Facebook Twitter Imprimir

ARQUIVO DE NOTÍCIAS


13/04/2015 - Livro traz reflexões e práticas do estágio nas licenciaturas

Mais uma obra com o selo da Edifurb, a editora da Universidade Regional de Blumenau, está ganhando as ruas. Trata-se de “Estágios em Foco: a pesquisa, a teoria e a prática na formação do professor na FURB”, organizado pelos professores Drs. Edson Schroeder e Vera Lúcia de Souza e Silva.
 
A obra procura expor diferentes formas de realização das práticas de ensino no âmbito dos estágios supervisionados, nos cursos de licenciatura da FURB (Artes, Música, Ensino Religioso, Biologia, Ciências Sociais, Pedagogia, Educação Fisica, entre outros), conforme apresentado pela professora Dra. e pesquisadora do CNPq, Luciane Maria Schlindwein (UFSC).
 
Para Luciane Schlindwein, pensar os estágios significa “discutir a formação de forma integrada e integradora. O estágio, mais que a culminância de uma formação profissional acadêmica, implica em uma integração profunda dos conceitos e seus desdobramentos, ou seja, uma práxis. É um momento privilegiado da formação, no qual o currículo é colocado à prova”.
 
Os autores possuem um fio condutor que os une, afirma a apresentadora: “O enfrentamento do dilema da formação pela via da formação consistente, articulada. Esta articulação entre ensino e pesquisa, aproximando-se da comunidade, reitera o compromisso maior assumido pela FURB como instituição voltada para o seu entorno e comprometida com a comunidade. Ao discutir a formação de professores, este coletivo de pesquisadores provoca o leitor a pensar  no papel social da Universidade e na importância de uma formação docente comprometida neste contexto”.
 
A obra é fruto de três anos de trabalho e é uma parceria entre universidade e escolas, conforme os organizadores. “Todos os textos, independente da área de atuação, refletem o engajamento e a preocupação com a preparação inicial dos estudantes licenciandos, futuros professores em nossas escolas (...) o que os autores põem em evidência denota diferentes inquietações e desafios que o mundo atual apresenta para as nossas escolas, combustível para a proposição de práticas mais criativas e até ousadas, além das reflexões que se constituem na caminhada nem sempre simples e rápida de construir-se e manter-se professor”, afirmam os organizadores.
 
Quem colaborou
 
O livro está dividido em duas partes. Na primeira, traz pesquisas e reflexões teóricas acerca do estágio, reunindo artigos dos professores Rita Buzzi Rausch e Zeni Correia; Robson Damázio Mazzi e Edson Schroeder; Melita Bona; Sidirley de Jesus Barreto, José Carlos Grando, Jessé Schiochet, Ricardo Larsen da Veiga, Denis Reinert e Paulo Ricardo Cota; Gicele Maria Cervi e Juliana de Fávere; Cláudia Renate Ferreira, Teresinha Giovanella e Simone Malheiros.
 
Na segunda parte, a obra traz relatos de experiências de estágio na FURB, com a colaboração de artigos de Creuza Maria Fleck, Daniela Tomio, Izabel Viviane Zardo, Marilene de Lima Körting Schramm, Marli Campos, Melita Bona, Rozimeiri Maria Macedo, Simone Riske Koch, Valéria Mailer e Vera Lúcia de Souza e Silva. E mais: Elisa Probst Hausmann; Evander Ruthieri S. da Silva, Maiara Moser e Yonara F.C. de Oliveira Fagionatto; Daniela Tomio, Edson Schroeder e Vera Lúcia de Souza e Silva; Roseli Kietzer Moreira; Lilian Blanck de Oliveira, Simone Riske Koch, Raquel Maria P. Oliveira dos Reis e Artur Weiduschath; Vera Lúcia de Souza e Silva.
Publicação: 13/04/2015 - 13h11 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Michel Ivon Imme Sabbagh

Abril/2015 (alterar)

30/04/2015 29/04/2015 28/04/2015 27/04/2015 24/04/2015 23/04/2015 22/04/2015 17/04/2015 16/04/2015 15/04/2015 14/04/2015 13/04/2015 10/04/2015 09/04/2015 08/04/2015 07/04/2015 06/04/2015 01/04/2015


Painel