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06/04/2015 - Estudo avalia a etnomatemática no ensino de física


O mestrando Lourenço Gabriel Isolani, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da FURB, defende nesta terça-feira (07-04), às 14 horas, na sala S 307, Campus I, a dissertação “Princípios da etnomatemática aplicados no processo de ensino de eletricidade no curso profissionalizante”. A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Vera Lúcia de Souza e Silva.
 
O trabalho em questão é uma pesquisa cujo objetivo foi descrever e compreender um processo pedagógico que estabeleceu vínculos entre práticas cotidianas de um grupo de estudantes com experiências profissionais em eletricidade e o ensino da Física escolar.
 
Metodologia
A investigação, de caráter qualitativo, envolveu pesquisa participante e foi aplicado num curso de qualificação em eletricista instalador predial de baixa tensão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rio do Sul – SC. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: diários de campo do professor investigador, registros na forma de filmagens contendo depoimentos dos estudantes e questionário. Os dados coletados foram analisados e guiados pelas dimensões da etnomatemática. Foram também analisados episódios em contexto profissional dos eletricistas estudantes, nos quais a Matemática encontra-se de forma implicitamente emergindo, evidenciando os saberes matemáticos praticados pelos eletricistas em contexto profissional.
 
Resultados
Como conclusões, verificou-se a dicotomia existente entre a origem do conhecimento físico e matemático dos eletricistas embutido nas suas práticas profissionais e aqueles conhecimentos legitimados pela Física escolar, e a partir disso procurou com sua prática pedagógica aproximar as duas percepções. Nesta investigação, na forma de produto educacional, emergem implicações para a prática letiva da Física e da Matemática numa abordagem mais próxima do cotidiano dos estudantes do ensino profissional, podendo inspirar exemplos para utilizar em contexto educacional, tanto no ensino médio assim como no ensino profissionalizante.
 
Publicação: 06/04/2015 - 14h31 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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