ARQUIVO DE NOTÍCIAS
15/12/2014 - Pesquisa relaciona patrocínio esportivo e marketing

O mestrando Edimar Russi, do Programa de Pós-graduação em Administração da FURB, defende nesta terça-feira (16-12), às 10 horas, na sala C 108 do9 Campus I, a dissertação intitulada Patrocínio Esportivo em Clubes Emergentes, como Estratégia de Marketing, para Empresas de Grande Porte. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Edson Roberto Scharf.
A pesquisa verificou que, a cada ano, aumenta o número de empresas que vislumbram o patrocínio esportivo como importante estratégia de Marketing. Apresentado como uma alternativa de negócio, o patrocínio esportivo além de desempenhar o papel financeiro de auxiliar na sobrevivência de um clube de futebol, é uma oportunidade de divulgação mercadológica.
Referencial teórico
Diante deste cenário atual, emergem pesquisas abordando a temática, como os estudos de Zinger e O´Reilly (2010) que analisaram o patrocínio esportivo como estratégia para pequenas empresas. Porém existe uma lacuna de conhecimento com relação ao patrocínio realizado em clubes emergentes, praticado por organizações de grande porte, auxiliando na manutenção destes pequenos clubes.
Objetivos
Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar o patrocínio esportivo em clubes de futebol de menor expressão como uma estratégia de Marketing para empresas de grande porte, atuantes em mercados competitivos. Para atingir este objetivo geral, três objetivos específicos foram elencados, a saber: a) identificar os investimentos realizados pela organização em patrocínios esportivos e ao futebol especificadamente; b) analisar a prática atual da organização pesquisada com relação aos investimentos em futebol e; c) compreender os motivos que influenciam uma organização competitiva de grande porte a investir em um clube de futebol de menor expressão no cenário nacional.
Metodologia
Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas com os diretores da Cia. Hering e com o presidente do Clube Atlético Metropolitano. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo conforme Bardin (2010). Os resultados demonstraram que a Cia. Hering tem este tipo de prática enraizada em sua cultura organizacional. Na relação desta com o jovem clube blumenauense, fica explícito que o investimento é de cunho social, principalmente apoiando as categorias de base do time. Se constatou que este patrocínio, mesmo tido como social, apresentou resultados relevantes à empresa, sobretudo quanto ao brand awareness. Assim sendo, no caso do investimento da Cia. Hering no Metropolitano, foram dois os tipos de retorno: o social e o reforço da marca. Apesar de ser uma relação incomum no cenário atual, o investimento de uma organização de grande porte em um clube de futebol emergente pode ser considerado válido devido aos retornos sociais e comerciais que o mesmo pode apresentar ao investidor a custos mais baixos do que se realizado em uma equipe reconhecida nacionalmente. Ou seja, o patrocínio, praticado de forma social, também apresenta retornos à empresa investidora, e com isso, pode ser considerado uma estratégia tão válida quanto o patrocínio esportivo mais adotado.
Publicação: 15/12/2014 - 15h00 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Dezembro/2014 (alterar)
19/12/2014
- Inscrições abertas para Especialização na FURB
- FURB recebe certificação do Movimento Nós Podemos
- Pesquisadores da FURB aceitam ampliar cooperação com Leiria
- Dissertação estuda fatores de risco para sibilância
- FURB participa do Programa Catarinense de Inovação
- MEC divulga resultados do Enade em 2013
- Campeonato de xadrez reúne 70 competidores de todo o país
- Biblioteca Universitária entra em recesso neste sábado
- PDI 2010-2015 é revisado
- Aprovada proposta de Macrozoneamento da FURB
- Aluno do PPGAD publica artigo em evento internacional
- Curso de Moda produz almofadas e camas para cachorros
- FURB terá recesso
- Dissertação relaciona inovação de produto e competitividade
- Aluno cria aplicativo que pode diagnosticar apneia do sono
- Pesquisa vincula liderança e inovação tecnológica
- Reitor anuncia primeiro cargo da segunda gestão
- Cartilha destaca a vida e o trabalho de Fritz Müller
- Tecnologia do drone auxilia o ensino na FURB
- Biblioteca estreita parceria com Rede Cariniana
- Pesquisa relaciona patrocínio esportivo e marketing
- Editora da FURB organiza promoção especial de Natal
- Professores lançam livro sobre educação e ecoformação
- Abre nesta terça-feira a exposição Fotográfica “Liberdade”
- Dissertação analisa ciclo de vida de pequenas empresas
- Abertas matrículas para veteranos
- CONSUNI aprova abatimento no valor das licenciaturas
- Livro reúne epopeias históricas
- Instituto Politécnico de Leiria quer ampliar cooperação
- PET Biologia promove curso sobre conservação de aves
- Estudo de aluno da FURB é citado em reportagem do INCA
- Matrículas de aprovados na ACAFE iniciam nesta sexta-feira
- Dissertação analisa causas de evasão no ensino superior
- Cápsulas de café nespresso viram enfeites de Natal
- Professora da FURB expõe trabalho em seminário internacional
- Publicado novo edital para construção do Centro de Inovação
- Engenharia Química vence desafio latinoamericano
- Termina primeira fase de inscrição pelo Histórico Escolar
- Cine Sesc exibe o clássico “O Gabinete do Dr. Caligari”
- Dissertação discute a mídia e o desenvolvimento sustentável
- FURB assume manutenção da passarela da Rua Antônio da Veiga
- Editora da FURB lança livro sobre a história do skate
- Campeonato brasileiro de xadrez será na FURB
- Universidade contribui na construção da Proposta Curricular
- FURB discute Programa Catarinense de Inovação
- Nova diretoria do DCE da FURB toma posse nesta terça-feira
- Aluna de Publicidade vence concurso do Grupo Cativa
- Pesquisadores ganham prêmio em simpósio internacional
- ETEVI participa da entrega da campanha Lacre Solidário
- Pesquisa relaciona empreendedorismo e plano de negócios
- FURB inaugura decoração de Natal nesta sexta-feira
- Inicia segunda-feira a reforma no Restaurante Universitário
- FURB produz vídeo de 50 anos da Apae Blumenau
- Vestuário teve maior alta do IVGP
- Mensalidades para 2015 terão reajuste de 8,59%
- Estudantes de Design realizam imersão cultural em Curitiba
- Trabalho relaciona mediação de conflitos e desenvolvimento
- Alunos da ETEVI conquistam a prata na OBMEP 2014
- Hospital Universitário da FURB recebe novos equipamentos
- 50 anos: Orquestra faz homenagem ao Maestro Frank Graf
- Professoras fazem pesquisas em universidade espanhola
- Pesquisadores da FURB apresentam trabalhos em Pernambuco
- 50 anos - FURB faz homenagem aos alunos da primeira turma
- FURB recebe ofício de agradecimento da FCDU
- Dissertação discute a voz dos professores na Prova Brasil