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08/09/2014 - Inovação como vantagem na indústria moveleira


A mestranda Andressa Kátia Schoeninger, do Programa de Pós-graduação da FURB, defendeu nesta segunda-feira (08-09), às 10 horas, na sala D 307, Campus I, a dissertação intituladaA Influência da Cultura Organizacional Sobre o Ambiente Propício à Inovação: Estudo de Caso em Empresa do Setor Moveleiro. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Denise Del Prá Netto Machado.
 
A inovação, fator de vantagem competitiva é fundamental para as organizações da indústria moveleira. Esta ocorre em demasia nas organizações que interagem e que trabalham de forma integrada. A cultura organizacional é responsável por criar um ambiente que favoreça o surgimento de ideias, caracterizado como propício ao processo de inovação. Criar um ambiente que favoreça a inovação é algo complexo, pois, muito além dos recursos físicos e financeiros, é necessário fazer com que as pessoas que constituem a organização internalizem essa prática no seu dia a dia.
Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é verificar a influência da cultura organizacional sobre o ambiente propício a inovação em empresa do setor moveleiro por meio da replicação do instrumento de coleta apresentado nos trabalhos de Machado, Carvalho e Heinzmann (2012), Machado e Carvalho (2013) e replicado por Scarpin (2012), Depiné (2012) e Neumann (2013). Como objetivos específicos: a) Identificar as dimensões do ambiente propício ao desenvolvimento de inovações. b) Verificar as dimensões da cultura organizacional. c) Averiguar a influência das dimensões de cultura organizacional sobre as dimensões do ambiente interno ao grupo de inovação. d) Identificar a influência das dimensões de cultura organizacional sobre as dimensões do ambiente externo ao grupo de inovação.
 
Metodologia
Para atingir os objetivos apresentados foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, descritiva e causal, com fontes de informação denominada pesquisa de campo, com procedimentos técnicos de levantamento e estudo de caso em uma empresa do setor moveleiro com 21 anos no mercado, maior empresa do setor em arrecadação de impostos do estado de Santa Catarina, atualmente com 850 colaboradores diretos e 350 indiretos. A amostra foi composta por 149 respondentes escolhidos de forma aleatória, pertencentes ao nível estratégico, tático e operacional da organização. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado baseado na proposta de Machado, Carvalho e Heinzmann (2012), Machado e Carvalho (2013) e replicado por Scarpin (2012), Depiné (2012) e Neumann (2013). Este instrumento de coleta envolve 49 questões e 10 dimensões que caracterizam um ambiente propício a inovação e mais 3 dimensões que identificam a influencia da cultura organizacional. Os dados foram analisados por meio de analise de frequência descritiva, de confiabilidade alfa de cronbach e análise de regressão linear.
 
Resultados
Após análise dos dados foram percebidas do ambiente de inovação as dimensões Processos, Recursos, Autonomia, Relacionamento externo ao grupo de inovação, Formalização e Efetividade. Não foram percebidas pelos colaboradores as dimensões Liderança, Relacionamento interno ao grupo de inovação e Dependência. Quanto às dimensões da cultura organizacional, caracteriza-se como uma organização com perfil coletivista, com pouca distância do poder e com congruência cultural apurada. A cultura organizacional influencia no ambiente interno em maior proporção do que no ambiente externo. O ambiente interno e o ambiente externo influenciam nos resultados da inovação, mas estes são mais fortemente percebidos quando incluímos a dimensão cultura organizacional.

 

 
Publicação: 08/09/2014 - 10h33 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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