Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


20/02/2015 - Seminário discute etnomatemática no ensino de física


O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB realiza nesta terça-feira (24 de fevereiro), às 15h, na sala S 327, Campus I, o seminário Princípios da etnomatemática aplicados no processo de ensino de eletricidade no curso profissionalizante, com o mestrando Lourenço Gabriel Isolani. A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Vera Lúcia de Souza e Silva
 
O seminário apresentará uma pesquisa cujo objetivo foi descrever e compreender um processo pedagógico que estabeleceu vínculos entre práticas cotidianas de um grupo de estudantes com experiências profissionais em eletricidade e o ensino da física escolar.
 
Metodologia
A investigação, de caráter qualitativo, envolveu pesquisa participante e foi aplicado num curso de qualificação em eletricista instalador predial de baixa tensão do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Rio do Sul – SC. Os instrumentos utilizados na pesquisa, de caráter qualitativo, foram: diários de campo do professor investigador, registros na forma de filmagens contendo depoimentos dos estudantes, estudos de caso e questionário.
 
Os dados coletados foram analisados norteados pelas dimensões da etnomatemática. Foram também analisados episódios em contexto profissional dos eletricistas estudantes, nos quais a Matemática encontra-se de forma implicitamente emergindo, evidenciando os saberes matemáticos praticados pelos eletricistas em contexto profissional.
 
Conclusões
Como conclusões o autor aponta a dicotomia existente entre a origem do conhecimento matemático dos eletricistas embutido nas suas práticas profissionais e aqueles conhecimentos legitimados pela Matemática escolar, e a partir disso procurou com sua prática pedagógica aproximar as duas matemáticas. Nesta investigação, na forma de produto educacional, emergem implicações para a prática letiva da Matemática numa abordagem mais prática e próxima do cotidiano dos estudantes do ensino profissional podendo inspirar exemplos para utilizar em contexto educacional, tanto no ensino médio ou na educação matemática para adultos. 
Publicação: 20/02/2015 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

Fevereiro/2015 (alterar)

27/02/2015 26/02/2015 25/02/2015 24/02/2015 23/02/2015 20/02/2015 19/02/2015 18/02/2015 13/02/2015 12/02/2015 11/02/2015 10/02/2015 09/02/2015 06/02/2015 05/02/2015 04/02/2015 03/02/2015 02/02/2015


Painel