ARQUIVO DE NOTÍCIAS
03/12/2014 - Dissertação discute a voz dos professores na Prova Brasil

A mestranda Marina Luciani Garcia, do Programa de Pós-graduação em Educação da FURB, defende nesta quinta-feira (04-12), às 9h, na sala I 304 do Campus I, a dissertação intitulada A Prova Brasil na voz dos professores do Ensino Fundamental. A pesquisa foi orientada pelo Prof, Dr. Osmar de Souza.
O estudo teve apoio financeiro do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e faz parte do projeto: Avaliação em larga escala: Prova Brasil e ENEM: desafios de leitura escrita. Nesta pesquisa, nosso objetivo é compreender na voz dos professores, os sentidos da Prova Brasil de Língua Portuguesa. A pergunta orientadora para iniciar as reflexões foi: Que sentidos os professores produzem em relação à Prova Brasil de Língua Portuguesa?
Metodologia
Esta é uma pesquisa qualitativa em educação realizada com base em dados provindos de entrevistas com quatro professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental do Vale do Itajaí, Santa Catarina. O aporte teórico para compreender os discursos enunciados neste estudo esteve pautado nos conceitos-chave da teoria enunciativa do Círculo de Bakhtin. As reflexões sobre avaliação estão presentes em todos os objetivos do estudo e serão frequentes nas discussões, o foco está na avaliação externa, em larga escala.
Nas reflexões sobre o Prova Brasil de Língua Portuguesa embasa-se nos estudos do letramento para discutir as práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Os sentidos produzidos perante os dados apontam que a dinâmica da Prova Brasil não é familiar ao professor e que os resultados da avaliação não modificam o cotidiano escolar com ações pedagógicas em busca da melhoria, da qualidade almejada no objetivo do teste.
A Prova Brasil pode alcançar uma nova geração de avaliações, quando priorizadas as ações e as consequências provindas dos resultados. Para alcançar esse objetivo ressalta-se a necessidade de aproximar o professor e a escola desse processo avaliativo, ao entender a dinâmica da avaliação e compreender os resultados, através de atitudes responsivas podem surgir ações de melhoria na aprendizagem dos alunos e consequentemente na qualidade do ensino. Portanto, pelo estudo, constata-se uma responsabilização branda.
Publicação: 03/12/2014 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Dezembro/2014 (alterar)
19/12/2014
- Inscrições abertas para Especialização na FURB
- FURB recebe certificação do Movimento Nós Podemos
- Pesquisadores da FURB aceitam ampliar cooperação com Leiria
- Dissertação estuda fatores de risco para sibilância
- FURB participa do Programa Catarinense de Inovação
- MEC divulga resultados do Enade em 2013
- Campeonato de xadrez reúne 70 competidores de todo o país
- Biblioteca Universitária entra em recesso neste sábado
- PDI 2010-2015 é revisado
- Aprovada proposta de Macrozoneamento da FURB
- Aluno do PPGAD publica artigo em evento internacional
- Curso de Moda produz almofadas e camas para cachorros
- FURB terá recesso
- Dissertação relaciona inovação de produto e competitividade
- Aluno cria aplicativo que pode diagnosticar apneia do sono
- Pesquisa vincula liderança e inovação tecnológica
- Reitor anuncia primeiro cargo da segunda gestão
- Cartilha destaca a vida e o trabalho de Fritz Müller
- Tecnologia do drone auxilia o ensino na FURB
- Biblioteca estreita parceria com Rede Cariniana
- Pesquisa relaciona patrocínio esportivo e marketing
- Editora da FURB organiza promoção especial de Natal
- Professores lançam livro sobre educação e ecoformação
- Abre nesta terça-feira a exposição Fotográfica “Liberdade”
- Dissertação analisa ciclo de vida de pequenas empresas
- Abertas matrículas para veteranos
- CONSUNI aprova abatimento no valor das licenciaturas
- Livro reúne epopeias históricas
- Instituto Politécnico de Leiria quer ampliar cooperação
- PET Biologia promove curso sobre conservação de aves
- Estudo de aluno da FURB é citado em reportagem do INCA
- Matrículas de aprovados na ACAFE iniciam nesta sexta-feira
- Dissertação analisa causas de evasão no ensino superior
- Cápsulas de café nespresso viram enfeites de Natal
- Professora da FURB expõe trabalho em seminário internacional
- Publicado novo edital para construção do Centro de Inovação
- Engenharia Química vence desafio latinoamericano
- Termina primeira fase de inscrição pelo Histórico Escolar
- Cine Sesc exibe o clássico “O Gabinete do Dr. Caligari”
- Dissertação discute a mídia e o desenvolvimento sustentável
- FURB assume manutenção da passarela da Rua Antônio da Veiga
- Editora da FURB lança livro sobre a história do skate
- Campeonato brasileiro de xadrez será na FURB
- Universidade contribui na construção da Proposta Curricular
- FURB discute Programa Catarinense de Inovação
- Nova diretoria do DCE da FURB toma posse nesta terça-feira
- Aluna de Publicidade vence concurso do Grupo Cativa
- Pesquisadores ganham prêmio em simpósio internacional
- ETEVI participa da entrega da campanha Lacre Solidário
- Pesquisa relaciona empreendedorismo e plano de negócios
- FURB inaugura decoração de Natal nesta sexta-feira
- Inicia segunda-feira a reforma no Restaurante Universitário
- FURB produz vídeo de 50 anos da Apae Blumenau
- Vestuário teve maior alta do IVGP
- Mensalidades para 2015 terão reajuste de 8,59%
- Estudantes de Design realizam imersão cultural em Curitiba
- Trabalho relaciona mediação de conflitos e desenvolvimento
- Alunos da ETEVI conquistam a prata na OBMEP 2014
- Hospital Universitário da FURB recebe novos equipamentos
- 50 anos: Orquestra faz homenagem ao Maestro Frank Graf
- Professoras fazem pesquisas em universidade espanhola
- Pesquisadores da FURB apresentam trabalhos em Pernambuco
- 50 anos - FURB faz homenagem aos alunos da primeira turma
- FURB recebe ofício de agradecimento da FCDU
- Dissertação discute a voz dos professores na Prova Brasil