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22/06/2015 - Pesquisa permite repensar o papel da biblioteca escolar

Com o título “Biblioteca escolar: memórias e práticas  de  assistentes técnicas pedagógicas”, a mestranda Graciela Juciane Minatti, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB, defende a sua dissertação no próximo dia 23, a partir das 14 horas, na sala I-305 (Campus 1).
 
A aluna é orientada pela professora Dra. Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig (FURB). Integram também a Banca Examinadora os professores Drs. Cátia de Azevedo Fronza (Unisinos), Osmar de Souza (FURB) e Adolfo Ramos Lamar.
 
Resumo da aluna
 
Esta pesquisa, que tem como tema a biblioteca escolar, está vinculada à linha Linguagem e Educação, do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau–FURB. Sua questão de pesquisa é: que relações há entre as memórias das Assistentes Técnicas Pedagógicas (ATP) sobre a biblioteca escolar e as práticas desenvolvidas e vivenciadas nesse espaço de letramento por essas profissionais.
 
O objetivo geral é analisar as relações entre as memórias das ATPs sobre a biblioteca escolar e as práticas de letramento desenvolvidas e vivenciadas hoje nesse espaço. São objetivos específicos: identificar os usos e a organização desse espaço na voz das participantes; desvelar as memórias das ATPs sobre a biblioteca escolar; compreender eventos de letramento na biblioteca escolar e refletir sobre as relações e implicações entre as memórias e as práticas de letramento na biblioteca escolar.
 
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, seus participantes são quatro ATPs das escolas da rede estadual da 35ª Gerência Regional de Educação, sendo duas do município de Timbó e duas do município de Indaial, Santa Catarina. Para tanto, os dados foram gerados através da produção de um memorial descritivo escrito pelas participantes relatando as suas memórias da biblioteca escolar enquanto alunas na educação básica e de uma entrevista individual semiestruturada a partir de uma pergunta orientadora: “Fale sobre seu trabalho na biblioteca escolar”, seguida de algumas perguntas norteadoras.
 
A análise dos dados foi realizada pelo viés enunciativo do Círculo bakhtiniano e dos Estudos do Letramento; essa análise está divida em três categorias: a primeira, momentos, aborda o contexto histórico da biblioteca, a segunda, lembranças, apresenta as memórias das participantes, e a terceira, práticas pedagógicas, discute as práticas e os eventos de letramento presentes nos enunciados das ATP.
 
Nesta pesquisa, as participantes compreendem a biblioteca escolar como um espaço de práticas sociais de leitura e atribuem a ela a relevante função em relação a diferentes leituras, saberes e pesquisas em suas atividades atuais. As participantes apontam o significado na biblioteca escolar quanto ao espaço físico, acervos, profissional específico, trabalho pedagógico envolvendo a leitura e pesquisa e interesse de procura pela comunidade escolar.
 
A pesquisa permite que se possa (re)pensar o lugar e o papel das bibliotecas na esfera escolar e o potencial formativo que se guarda através do memorial e do trabalho que vem sendo realizado hoje em dia nesse espaço. 
Publicação: 22/06/2015 - 11h22 - Gabinete da Reitoria/Jornalismo | Foto(s): Divulgação

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