ARQUIVO DE NOTÍCIAS
20/02/2015 - Dissertação: Arte na Escola contribui para formação docente
“As contribuições do programa institucional Arte na Escola à formação continuada de professores da educação infantil” é o título da dissertação da mestranda Ana Paula de Oliveira Iten, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.
Orientada pela professora Dra. Rita Buzzi Rausch, ela defende a dissertação em banca agendada para o dia 25 de fevereiro, às 14h, na sala I-305 (campus 1). Integram ainda a banca os professores Drs. Luciane Maria Schlindwein (UFSC), Edson Schroeder (FURB) e Gicele Maria Cervi (FURB).
A geração de dados da pesquisa foi realizada através de dois instrumentos: a entrevista semiestruturada e o memorial de formação. A técnica utilizada para a interpretação dos dados foi a análise de conteúdo, com base nos estudos de Bardin (2010). Os principais aportes teóricos foram Nóvoa (2011), Canário (2006), Imbernón (2009), Vigostski (2009), Schlindwein (2006), Zanella (2006) e Ostetto e Leite (2004).
O campo empírico foi o Programa Institucional Arte na Escola, que possui vínculo com a Rede Nacional Arte na escola. Foram entrevistadas dez professoras de Educação Infantil da rede pública municipal de ensino de Indaial, que participam do Programa Institucional Arte na Escola.
A análise dos dados configurou-se em quatro categorias: reflexão sobre a prática; comunidades de prática; formação estética; e ampliação das possibilidades de planejar e organizar proposições envolvendo as linguagens da arte para as crianças.
Por meio destas categorias a pesquisa percebeu diferentes indicadores: ampliação do repertório cultural e artístico das professoras; possibilidades de refletirem sobre suas práticas articulando conhecimentos teóricos e práticos; transformações na maneira de olhar as manifestações artísticas e culturais; estranhamentos; diálogo e trocas de experiências entre professores.
Os resultados evidenciaram que o Programa Institucional Arte na Escola contribuiu para a formação dos professores no sentido de potencializar experiências com a arte, o que influenciou na prática pedagógica das professoras participantes.
Como considerações, a pesquisa aponta a importância de possibilitar, junto aos professores, a ampliação de conhecimentos nas formações continuadas e mobilizar saberes que permitem potencializar aprendizagens acerca das linguagens da arte na infância, assim como destaca a importância dos professores vivenciarem experiências estéticas ao longo da formação docente.
“Neste sentido, as perspectivas possíveis de formação continuada necessitam ser compreendidas e ressignificadas para que avanços na qualidade da Educação Infantil sejam concretizados”, afirma a mestranda.
Publicação: 20/02/2015 - 13h09 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação
Fevereiro/2015 (alterar)
27/02/2015
- Dissertação analisa a agroindústria de carne de Concórdia
- ETEVI realiza assembleia com pais de alunos
- DCE da FURB incentiva Trote Solidário
- Analisada a interdisciplinaridade no ensino de matemática
- Abre em março a temporada de exposições no Salão Angelim
- Programa de Pós em Administração tem novo coordenador
- Dissertação propõe tratamento biológico de resíduos sólidos
- Duas empresas apresentam propostas para o Centro de Inovação
- Equipe do SESMT começa a atuar no Campus 5
- Avaliação da produção de biogás a partir de resíduos sólidos
- Dissertação analisa instalação de Federais em Santa Catarina
- Trabalho discute as águas residuais da construção civil
- Grupo de Danças Alemãs da FURB seleciona novos integrantes
- Dissertação revela memórias de alunos dos anos 60 em Rodeio
- Últimos dias para participar do edital do Centro de Inovação
- Direito realiza aula magna terça-feira
- Dissertação analisa a gestão ambiental na FURB
- Ed. Física promove palestra sobre saúde ocupacional
- PIBID abre inscrições para a seleção de novos bolsistas
- Dissertação: Arte na Escola contribui para formação docente
- Restaurante Universitário é reaberto à comunidade
- Núcleo de Prática Jurídica fez 12 mil atendimentos em 2014
- FURB abre prazo para cadastro socioeconômico
- Seminário discute etnomatemática no ensino de física
- Coro da FURB seleciona novos integrantes
- Mestrado em Saúde Coletiva tem aula inaugural nesta sexta
- Prorrogadas inscrições do “Melhor Desempenho Enade"
- Calouros são recepcionados na FURB. Sejam bem-vindos!
- Campanha dá boas-vindas aos alunos da FURB
- Ouriques fará crítica à razão acadêmica em aula do CCHC
- FURB oferece disciplinas lecionadas em inglês
- Abrem quarta-feira inscrições para prática desportiva
- Empossados integrantes da CISSP
- Dissertação revela: professores carecem de visão inovadora
- Ed. Física comemora 40 anos recebendo ex-alunos para aulas
- Orquestra da FURB faz seleção para novos integrantes
- FURB empossa 40 novos professores
- Reformas no PPGDR em fase final
- FURB TV estreia programa de literatura
- Pesquisa investiga variações florísticas na Mata Atlântica
- Tecnologias digitais na aprendizagem foi tema de formação
- ETEVI inicia o ano letivo
- Abertas inscrições para intercâmbio acadêmico
- Estudo avalia potenciais farmacológicos do Guamirim
- FURB faz pedido ao Secretário de Estado da Saúde
- Grupo Teatral Phoenix abre seleção para novos integrantes
- Mesa redonda abre ciclo de formação na FURB
- Investir na qualidade e na captação de recursos
- Mudanças na FURB: CAE tem novo coordenador
- FURB sedia evento sobre inovação
- Reitor fala dos planos da FURB na Câmara de Vereadores
- PM e FURB intensificam parceria
- Ouvidoria atendeu mais de cinco mil casos no ano passado
- Inscrições abertas para Metodologia do Ensino Superior
- Udo Schroeder é o novo gestor do Instituto Gene
- DAC tem novo gestor
- Serviços de educação puxam inflação em janeiro