Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


28/01/2013 - Intercâmbio acadêmico: uma experiência única

Morar fora do país e conhecer gente nova, aprender idiomas e vivenciar culturas diferentes. É o sonho de muitos jovens, e que Éder de Lima, aluno de Engenharia Florestal da Universidade Regional de Blumenau (FURB), vai realizar durante os próximos seis meses.

 

Éder é um dos 30 alunos da instituição de ensino superior que iniciam um intercâmbio acadêmico neste primeiro semestre de 2013. Ele embarca para Lisboa, capital de Portugal, ainda esta semana. “Não vou levar muita coisa, no máximo uma mala e uma mochila com roupas principalmente para o frio, além de tênis, notebook, dinheiro e outros objetos”.

 

O estudante de Engenharia Florestal vai frequentar a Universidade Técnica de Lisboa (UTL), e espera encontrar novidades em seu destino. “Penso que, por eu não conhecer nenhum lugar de Portugal e nem da Europa, tudo será novo e interessante”.

 

Intercâmbio na FURB
A FURB oferece oportunidades de intercâmbio para seus estudantes há mais de duas décadas, e atualmente tem parceria com 18 instituições de ensino da Europa, Américas, África e Ásia. Nos últimos sete anos, mais de 250 estudantes da universidade foram estudar fora do país. E se em 2006 apenas dez alunos participaram da experiência, no ano passado a FURB enviou 50 acadêmicos para o Exterior, todos assessorados pela Coordenadoria de Relações Internacionais, que funciona na sala 201 do Bloco A, no Câmpus 1.

 

Intercâmbio Acadêmico FURB.

 

De volta para casa

Enquanto uns vão, outros voltam. Marina Deichmann Silva, aluna de Arquitetura e Urbanismo da FURB, passou os últimos seis meses também em Lisboa, estudando na mesma universidade escolhida por Éder. E, julgando a empolgação da acadêmica em seu retorno, ele não vai se decepcionar.

 

Em entrevista, Marina contou os detalhes do seu intercâmbio acadêmico.


Como se sente depois desta experiência de intercâmbio?
Estou muito feliz. Foi uma experiência única, muito relevante tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Se pudesse voltar e fazer tudo de novo, eu faria.


Como foi seu relacionamento com as pessoas da casa onde você ficou? E os estrangeiros?
Aluguei apartamento com meninas da FURB e foi bem tranquilo, nos entendemos bem. Já com pessoas de outros países, que também estavam em intercâmbio, não tive muito contato.


E as dificuldades com adaptação, deslocamento e língua?
Morávamos no centro e isso facilitou o deslocamento para os lugares, a cultura é bem semelhante à do Brasil, como também a culinária. Só precisamos nos acostumar com algumas diferenças.


Como você avalia o custo de vida lá fora?

Em virtude da crise que afeta a Europa, as coisas acabam se tornando um pouco mais caras.
 

E a saudade da família?
Muita saudade, porém me adaptei bem. Você acaba focando em outras coisas.


Na universidade as aulas eram complicadas? Como foi?
Os professores cobravam menos que aqui, porém os alunos pareciam se dedicar mais.

Publicação: 28/01/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Carolina Hoos/Stock Images

Janeiro/2013 (alterar)



Painel