ARQUIVO DE NOTÍCIAS
27/03/2015 - FURB reforça seu compromisso com as licenciaturas

Ao abrir hoje pela manhã (dia 27) o 5º. Seminário de Integração do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), o reitor da FURB, professor Dr. João Natel, destacou que são muitos os desafios da educação básica, “mas a formação do professor ganha centralidade; é constrangedor observar que muitas universidades encerram cursos de licenciatura, até em função da baixa procura, mas na FURB teimamos em fortalecer e ampliar as licenciaturas e programas como o PIBIB, Prodocência e Parfor são prova disso, por entendermos que precisamos avançar no compromisso com a formação e no diálogo com a educação básica, que hoje precisa se reinventar para dar conta das demandas das novas gerações”. O evento foi aberto pela coordenadora geral, professora Dra. Gicele Maria Cervi.
Na sua fala, a diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, professora Dra. Rita Buzzi Rausch, ressaltou o papel da pesquisa como elemento fundamental na formação e na prática do professor e, mais que isso, na formação de um professor-pesquisador. “Vários projetos de cursos de licenciatura no País já incluem em suas metas a formação do professor-pesquisador, assim como nossa política na FURB deixa claro essa perspectiva. Mas precisamos refletir se estamos realmente formando esse profissional, que pesquisador é esse e quais são as pesquisas”.
Para colaborar com a FURB nessa reflexão, a primeira palestra versou justamente sobre “Propostas para formação dos Professores: desafios e possibilidades”, ministrada pela renomada professora Dra. e pesquisadora Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andre (PUC-SP). Antes de abordar o tema propriamente dito, ela fez questão de se dizer defensora intransigente do PIBID. A professora integrou um grupo que avaliou nacionalmente o programa mostrando as suas grandes contribuições para o desenvolvimento de acadêmicos e dos professores das universidades e das escolas, muitos renovando práticas e currículos, ampliando o diálogo articulado com/e nas escolas e tornando o ensino-aprendizagem mais significativo.
Para ela, o PIBID “sinaliza um modelo que funciona e pode ser estendido pelas universidades”. A professora Marli André ainda destacou que há IES que fazem trabalho com “ex-pibidianos”, como suporte aos egressos na melhoria das suas atividades escolares e na discussão com gestores dos estabelecimentos, porque muitos reclamam da solidão de professor iniciante, pois no PIBIB tudo é colaborativo. A diferença importane é que não há o “choque de realidade” na escolas pelos que participaram do programa.
Segundo Marli Andre, no século 21 três ideias-chave norteiam a formação de professores, em qualquer lugar do planeta: o professor reflexivo, o professor-pesquisador e o desenvolvimento profissional. Disse que o professor-reflexivo se apropria do conhecimento e cria as condições para o aluno querer aprender. Faz reflexão crítica sobre a prática, planeja, registra, revisa e muda, para que os alunos tenham educação de qualidade e possam fazer uma inserção crítica na sociedade, criando ou fortalecendo o movimento de uma escola reflexiva e coletivizando a reflexão crítica, ou seja, há uma evolução.
Também o professor-pesquisador passa pelo processo da pesquisa individual para coletiva, colaborativa, compartilhada, sendo uma ideia recente que está evoluindo, colaborando para a emancipação das pessoas. Como princípios para a formação do professor-pesquisador, ela apontou a autonomia de ideias, a emancipação e a aprendizagem significativa dos alunos. “Os professores que tomam iniciativa, decidem, sentem-se com maior poder e capacidade para influenciar positivamente na aprendizagem dos alunos nas escolas”, afirmou, acrescentando duas frases de efeito: “só existe pesquisa se tiver um problema para resolver; e sem conhecimento não há emancipação”. Para ela, urge aos futuros professores aprender a problematizar, buscar dados e instrumentais para elucidar a questão e expressar os resultados. Questionar, pois “ensinar é construir conhecimento” e não meramente transmitir conteúdo. A solução, segundo ela, é “ler, ler, ler e estudar muito”.
Sequência da programação
Duas palestras estão programadas para hoje, às 19h30min. No auditório da Biblioteca Universitária (campus 1), o professor Marcos Silva abordará “Temas transversais e o cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na formação de professores e nas escolas de educação básica”. E auditório do bloco J, o professor e mestre em Ciência Jurídica, Roberto Diniz Saut, falará sobre o tema da “Violência”.
No sábado (dia 28/3), o Seminário do PIBID/CAPES prossegue no Ginásio-Escola. A partir das 9 horas, no momento inicial será abordada a questão da interdisciplinaridade e meia-hora depois serão formados grupos para análises de casos de estudo e escolar, culminando com atividades de socialização/encenação a partir das 10h30min.
