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27/02/2015 - Analisada a interdisciplinaridade no ensino de matemática

A mestranda Vaneila Bertoli, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, apresenta nesta terça-feira (03 de março), às 14h, na sala I 205 do Campus I, o seminário intitulado Ilhas interdisciplinares de racionalidade de Fourez aplicado ao ensino de área e volume no ensino fundamental. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Elcio Schuhmacher.
 
A pesquisa foi realizada com base no desenvolvimento de um projeto, cuja metodologia foi desenvolvida com base nas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), desenvolvida por Gérard Fourez (1997). Definiu-se como objetivo geral da pesquisa, aplicar um trabalho interdisciplinar, fazendo uso da metodologia da IIR desenvolvida por Fourez (1997), no ensino de matemática, e analisar os resultados obtidos.
 
Metodologia
A pesquisa foi aplicada em uma escola da rede municipal de ensino de Pouso Redondo (SC), envolvendo os alunos do 8º ano. A análise dos resultados foi realizado com base na observação da pesquisadora, também professora da classe, pré-teste e pós-teste como indicador da evolução do aprendizado e construção do conhecimento dos alunos. A questão de pesquisa, motivadora do projeto tem a seguinte pergunta: “É possível na disciplina de matemática, fazer um trabalho colaborativo interdisciplinar envolvendo professores de outras áreas do conhecimento e ao mesmo tempo desenvolver nos alunos o senso investigativo e autônomo?”. Deste modo, o projeto foi construído interdisciplinarmente, seguindo os oito passos da IIR. Fourez (1997), a metodologia IIR confere autonomia ao professor no planejamento e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, além de propiciar a participação ativa do aluno na construção do conhecimento a partir de uma situação do seu contexto social, facilitando desta forma o processo de alfabetização científica.
 
Resultados
Os resultados da pesquisa apontaram que a afirmação do autor confere, pois os alunos demonstraram interesse em pesquisar e apresentaram-se autônomos na tomada de decisões nas situações problemas propostas pela professora. Foi possível concluir que a metodologia IIR é uma possibilidade de prática pedagógica interdisciplinar que proporciona a oportunidade de desenvolver um trabalho colaborativo interdisciplinar entre professores de diferentes áreas do conhecimento e ao mesmo tempo desenvolve nos alunos o senso investigativo e autônomo na busca de soluções concretas de problemas relacionados ao seu contexto.
Publicação: 27/02/2015 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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