ARQUIVO DE NOTÍCIAS
27/06/2013 - Professores doutores participam de Fórum de Prevenção de Desastres em Brusque

Dois professores doutores da Universidade Regional de Blumenau (FURB) palestram na próxima quinta-feira (4/7), em Brusque, durante o 3º Fórum Permanente de Prevenção de Desastres da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Priscila Krambeck Braun, do curso de Engenharia Civil, e Adilson Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, participam do evento –gratuito e aberto ao público – que acontece durante todo o dia no Centro Universitário de Brusque (Unifebe).
A professora Braun vai apresentar pela primeira vez em um evento o resultado da tese de doutorado realizado na UFSC e defendido no início do ano. Durante quatro anos, ela entrevistou 3,5 mil moradores da Bacia do Ribeirão Garcia, ao Sul de Blumenau, e pesquisou aspectos geológicos e climatológicos da região. O estudo revelou, entre outras conclusões, que a população possui um entendimento empírico, baseado na experiência cotidiana, sobre inundações e desastres, mas reclama da falta de informações por parte do poder público sobre projetos e ações de prevenção nos bairros.
Braun também percebeu que existem muitos projetos tecnicamente perfeitos que acabam esbarrando em questões jurídicas e sociais. “A falta de conhecimento sobre a legislação ambiental e a não realização de audiências públicas, por exemplo, criam muitos obstáculos para esses projetos, que também acabam tendo muita rejeição por parte da população devido a essas falhas de comunicação. Isso revela uma carência, na graduação em Engenharia Civil, na abordagem dessas questões legais e sociais”, afirma a professora.
Via satélite
Já o professor Pinheiro traz à Unifebe uma apresentação, construída junto a alguns mestrandos em Engenharia Ambiental da FURB, sobre a aplicabilidade do Modelo Hand na Bacia do Rio Itajaí para melhorar a base de dados sobre a topografia da região, permitindo análises mais precisas sobre quais áreas apresentam riscos de enchentes, inundações e outros desastres naturais.
Desenvolvido em uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o Modelo Hand (sigla, em Inglês, para Height Above the Nearest Drainage, ou Altura Acima da Drenagem mais Próxima) já foi aplicado em áreas da região metropolitana e na Bacia do Paraíba, em São Paulo, e em regiões da Bacia Amazônica. Através de imagens de satélite, o programa criar maquetes virtuais em 3D, trazendo informações sobre o fundo dos rios e até sobre lençois d’água subterrâneos.
Desde o começo de junho o governo do Estado de Santa Catarina está entregando aos gestores dos municípios catarinenses um levantamento fotoaerométrico que registrou cada metro quadrado do território catarinense. O trabalho foi iniciado em 2008 pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e resultou em mais de 70 mil fotografias. O material pode ser utilizado, por exemplo, para o planejamento urbano e rural, avaliação ambiental integrada, delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes, planejamento de ocupação e de construção de estradas. “Com a aplicação do Modelo Hand junto a esses dados, teremos muito mais precisão na análise de áreas de risco em nossa região”, explica Pinheiro.
O Fórum
O Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí é uma tentativa de integração entre os governos municipais, estadual e a sociedade civil, conforme orienta o Plano Integrado de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Desenvolvido após o desastre de novembro de 2008, o plano tem a missão de congregar organizações públicas e privadas em torno da redução de risco de desastres naturais na Bacia do Itajaí, promovendo uma base comum para a definição e implementação de uma política pública de proteção e defesa civil permanente, orientadora e reguladora, conforme estabelecido na Lei Federal nº 12.608/2012.
A FURB participa do evento através também do Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais, Cidadania e Novos Direitos. Unifebe, Univali e Unidavi, além do Comitê do Itajaí, também são responsáveis pela realização do fórum.
Serviço
3º Fórum Permanente de Prevenção de Desastres da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Dia 4 de julho, das 8h às 17h, no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), na Rua Dorval Luz, 123, Bairro Santa Terezinha, em Brusque.
