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08/12/2014 - Pesquisa relaciona empreendedorismo e plano de negócios


O mestrando Alex Sandro Steinheuser Vilvert, do Programa de Pós-graduação em Administração da FURB, defende na próxima sexta-feira (12-12), às 15 horas, na sala J 102 do Campus I, a dissertação intitulada Plano tecnológico: Um estudo sobre indicadores do plano tecnológico na elaboração do plano de negócios em empresas de base tecnológica incubadas. A pesquisa foi orientada pela  Profª. Drª. Maria José Carvalho de Souza Domingues.
 
 A cada ano, aumenta o número de empresas que vislumbram o patrocínio esportivo como importante estratégia de Marketing. Apresentado como uma alternativa de negócio, o patrocínio esportivo além de desempenhar o papel financeiro de auxiliar na sobrevivência de um clube de futebol, é uma oportunidade de divulgação mercadológica.
 
Diante deste cenário atual, emergem pesquisas abordando a temática, como os estudos de Zinger e O´Reilly (2010) que analisaram o patrocínio esportivo como estratégia para pequenas empresas. Porém existe uma lacuna de conhecimento com relação ao patrocínio realizado em clubes emergentes, praticado por organizações de grande porte, auxiliando na manutenção destes pequenos clubes.
 
Objetivos
Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar o patrocínio esportivo em clubes de futebol de menor expressão como uma estratégia de Marketing para empresas de grande porte, atuantes em mercados competitivos. Para atingir este objetivo geral, três objetivos específicos foram elencados, a saber: a) identificar os investimentos realizados pela organização em patrocínios esportivos e ao futebol especificadamente; b) analisar a prática atual da organização pesquisada com relação aos investimentos em futebol e; c) compreender os motivos que influenciam uma organização competitiva de grande porte a investir em um clube de futebol de menor expressão no cenário nacional.
 
Metodologia
Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas com os diretores da Cia. Hering e com o presidente do Clube Atlético Metropolitano. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2010). Os resultados demonstraram que a Cia. Hering tem este tipo de prática enraizada em sua cultura organizacional. Na relação desta com o jovem clube blumenauense, fica explícito que o investimento é de cunho social, principalmente apoiando as categorias de base do time. Se constatou que este patrocínio, mesmo tido como social, apresentou resultados relevantes à empresa, sobretudo quanto ao brand awareness.
 
Patrocínio social
 Assim sendo, no caso do investimento da Cia. Hering no Metropolitano, foram dois os tipos de retorno: o social e o reforço da marca. Apesar de ser uma relação incomum no cenário atual, o investimento de uma organização de grande porte em um clube de futebol emergente pode ser considerado válido devido aos retornos sociais e comerciais que o mesmo pode apresentar ao investidor a custos mais baixos do que se realizado em uma equipe reconhecida nacionalmente. Ou seja, o patrocínio, praticado de forma social, também apresenta retornos à empresa investidora, e com isso, pode ser considerado uma estratégia tão válida quanto o patrocínio esportivo mais adotado.
Publicação: 08/12/2014 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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