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23/06/2015 - Estudo analisa método de alfabetização matemática

A mestranda Cristiane Bonatti, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB, apresenta nesta segunda-feira (29-06), às 10 horas, na sala I 305, Campus I,  o seminário “Saberes geométricos no primeiro ano do ensino fundamental: uma experiência tendo por base pressupostos teóricos de Vygotsky”. A Pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Rosinete Gaertner.
  
A investigação tem como tema o ensino e a aprendizagem de Geometria no primeiro Ano do Ensino Fundamental e ocorreu em uma escola da rede municipal de Timbó – SC envolvendo uma turma com 20 crianças e sua professora.
 
A pergunta impulsionadora do estudo foi: A aplicação de uma Sequência Didática elaborada tendo por base pressupostos teóricos de Lev Semenovich Vygotsky possibilita a alfabetização Matemática de estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental no campo da Geometria? A teoria histórico-cultural do desenvolvimento de Vygotsky foi o aporte teórico para análise dos dados sob os aspectos de mediação, mediação simbólica, processos de internalização e zona de desenvolvimento proximal (ZDP).
 
Metodologia
 Aplicou-se 11 atividades em que as crianças foram levadas a reelaborarem o conhecimento matemático passando do espontâneo para o científico. O desenvolvimento das atividades relevou, inicialmente, os conhecimentos espontâneos baseados em aspectos do senso comum das crianças sobre as formas geométricas. E, ao final da aplicação da Sequência Didática percebeu-se que as crianças já utilizavam a linguagem científica ao se referir às formas geométricas. A aplicação da Sequência Didática proporcionou às crianças interesse pelo estudo e percepção que o dia a dia delas está diretamente ligado aos conteúdos da escola. Ademais, as atividades possibilitaram a aproximação das crianças a um conjunto de saberes mais elaborados.
 
Diferentes papéis
A pesquisa evidenciou que as crianças, a professora e a pesquisadora, as metodologias e os conhecimentos científicos assumem papéis distintos e se integram no processo de ensinar e aprender Geometria. As crianças, ao aprendem, organizarem, fazerem relações, registrarem, socializarem e reelaborarem ideias tiveram participação ativa na construção do seu conhecimento. A Sequência Didática desta dissertação culminou em um produto educacional, com tema voltado para o estudo das formas geométricas para futuras intervenções em outros momentos e espaços.
Publicação: 23/06/2015 - 00h01 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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