Publicação: 27/03/2015 - 13h56 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh
Março/2015 (alterar)
31/03/2015
- NPDR lança novo livro sobre desenvolvimento de SC
- CineSesc apresenta “José e Pilar” nesta quarta-feira
- Páscoa: intercambistas preparam café para docentes da Etevi
- Avaliado o uso de tecnologias na educação básica
- Sistemas e Computação iniciam comemoração nesta segunda
- Inscrições abertas para Especialização na FURB
- CONSUNI aprova reajuste salarial de 7,75%
- FURB reforça seu compromisso com as licenciaturas
- Alunos prestigiarão lançamento 100em1Dia Blumenau no Ramiro
- Semana de sistemas de informação aborda o uso de tecnologia
- Você declara Imposto de Renda? Então, pode ajudar o FITUB!
- Seminário do PIBID abordará a formação docente
- Semana de computação aborda a tecnologia assistiva
- Audiência publica discute barragem no rio Itajaí Mirim
- FURB sedia Feira de Economia Solidária aberta à comunidade
- FURB abre seleção para servidor técnico-administrativo
- Instituto Gene promove ciclo de palestras
- CineSesc apresenta “A Família Addams” nesta quarta
- Alunos do Direito visitam presídio de Blumenau
- Aluna da ETEVI vence concurso internacional de literatura
- Estudo analisa visita aos museus pelas pessoas cegas
- Bloco L ganha nova pintura
- Dissertação aborda formação de professores na Finlândia
- Engenharia ambiental discute a aceleração de partículas
- Instituto Gene abre inscrição para seleção de novos projetos
- IES estudam proposta conjunta visando diálogo interreligioso
- Estudo analisa redes sociais virtuais e territorialidades
- FURB sedia o VI Seminário de Pesquisas do LABEAM
- ETEVI cria núcleo de robótica educacional
- Professora da FURB participa do documentário Água_Vida
- FURB sedia espetáculo “Cantos de Encontro”
- Dissertação aborda enunciados sobre sexualidade na escola
- DCE garante na Justiça renovação dos contratos do FIES
- Engenharia ambiental discute segurança nos laboratórios
- FURB oferece programas originais da Microsoft
- FURB sedia 3ª edição do Road Show “Canadá é com Canadenses“
- Enade: estudo aponta discursos de coordenadores de cursos
- CineSesc apresenta "O Golem" nesta quarta
- Estudado o potencial terapêutico da amoreira preta
- Abertas inscrições do concurso para professor efetivo
- PPGDR apresenta-se para turmas novas de doutorado e mestrado
- Estudada a viabilidade de geração fotovoltaica no Brasil
- Analisado projeto para sistemas de iluminação de emergência
- Reitor da FURB recebe visita do presidente do CRA-SC
- Estágio em psicologia reúne pais e bebês
- Especialização em Políticas Públicas tem Aula Magna
- Professor alemão ajudará a formar futuros docentes no idioma
- DCE convoca estudantes para discutir FIES
- Estudantes da FURB são capacitados pela Vigilância sanitária
- Nota oficial ACAFE - FIES
- FURB recebe bolsas de intercâmbio para a Suécia
- Aluno da Etevi é convocado pela seleção brasileira
- Mesa redonda: América Latina e interculturalidade
- Termina nesta quarta-feira prazo de inscrições do 28º FITUB
- Paradesporto e inclusão é tema da aula magna de Ed. Física
- “Tá rolando” é o novo programa da FURB TV
- Teatro: "As vizinhas" estará na Temporada Blumenauense
- Fausto é atração do CineSesc nesta quarta-feira
- Reitor prestigia cerimônia de posse do Hospital Santa Isabel
- Nota oficial: acadêmicos(as) mutuários do FIES
- Performance “Monômio” abrirá Exposição 8/80 Pixels
- Alunos da FURB fazem doação de livros ao Presídio
- Inscrição de artigos sobre desenvolvimento humano até dia 29
- Encontro inicia a discussão sobre Alzheimer em 2015
- Consuni faz homenagem à professora Clara Maria
- Laboratório faz avaliação da composição corporal dos PMs
- CCHC promove homenagem ao Dia da Mulher
- Conferencistas abordam o desenvolvimento regional no País
- Prorrogadas inscrições do “Melhor Desempenho Enade"
- Aluno premiado pela Febraban: “Não desvalorize sua pesquisa”
- Feira realiza venda e troca solidária de produtos
- Estudo relaciona turismo e desastres no litoral catarinense