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13/02/2015 - Dissertação revela: professores carecem de visão inovadora

“Compreensões sobre os processos de ensinar e de aprender de professores de um curso técnico em Moda, no Instituto Federal de Jaraguá do Sul”. Este é o título da dissertação a ser defendida pela mestranda Vivian Andreatta Los, do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/FURB), no dia 23 de fevereiro, às 15 horas, na sala I – 305, no campus 1 da Universidade Regional de Blumenau.
 
O orientador do trabalho é o professor Dr. Edson Schroeder (FURB). Compõem também a banca as professoras Dras. Tatiana Comiotto (Udesc), Rita Buzzi Rausch (FURB) e Márcia Regina Selpa Heinzle (FURB).
 
A partir dos objetivos específicos, a mestranda definiu três categorias de análise: compreensões dos professores pesquisados sobre os processos de ensinar e de aprender e suas dificuldades na docência; o perfil profissional e docente dos professores do curso técnico em Produção e Design de Moda no IFSC de Jaraguá do Sul e considerações e necessidades dos professores acerca da formação continuada.
 
Para ingressar no tema da educação profissional, a aluna contextualizou a inserção dessa modalidade de ensino no Brasil, a partir de um levantamento bibliografias e documental, que mostra as origens, as intenções de criação e o panorama atual desta modalidade de ensino. E realizou, também, um levantamento histórico sobre a inserção do ensino de Moda no Brasil e em Santa Catarina e mostrou “o quanto é recente a sua inserção no país, necessitando de investimentos e ampliação”.
 
Vivian Andreatta Los utilizou como instrumentos de geração de dados um questionário e a Técnica de Complemento. A análise do conteúdo foi utilizada para a consecução dos objetivos gerais e específicos. Como aporte teórico para as análises, utilizou Tardif, Nóvoa, Vigotski  e Bazzo. 
 
Ela observou que “muitas respostas à problemática começaram a se concretizar por meio da formação inicial e continuada dos professores e suas dificuldades são atribuídas à falta de formação voltada à área docente; falta de saberes experienciais e profissionais”.
 
A mestranda concluiu que, para os docentes iniciantes, faltam também os saberes curriculares e percebeu que os professores do curso possuem “valiosas compreensões sobre os processos de ensinar e de aprender, mas que precisam de uma visão inovadora e reflexiva”.
 
Por fim, considera que a noção sobre a importância de se levar em conta o que o estudante já sabe, “preconiza uma atitude importante na construção do conhecimento destes professores, afinal, percebem, mesmo que indiretamente, a existência de uma zona de desenvolvimento e a necessidade de atuar nela”. 
 
Para Vivian Andreatta Los, os professores pesquisados “necessitam de formações continuadas, para construírem conhecimentos e saberes ligados ao exercício de sua profissão”. E que a responsabilidade pela formação é uma “atividade colaborativa, que envolve os professores e as instituições de ensino, e precisa ser encarado pelos professores, como uma atividade de autoformação permanente”.
Publicação: 13/02/2015 - 11h48 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh

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