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20/02/2015 - Dissertação: Arte na Escola contribui para formação docente

“As contribuições do programa institucional Arte na Escola à formação continuada de professores da educação infantil” é o título da dissertação da mestranda Ana Paula de Oliveira Iten, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.
 
Orientada pela professora Dra. Rita Buzzi Rausch, ela defende a dissertação em banca agendada para o dia 25 de fevereiro, às 14h, na sala I-305 (campus 1). Integram ainda a banca os professores Drs. Luciane Maria Schlindwein (UFSC), Edson Schroeder (FURB) e Gicele Maria Cervi (FURB).
 
A geração de dados da pesquisa foi realizada através de dois instrumentos: a entrevista semiestruturada e o memorial de formação. A técnica utilizada para a interpretação dos dados foi a análise de conteúdo, com base nos estudos de Bardin (2010). Os principais aportes teóricos foram Nóvoa (2011), Canário (2006), Imbernón (2009), Vigostski (2009), Schlindwein (2006), Zanella (2006) e Ostetto e Leite (2004).
 
O campo empírico foi o Programa Institucional Arte na Escola, que possui vínculo com a Rede Nacional Arte na escola. Foram entrevistadas dez professoras de Educação Infantil da rede pública municipal de ensino de Indaial, que participam do Programa Institucional Arte na Escola.
 
A análise dos dados configurou-se em quatro categorias: reflexão sobre a prática; comunidades de prática; formação estética; e ampliação das possibilidades de planejar e organizar proposições envolvendo as linguagens da arte para as crianças.
 
Por meio destas categorias a pesquisa percebeu diferentes indicadores: ampliação do repertório cultural e artístico das professoras; possibilidades de refletirem sobre suas práticas articulando conhecimentos teóricos e práticos; transformações na maneira de olhar as manifestações artísticas e culturais; estranhamentos; diálogo e trocas de experiências entre professores.
 
Os resultados evidenciaram que o Programa Institucional Arte na Escola contribuiu para a formação dos professores no sentido de potencializar experiências com a arte, o que influenciou na prática pedagógica das professoras participantes.
 
Como considerações, a pesquisa aponta a importância de possibilitar, junto aos professores, a ampliação de conhecimentos nas formações continuadas e mobilizar saberes que permitem potencializar aprendizagens acerca das linguagens da arte na infância, assim como destaca a importância dos professores vivenciarem experiências estéticas ao longo da formação docente.
 
“Neste sentido, as perspectivas possíveis de formação continuada necessitam ser compreendidas e ressignificadas para que avanços na qualidade da Educação Infantil sejam concretizados”, afirma a mestranda. 
Publicação: 20/02/2015 - 13h09 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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