de Blumenau (FURB) possui convênio com 13 universidades alemãs para intercâmbios acadêmicos ou pesquisas. Saber falar a Língua Alemã é essencial para aproveitar as oportunidades criadas pelo relacionamento entre os dois países. Até 8 de fevereiro, a FURB e o Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA) abrem inscrições para o curso de Alemão Preparatório Intensivo (API), que em apenas dez meses permite que o estudante alcance um nível intermediário no idioma.
 
Trata-se de um curso pioneiro no país, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, entre março e dezembro. “É preciso muita dedicação. Não dá para trabalhar, estudar e ainda fazer o API. Quem se propõe a participar, precisa entender que, por um ano, precisará focar no objetivo do curso”, explica a coordenadora do ICBA em Blumenau, Eva Ruth Maier. Segundo ela, todos os 60 alunos que participaram do API nos últimos quatro anos conseguiram, logo após terminar o curso, empregos e estágios em empresas alemãs ou então vagas para intercâmbios acadêmicos na Europa.
 
“O Inglês pode ser uma língua muito mais difundida, mas o Alemão segue muito importante em certas áreas profissionais, como as engenharias”, explica o professor Germano Gehrke, do Departamento de Administração da FURB, que dá aulas sobre economia europeia para os alunos do API. Segundo ele, com o nível intermediário atingido, é possível participar de boa parte dos intercâmbios acadêmicos oferecidos junto à Coordenadoria de Relações Internacionais da universidade. “Cinco alunos que estudaram pelo API no ano passado estão viajando para universidades alemãs neste semestre”, informa o professor.
 
Bolsa de estudos
Para este ano, uma bolsa de estudos integral será ofertada aos estudantes da FURB. Para participar do processo de seleção da bolsa, o candidato deverá ser aluno da universidade por, no mínimo, um ano, e ter sido contemplado com uma bolsa de estudos na instituição (Artigo 170) durante os dois semestres de 2012. A escolha do contemplado será feita com base no histórico escolar.
 
Processo seletivo e custos
A mensalidade do curso (11 parcelas) custa R$ 420,00. Para participar da seleção é preciso ir ao ICBA de Blumenau, que fica na Rua Namy Deeke, 75, no Centro da cidade (telefone 47 3322-3392), com os seguintes documentos:
 
- Currículo atualizado;
- Cópia do comprovante de conclusão do ensino médio (histórico escolar);
- Carta escrita a próprio punho, relatando os seus objetivos em participar do curso;
- Comprovante de pagamento da inscrição (R$ 55,00).
Publicação: 30/01/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Boris Peterka/Stock Images

Janeiro/2013 (alterar)



Painel