Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


18/08/2014 - Inserção das crianças na escola através da educação física


 
A mestranda Geovana Alzira Hillesheim Henning, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende nesta quinta-feira (21/08), às 14 horas, na sala I 305, Campus I, a dissertação intitulada A educação física e a infância: as crianças da pré-escola inseridas nas escolas de ensino fundamental em Blumenau. A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Rita de Cássia Marchi.
 
A pesquisa teve por objetivo compreender as concepções de infância e criança que estão presentes nas Diretrizes Curriculares Municipais de Blumenau (DCM) para a Educação Física e entre professores dessa disciplina que atuam com crianças da pré-escola III, consideradas público da Educação Infantil, inseridas nas escolas de Ensino Fundamental.
Pretendeu-se verificar se ocorreram mudanças (e quais) na prática pedagógica desses professores a partir da inserção dessas crianças nos espaços escolares. O estudo, de natureza qualitativa, se fundamentou numa perspectiva crítica, sendo o referencial teórico adotado os novos estudos sociais da infância e autores da Educação Física.
 
Metodologia
Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a análise documental e entrevistas com roteiro previamente estabelecido que foram realizadas com 08 (oito) professores de Educação Física da rede municipal de ensino que atuam em turmas de pré-escola anexas às escolas de Ensino Fundamental na cidade de Blumenau (SC) e com um representante da coordenação de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A análise geral das DCM e, em particular, das diretrizes da Educação Física para o Ensino Fundamental de Blumenau (SC), possibilitou identificar uma visão em consonância com os estudos sociais da infância, já referendando a nova visão de criança como ator social e da infância como construção social e histórica. Porém, no específico da Educação Física para a pré-escola III, percebeu-se uma desarticulação entre essas concepções e algumas práticas, conceitos e conteúdos previstos naquele documento para essa etapa da educação básica, porque fundamentados na perspectiva higienista, nas abordagens desenvolvimentista e psicomotricista, ao passo que os conteúdos das diretrizes gerais voltam-se para importância das brincadeiras na educação da infância.
 
Constatou-se, ainda, que há uma diferenciação entre a organização (formação dos professores, infraestrutura, carga horária e currículo) da Educação Física oferecida às crianças da pré-escola III que estão nos espaços da EI e aquela oferecida nos espaços do Ensino Fundamental. Em relação às concepções dos professores de Educação Física da pré-escola III sobre criança e infância, identificamos variações entre a visão tradicional e a visão contemporânea de criança e de infância.
 
A partir da inserção das crianças da pré-escola III (público da Educação Infantil) em escolas de Ensino Fundamental, vários aspectos foram identificados como limitadores da prática pedagógica dos professores de Educação Física, entre eles: a inadequação ou inexistência de infraestrutura, a insuficiência ou a precariedade de materiais específicos, a precocidade das crianças para a ocupação do espaço escolar e a inexistência de uma política de formação continuada para professores voltada para os temas criança e infância.
 
A análise das entrevistas permitiu concluir que ainda há professores que fundamentam suas práticas pedagógicas em múltiplas abordagens da Educação Física nas visões tradicionais de infância e criança. Há, nesse sentido, uma predominância de um ecletismo teórico que, associado a conhecimentos baseados somente em experiências empíricas, reitera práticas dissonantes com as perspectivas da criança como ator social e da infância como construção social e histórica.
Publicação: 18/08/2014 - 09h06 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Agosto/2014 (alterar)

29/08/2014 28/08/2014 27/08/2014 26/08/2014 25/08/2014 22/08/2014 21/08/2014 20/08/2014 19/08/2014 18/08/2014 15/08/2014 14/08/2014 13/08/2014 12/08/2014 11/08/2014 08/08/2014 07/08/2014 06/08/2014 05/08/2014 04/08/2014 01/08/2014


Painel