Publicação: 27/06/2013 - Coordenadoria de Comunicação e Marketing | Foto(s): Leo Laps
Junho/2013 (alterar)
28/06/2013
27/06/2013
- Alunos produzem campanha contra preconceito aos ex-detentos
- A professora Maria José assume a Pró-reitoria de Ensino
- FURB sedia 2º Seminário Regional Catarinense das Licenciaturas
- Curso rápido ensina noções da Língua Latina para historiadores
- Professores doutores participam de Fórum de Prevenção de Desastres em Brusque
- Alunos de História e Ciências da Religião visitam roteiros históricos na Capital
- Grupo da FURB visita empresa de tratamento de resíduos em Blumenau
- Professores investem no domínio da escrita para o ENEM
- Professora da FURB participa de livro sobre instituições escolares inovadoras
- Biblioteca trabalha em horário especial no mês de julho
- Basquete masculino é segundo na Taça Federação Catarinense de Basketball
- Exposição homenageia Grupo de Danças Alemãs da FURB
- COMUNICADO
- Conselho Universitário discute Plano Plurianual de Investimento
- Alunos do curso de Teatro interpretam “A Ópera do Malandro”, de Chico Buarque
- Festival de Marcha Atlética leva atletas da FURB ao pódio
- Handebol feminino adulto é vice no Estadual e juvenil levanta taça
- Alunos apresentam danças folclóricas no intervalo das aulas
- Primeiros volumes do Inventário Florístico-Florestal de SC serão lançados segunda-feira
- Festival de Marcha Atlética reúne 200 atletas na FURB
- FURB recebe Seminário Regional de Educação Física
- Artigo de professores da Administração está entre os mais baixados do portal Emerald
- Alunos da História promovem oficina de quadrinhos
- Mirim do Bluvôlei disputa segunda etapa do estadual
- COMUNICADO
- Ufologia é tema de palestra na FURB
- Projeto que usa cinema para refletir sobre a infância traz seminário à FURB
- Professor recebe prêmio em congresso nacional
- Solidariedade: acadêmica da FURB precisa de doadores de medula óssea
- Handebol feminino apresenta equipe e novo uniforme
- Bluvôlei pede apoio a Câmara para voltar a competir com o time adulto
- Revisão do PDI ocorre através de fórum virtual
- Pesquisador da Engenharia Química sobe de nível como bolsista do CNPq
- Primeira edição do DCE Solidário leva atividades ao Passo Manso
- Professor e geólogo apresentou fotodocumentário sobre a Antártica
- Revista do Centro de Ciências da Educação figura em ranking do Google
- Infantil do Bluvôlei busca classificação para finais do Catarinense
- “Coisas que o dilúvio me trouxe” é nova exposição do Salão Angelim
- Interação Júnior empolga estudantes do ensino fundamental da região
- Professor apresenta fotodocumentário feito em viagem para Antártica
- Últimos dias para se inscrever no 25º Festival de Marcha Atlética
- Consuni discute o Balanço Financeiro de 2012
- Projeto da Psicologia ensina estudantes a lidar com estresse durante provas
- Interação Júnior reúne alunos do ensino fundamental na FURB
- Aluno de El Salvador apresenta seu país para colegas da FURB
- Ciência Sem Fronteiras abre inscrições para intercâmbio em nove países
- Com nova sede em SP, Centro Alemão de Ciência e Inovação apresenta projeto na FURB
- Bibliotecária reapresenta seu trabalho na UFSC
- Infantil do Bluvôlei se classifica para etapa regional das Olimpíadas Estudantis
- Política de saneamento básico será discutida em seminário
- Obsolescência planejada é tema em debate no Auditório do Bloco J
- Exposição virtual traz imagens dos 45 anos da Biblioteca Universitária
- Visitantes da Suécia doam livros para projeto do DCE
- Escoteiros arrecadam na FURB livros para biblioteca rural
- Seminário em Desenvolvimento Regional aborda motricidade humana
- Cesta básica sobe 5,53% em maio
- Associação de coletores de Blumenau busca verba para usina de moagem de plástico
- FURB realiza Semana do Meio Ambiente
- Alunas da FURB disputam mundial de caratê na Eslovênia
- Palestra apresenta princípios da iluminação natural
- Ciências da Religião promove eventos acadêmicos em Rio do Sul